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ENGENHARIA  SETA  Quarta-feira, 20 de outubro de 2010 - 21h48
 Linha verde Grupo Volkswagen investe na inovação dos
sistemas de iluminação "pela otimização da visibilidade e segurança"

As tecnologias conhecidas como "controle de alcance dos faróis" presente no novo Audi A8, e a "assistência dinâmica da iluminação", introduzida no Volkswagen Touareg, se originaram no Volkswagen Group Research. Com a utilização da "assistência dinâmica da iluminação" ao redor do mundo, nos novos modelos do Touareg e Phaeton, a Volkswagen apresenta uma solução de alto nível, inovando a tecnologia da iluminação

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Recife (PE) / São Paulo (SP) Reportagem | Mecânica Online® & Imprensa Volkswagen

              Uma equipe multidisciplinar está desenvolvendo sistemas de iluminação inovadores para o futuro no LichtLAB (Laboratório de Iluminação) do Centro de Pesquisas de Niedersachsen (NFF) em Wolfsburg, Alemanha, numa parceira entre o Volkswagen Group Research (área de pesquisas do Grupo Volkswagen) e a Universidade Técnica de Braunschweig. O objetivo principal das pesquisas é integrar as novas tecnologias de iluminação em sistemas ativos de controle dos faróis dianteiros, proporcionando ao motorista o máximo de visibilidade e aumentando a segurança.

No LichtLAB, os membros do Volkswagen Group Research trabalham junto com os departamentos de desenvolvimento das marcas Volkswagen, Audi e Skoda, além de cientistas do Instituto de Computação Gráfica da Universidade Técnica de Braunschweig.

A determinação do efeito psicológico da luz no motorista é parte da pesquisa básica. Esse dado é utilizado no desenvolvimento de uma ferramenta de simulação de condução noturna capaz de reproduzir realisticamente, entre outras coisas, como o tráfego em sentido contrário é ofuscado pelos faróis. A partir desse estudo, novas funções de iluminação são adotadas em veículos experimentais usados em testes de rodagem.

O Professor Dr. Jürgen Leohold, chefe do Volkswagen Group Research, declara que "o objetivo dessas atividades é chegar a uma distribuição de luz completamente adaptável, que no futuro irá ajustar-se automaticamente a todas as situações encontradas nas ruas e estradas, assegurando continuamente a melhor visão para o motorista e máxima visibilidade para o veículo. Nosso objetivo é incrementar ainda mais a competitividade do Grupo Volkswagen na área de inovação das tecnologias de iluminação. Atualmente, estamos desenvolvendo nossa capacitação neste campo importante e estratégico, para conseguir surpreender nos próximos anos."

As tecnologias conhecidas como "controle de alcance dos faróis" presente no novo Audi A8, e a "assistência dinâmica da iluminação", introduzida no Volkswagen Touareg, se originaram no Volkswagen Group Research. Com a utilização da "assistência dinâmica da iluminação" ao redor do mundo, nos novos modelos do Touareg e Phaeton, a Volkswagen apresenta uma solução de alto nível, inovando a tecnologia da iluminação.

A "assistência dinâmica da iluminação" é um sistema inteiramente novo de controle dinâmico dos faróis principais, que permite dirigir com o farol principal ligado sem cegar os motoristas que vêm em sentido contrário ou os que andam à sua frente. Uma câmera posicionada no espelho retrovisor interno detecta a posição exata dos outros usuários na estrada e uma função de "mascaramento" é ativada separadamente em cada um dos faróis, reduzindo ligeiramente a intensidade dos fachos de luz na área determinada. Na maioria dos casos, o resultado é uma melhoria na iluminação da via. O sistema de assistência dinâmica proporciona uma percepção da luz completamente nova, sempre adequada, de forma automática, às situações de tráfego.

O LichtLAB foi fundado em fevereiro de 2009 com a abertura do Centro de Pesquisa Automotiva de Niedersachsen (NFF) no Mobile Life Campus em Wolfsburg. Juntamente com o Grupo de Pesquisas da Volkswagen para Sistemas de Assistência ao Motorista, outras entidades envolvidas com o NFF incluem a Universidade Técnica de Braunschweig, um instituto que faz parte da Universidade de Leibniz em Hannover e outro que integra o Centro Aeroespacial Alemão em Braunschweig. Outros parceiros de pesquisas são a Universidade Técnica de Clausthal, o Frauenhoffer Gesellschaft, a Universidade de Artes de Braunschweig e a Universidade de Ciências Aplicadas de Brauschweig/Wolfenbüttel, além de outras renomadas empresas da área automotiva.

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