Mecânica Online®
revista multimídia centro de treinamento online cds interativos vídeosportal mecânica online®
seu veículo tecnovidade engenharia mercado seu veículo lançamentos especiais caixa de ferramentas

ENGENHARIA  SETA  Quinta-feira, 14 de outubro de 2010 - 15h25
 Linha verde Fiat forma jovens de Recife no setor automotivo
Nessa segunda-feira (18/10) acontece a formatura dos jovens de eletromecânica do Programa Árvore da Vida – Capacitação Profissional

CDs Mecânica Online®
Recife (PE) Reportagem | Mecânica Online® & Lead Comunicação e Sustentabilidade

              Na próxima segunda-feira, dia 18 de outubro, 18 jovens com idade entre 18 e 24 anos recebem o certificado de conclusão no curso de Eletromecânica, oferecido pela Fiat Automóveis através do Programa Árvore da Vida – Capacitação Profissional. Mais do que um diploma na mão, o que esses jovens têm a comemorar é a oportunidade de receber qualificação profissional e entrar no mercado de trabalho, pois desde o primeiro dia de aula eles foram também contratados para trabalhar nas concessionárias parceiras.

"A formatura é uma celebração especial, pois concretiza o desejo da Fiat de oferecer oportunidades", diz o diretor de Comunicação Corporativa da Fiat, Marco Antônio Lage. A cerimônia de formatura será no Senai Santo Amaro, às 9 horas.

O curso de eletromecânica dura 10 meses. O conteúdo é desenvolvido pelo ISVOR, a Universidade Corporativa da Fiat, e pelo SENAI. Desde o primeiro dia de aula os alunos têm registro profissional como jovens aprendizes das concessionárias Viasul Arruda, Viasul Piedade, Italiana e Fiori. Além de receber o salário hora mínimo da categoria e vale transporte, enquanto freqüentaram as aulas os jovens receberam gratuitamente uniformes, alimentação, material didático específico na tecnologia FIAT e cursos WEB.

A grade curricular traz aulas de português, matemática, informática, metrologia automotiva, desenho técnico, sistemas de suspensão, direção e freios, motores Ciclo Otto, hidráulica e pneumática, alinhamento e balanceamento, sistema de transmissão, fundamentos de eletroeletrônica, eletroeletrônica aplicada, eletroeletrônica embarcada e gerenciamento eletrônico de motores.

A Concessionária Viasul é umas das parceiras. "Destaco o aspecto social do programa, pois o curso beneficia jovens com menos oportunidades e os capacita para o setor, além dos benefícios para as concessionárias, que recebem jovens qualificados e cheios de energia", explica Paulo Figueiredo Júnior, diretor da concessionária.

Pelo Brasil - O Programa Árvore da Vida – Capacitação Profissional foi criado em 2006 pela Fiat Automóveis para beneficiar jovens que encontram-se em situação de vulnerabilidade social. Oferece cursos na área automotiva formatados pelo ISVOR (Universidade Corporativa da Fiat) de acordo com a demanda das concessionárias Fiat.

Além de Recife, o programa já acontece em Betim (MG), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Brasília (DF), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS). Dos 152 jovens que concluíram os cursos até o final de 2009, 135 estão empregados, ou seja, 88%. Nesta semana, além da formatura dos 18 jovens de Recife, vão receber seus certificados 83 jovens de Betim (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR) e São Paulo (SP).

Fiat oferece nova turma do curso de capacitação para jovens de Recife
Segunda turma do Programa Árvore da Vida – Capacitação Profissional vai capacitar e empregar jovens de 18 a 22 anos

              O Programa Árvore da Vida – Capacitação Profissional, desenvolvido pela Fiat Automóveis e seus parceiros, vai oferecer uma nova turma do Curso Técnico em Mecânica Automotiva para jovens de 18 a 22 anos, moradores de áreas de risco social de Recife (PE).

A seleção dos jovens será feita pela ONG Movimento Pró-Criança, nos dias 21 e 22 de outubro. Para participar da seleção, os jovens interessados devem procurar a ONG (Rua dos Coelhos, 317). Para concorrer à vaga, é preciso ter o segundo grau completo e idade entre 18 e 22 anos. Também é necessário levar RG, CPF, Carteira Profissional, Carteira de Motorista (se tiver), comprovantes de reservista, de endereço e de escolaridade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas das 9h às 12h e das 14h às 16h.

Os jovens passarão por três etapas de seleção. A primeira com provas de português, matemática e redação, a segunda com teste psicotécnico e a terceira com dinâmica de grupo e entrevista.

O curso, formatado pelo ISVOR (Universidade Corporativa da Fiat) terá duração de dez meses e desde o início os selecionados serão contratados pelas concessionárias parceiras como aprendizes. Nesse período, receberão salário mínimo da categoria e vale transporte, uniformes, alimentação, material didático específico na tecnologia FIAT e cursos WEB.

A grade curricular traz aulas de português, matemática, informática, metrologia automotiva, desenho técnico, sistemas de suspensão, direção e freios, motores Ciclo Otto, hidráulica e pneumática, alinhamento e balanceamento, sistema de transmissão, fundamentos de eletroeletrônica, eletroeletrônica aplicada, eletroeletrônica embarcada e gerenciamento eletrônico de motores.  

As aulas são ministradas pelo SENAI. Ao final do curso, os jovens podem ser contratados pelas concessionárias parceiras do programa, que são Fiori, Italiana e Via Sul.

Esta será a segunda turma do Curso Técnico em Mecânica Automotiva oferecido pelo Programa Árvore da Vida em Recife. A primeira turma, composta por 20 jovens, se formou no último dia 18 de outubro.  Todos os jovens foram contratados pelas concessionárias onde fizeram estágio.  

O Programa - O Programa Árvore da Vida Capacitação Profissional foi criado em 2006 pela Fiat Automóveis para beneficiar jovens de 18 a 22 anos que encontram-se em situação de vulnerabilidade social. Oferece cursos na área automotiva formatados pelo ISVOR (Universidade Corporativa da Fiat) de acordo com a demanda das concessionárias Fiat, permitindo assim a absorção desses jovens no mercado de trabalho.

O programa acontece em Betim (MG), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Brasília (DF), Recife (PE), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS). Ao longo de 2010, cerca de 200 jovens tiveram a oportunidade de se qualificar e entrar no mercado de trabalho através do programa.

Dos 152 jovens que concluíram os cursos até o final de 2009, 135 estão empregados, ou seja, 88%, o que mostra a assertividade do programa. No decorrer deste ano, outros 130 jovens vão se formar e iniciar o trabalho nas concessionárias parceiras.

 
Treinamentos Online Mecânica Online®

Plantão de notícias - Engenharia

  GM lança programa Zero Aterro visando
a 100% de reciclagem em Gravataí (RS)

  BMW Group recebe o prêmio
"Chama da Sustentabilidade" na Rio+ 20

  Técnicos debatem transição de tecnologias

  Ford desenvolve "termômetro" para aprimorar conforto interno

  Aliança Renault-Nissan apresenta modelos elétricos na Rio+20

  Chery parte na seleção de fornecedores

  Na Rio+20 Pirelli apresenta projetos que visam reduzir impacto
ambiental na produção e uso de pneus

Veja mais...
Veja todas as notícias publicadas nessa seção

Mecânica Online® capa principal Expediente Mecânica Online® imprimir página Favorito Mecânica Online® Fale com a Mecânica Online®