EDIÇÃO 123 | MARÇO | 2010 | TECNOVIDADE | CONHEÇA A REVISTA MULTIMÍDIA MECÂNICA ONLINE
Condução mais segura: conheça o sistema de auxílio à visibilidade do motorista

Reportagem | Tarcisio Dias

                Imagine que logo pela manhã ao sair com seu veículo você encontre uma forte neblina pelo caminho, que não permita a melhor visualização do percurso que você pretende realizar. Não seria interessante que os lados da estrada aparecessem em seu pára-brisa?

Essa tecnologia que não é uma mágica, está muito mais próxima que você imagina e pode entrar em produção nos próximos anos.

A General Motors e um grupo de universidades estão trabalhando em um sistema que vai utilizar dados de sensores e máquinas fotográficas localizados na dianteira do veículo para projetar imagens geradas por lasers diretamente sobre a superfície do pára-brisa, de modo a indicar ao motorista a estrada ou rua em que se está trafegando, caso as condições climáticas sejam adversas (como neblina ou chuva forte). Esse desenvolvimento é muito parecido com a tecnologia já presente nos grandes aviões.

Sistema também vai tentar identificar placas na pista

Thomas Seder, um dos membros do grupo de pesquisa e desenvolvimento de produtos da General Motors, explica que “Supondo que você esteja dirigindo na neblina, nós podemos usar as câmeras infravermelhas do veículo para identificar aonde estão os limites da estrada, enquanto o laser ‘pinta’ tais limites no vidro para que o motorista se localize” disse.

O próximo passo do projeto, que está em desenvolvimento há 2 anos, envolve a combinação de sistema de navegação, visão noturna e maior quantidade de sensores para auxiliar o motorista a ficar atento à estrada. O sistema poderia permitir a identificação, por exemplo, de um veículo parado no meio da pista.

Outra característica prevista para a nova versão de sistema é a utilização de reconhecimento de placas de trânsito, que possui a finalidade de alertar o motorista dos limites de velocidade, atentá-lo para a direção das curvas ou para lombadas que se aproximarem.

A empresa informa à imprensa que a ideia do projeto é aliar este sistema a outros para baratear sua implantação nos veículos no futuro. Segundo Seder, um para-brisas com um sistema de navegação e câmeras com sensores para detectar objetos na pista combinado a um sistema de visão noturna poderá ser um item de segurança dos carros da GM em 2018.

Conheça o sistema de auxílio à visibilidade do motorista - Vídeo

Exemplo de situação onde é visualizada linha de trajeto da pista
http://www.mecanicaonline.com.br capa capa créditos imprimir adicione aos favoritos fale conosco fale conosco