Edição 62

Acidente | O que fazer ao bater o carro

Manutenção | Quando a substituição é inevitável

Pare! | A importância das revisões do Sistema de Freio

Mecânicos | Como escolher uma boa oficina

Manutenção 2 | Teste em carro de corrida mostra eficácia de lubrificante no motor

Gás | Conversões de carros para gás natural ficam acima da meta

Mais vendidos | Os verdadeiros campeões em 2004

Novos | Mercado automobilístico ganha 40 novidades em 2005

Maioridade | Gol chega a seu 18º ano consecutivo de liderança

ABC 1234 | Reconheça o Estado de origem do automóvel pela placa

Som | Cuide corretamente de seu
CD player

Legislação | CTB - Sete anos, sete mentiras

Concessionária | É possível enfrentar os altos e baixos do mercado de veículos?

Dúvida | Sistema interativo recebe sua dúvida e envia a resposta diretamente ao seu e-mail

2005 | FEVEREIRO l QUESTÃO DE SEGURANÇA
A importância das revisões do Sistema de Freio

Num veículo, o freio é um dos mais importantes itens de segurança. Atualmente, os sistemas de freio de todas as marcas são confiáveis, mas, para total eficiência, eles dependem que o usuário faça as devidas revisões, conforme orientação do manual de proprietário.

Discos, pastilhas, fluídos e tambores são produtos da ACDelco no sistema de freio. E ela aconselha que estes itens sejam verificados a cada 5.000 km – mas o momento da troca depende da forma como o veículo é dirigido ou pelas condições de piso que trafega.

Ao substituir as pastilhas é preciso verificar o estado dos discos. Isto porque se uma pastilha chega ao fim, o atrito com o disco acontece metal/metal. Nestes casos, dependendo do estado e, principalmente, de sua espessura, o disco deve ser trocado – sempre o par, para não haver diferença de frenagem entre uma roda e outra.

Quanto às lonas, usadas geralmente nas rodas traseiras, suas espessuras devem ser verificadas simultaneamente às pastilhas. No caso de troca, substitua também o kit de reparo. Quanto aos tambores, a maioria das montadoras recomenda a retífica dos mesmos a cada troca de lonas.

Toda a tecnologia aplicada em servo-freio, material de atrito das pastilhas, discos, tambores, lonas e outros itens, de nada adiantará sem o fluído de freio. A substituição das pastilhas e lonas deve ser acompanhada da troca do fluído, sempre seguindo as especificações das montadoras. O líquido antigo não deve e não pode ser reaproveitado.

Mesmo que o sistema não apresente desgaste, o fluído de freio deve ser verificado anualmente ou a cada 10.000 km. É que, com o tempo, ele absorve a umidade do meio ambiente, perdendo sua eficiência e causando corrosão em vários componentes. Importante: no momento da substituição, é essencial a utilização de um fluído que atenda as especificações indicadas pelas montadoras.

FREADA BRUSCA - Na cidade, não ande muito perto do carro da frente. Na estrada, você deve estar, no mínimo, a 2 carros de distância dele. Isso assegura uma margem para evitar possíveis colisões. Para manter a distância correta, olhe para a traseira do carro da frente. Se não enxergar os pneus, só o pára-choque, está perto demais.

Se o outro veículo frear e seu carro tiver o dispositivo ABS, basta pisar fundo e forte, sem aliviar a pressão no pedal (mesmo que ele trepide, o que é normal), até o carro parar ou atingir uma velocidade adequada. Se não tiver o ABS, procure dosar a pressão no pedal, pisando e aliviando um pouco sempre que sentir que as rodas estão na iminência de travar (o que pode desgovernar o carro). Não desvie simplesmente. Você pode fechar ou atingir outro carro.

E não esqueça: se o carro da frente tiver ABS, ele vai parar em um espaço menor. Como saber se ele tem ABS? Não há como. Melhor então aumentar a distância entre você e ele.

http://www.mecanicaonline.com.br capa capa créditos imprimir adicione aos favoritos fale conosco fale conosco