2008/2009 | EDIÇÃO 108/109 | DEZEMBRO/JANEIRO | TRUCK | CONHEÇA A REVISTA MULTIMÍDIA MECÂNICA ONLINE
Volvo do Brasil lança um novo caminhão: o Volvo FM 11 litros, com motor de 370cv
A Volvo está lançando mais um caminhão no Brasil, o Volvo FM 11 litros. O novo veículo, que figura na classe dos pesados, está sendo oferecido ao mercado com motor de 11 litros e potência de 370cv, para transporte de cargas na faixa de 50 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado)

                 Produzido na fábrica da Volvo em Curitiba, no Paraná, o novo FM chega com configurações de eixos 4x2 e 6x2, ideal para operações que necessitem de um caminhão rodoviário com grande produtividade.

“O novo Volvo FM 11 litros é um caminhão que vem para dar mais equilíbrio à oferta de veículos da Volvo”, afirma Tommy Svensson, presidente da Volvo do Brasil. “É um caminhão para quem precisa de produtividade e uma relação custo-benefício adequada para operações rodoviárias com implementos como tanque, baú e sider”, observa Bernardo Fedalto Jr., gerente da linha F de caminhões da marca, e também responsável pelas vendas do novo FM 11 litros. “Este caminhão é dirigido para diferentes segmentos, desde o transporte de componentes industriais e autopeças, passando por combustíveis, até componentes industrializados”, completa Fedalto.

“Nossa linha de veículos está bastante completa com o novo caminhão. Agora, poderemos atender a todas as demandas dos transportadores por tipo de aplicação e quaisquer necessidades de transporte, independentemente do tipo de carga e do segmento a que se destina”, declara Sérgio Gomes, gerente de planejamento estratégico da Volvo do Brasil.

Linha completa - “O Volvo FM 11 litros veio completar a nossa linha de caminhões”, diz Gomes. Agora, a Volvo possui caminhões para todas as faixas de potências, aplicações e nichos de mercado. Desde os VM 210cv, 260cv e 310cv, passando pelo novo Volvo FM 11 litros 370cv, até os FH e os FM 400cv, 440cv, 480cv e o FH 520cv.

“O lançamento do FM 11 litros mostra também uma evolução da carga transportada no Brasil, que a partir da aprovação da resolução 184, em 2005, permitiu a introdução de caminhões de até 53 toneladas com semi-reboque de três eixos”, lembra Gomes. “É um segmento que já está crescendo, e nós agora temos a melhor opção também nesta categoria”, complementa Fedalto. Externamente, as modificações do FM 11 litros são os novos faróis e a nova grade frontal.

Motor Volvo 11 litros com 370cv reúne todas as qualidades para as aplicações do novo caminhão - Concebido pela mais avançada engenharia de veículos comerciais do mundo, o motor Volvo 11 litros de 370cv que equipa o novo FM foi desenvolvido para se adequar perfeitamente ao caminhão e às aplicações a que o veículo se destina. O motor atinge o torque máximo de 1770Nm numa ampla faixa de rotação do motor, que vai de 1000 a 1400rpm, dentro da zona “verde” de performance do veículo, a mais econômica.

O motor tem uma comunalidade muito grande com os motores Volvo 13 litros usados na linha F. Segundo Ary Lima, gerente de Powertrain da Volvo do Brasil, mais de 50% das peças do motor de 11 litros do FM são comuns ao 13 litros. “Principalmente os componentes utilizados nas manutenções periódicas”, reforça Lima.

O motor tem a mesma tecnologia da linha de motores 13 litros, já consagrado por sua potência, excelente torque e baixo consumo de combustível. Com cabeçote único, como seu congênere de 13 litros, o motor do FM 11 litros é também de fácil manutenção e permite fácil acesso no caso da eventualidade de algum reparo. “O motor 11 litros reúne os mesmos benefícios dos motores 13 litros”, completa Bernardo Fedalto Jr., gerente de caminhões da linha F.

O motor também possui o já mundialmente reconhecido VEB (Volvo Engine Brake), o freio motor Volvo. No Volvo FM 11 litros, o VEB tem uma potência de 390cv. Cento e quarenta quilos mais leve que o D13A (o motor de 13 litros que equipa os caminhões da linha F), o motor 11 litros do Volvo FM tem 6 cilindros em linha e 4 válvulas por cilindro, e uma unidade injetora que funciona a 2000 bar de pressão de injeção.

“É um motor moderno, avançado, potente e leve, mas ao mesmo tempo muito econômico e de fácil manutenção, em virtude da grande comunalidade de suas peças com seu correspondente da família 13 litros”, completa Sérgio Gomes, gerente de planejamento estratégico da Volvo do Brasil.

Novo FM 11 litros chega com os tradicionais atributos de segurança da marca Volvo - A segurança está sempre em foco quando a Volvo desenvolve novos produtos. O Volvo FM 11 litros pode ser equipado opcionalmente com a caixa automática de mudanças I-Shift. Consagrada mundialmente pela redução no consumo de combustível que proporciona, além do aumento do conforto do motorista, a I-Shift traz os freios ABS como um sistema standard. “Segurança é um valor essencial da Volvo, ao lado da qualidade e do respeito ao meio ambiente”, declara Bernardo Fedalto Jr., gerente de caminhões da linha F.

O Volvo FM 11 litros está sendo oferecido também com o VEB 390cv (Volvo Engine Brake), o freio motor da marca. Reconhecido nacionalmente entre os transportadores como o mais eficiente freio motor do mercado, o VEB 390cv contribui decisivamente para aumentar a segurança no transporte, independente da aplicação a que o caminhão se destina. “Trechos em declives podem ser vencidos em tempo menor, mas com a mesma segurança”, observa Roberto Gribosi, engenheiro de vendas da Volvo do Brasil.

“Freios potentes, eficientes e confiáveis são pré-condições para uma direção mais segura”, completa Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil. O freio motor é um dispositivo formado por um mecanismo acoplado ao comando de válvulas do motor. O efeito de frenagem do VEB é gerado no motor, por meio de dispositivos de controle de gases de exaustão. “A tecnologia VEB, patenteada pela Volvo, é baseada na interação entre o regulador de escape que controla o fluxo dos gases do motor, atuando nos tempos de compressão e exaustão do motor”, explica Gribosi.

EBS - O Volvo FM 11 litros também pode vir equipado com o sistema de freios EBS (Eletronic Brake System). Esse sistema de freios tem comando eletrônico, totalmente integrado à eletrônica do veículo, e atua na pressão de ar para minimizar o tempo de reação do sistema e maximizar o desempenho da frenagem.

Além disso, o EBS proporciona uma série de outros benefícios: o controle de tração; auxílio de arranque em subidas - no qual o sistema de freios fica travado por alguns segundos para que o caminhão se mantenha parado enquanto o motorista tira o pé do pedal do freio e começa a acelerar o veículo; e regula a pressão de frenagem entre os eixos e as rodas, aumentando também a estabilidade do caminhão.

Pioneira em segurança - No Brasil, os caminhões da Volvo têm sido pioneiros em vários pontos de segurança: lançados em 1998, os caminhões Volvo FH produzidos no Brasil foram os primeiros a oferecer airbags. Antes mesmo de iniciar a produção do FH no Brasil, a Volvo já oferecia veículos com airbags, quando iniciou a importação do FH sueco, em 1994.

A Volvo foi, ainda, a primeira montadora a oferecer, em 1996, no Brasil um caminhão com freio ABS, e, em 2003, um veículo com um sistema antiintrusão (FUPS). Esta proteção evita que, na eventualidade de uma colisão frontal, os automóveis se projetem sob a parte inferior dianteira do caminhão. “Este sistema é baseado numa viga de aço ligado às longarinas do quadro. O dispositivo garante que todo o esforço da colisão seja transmitido diretamente para estas partes do chassi”, diz Sérgio Gomes, gerente de planejamento estratégico da Volvo do Brasil.

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