Mecânica Online®
revista multimídia centro de treinamento online cds interativos vídeosportal mecânica online®
seu veículo tecnovidade engenharia mercado seu veículo lançamentos especiais caixa de ferramentas

2011 | JULHO | ENGENHARIA | CONHEÇA A REVISTA MULTIMÍDIA MECÂNICA ONLINE
 Linha verde
Saldo positivo no primeiro seminário
   de tecnologias para veículos elétricos

     Pensando na contribuição para o desenvolvimento de pesquisas para viabilização do carro elétrico no Brasil, o TEC-VE 2011 ofereceu inscrição gratuita e incentivo financeiro para estudantes e professores de 12 universidades de todo o país, beneficiando cerca de 50 pessoas

Recife (PE) Reportagem | Mecânica Online®
Com assessoria de imprensa da Rede Comunicação de Resultado
CDs Mecânica Online®

                Cerca de 300 pessoas participaram do Primeiro Seminário Brasileiro de Tecnologia para Veículos Elétricos (TEC-VE 2011), que aconteceu nos dias 21 e 22 de junho no hotel Royal Tulip, em Brasília-DF. Na oportunidade, técnicos do governo, estudantes, engenheiros e empresários, puderam conferir as palestras de importantes pesquisadores e incentivadores dos veículos elétricos no Brasil, como a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), ITAIPU, Instituto Nacional de Eficiência Energética e Petrobrás, além de grandes empresas do setor automotivo: Iveco, Mitsubishi, Nissan, Ford entre outras.

O principal objetivo do TEC-VE 2011 foi motivar e desenvolver a implantação do novo modelo de automóveis no país, que possui amplas condições para vir a ser líder neste novo mercado. O resultado foi positivo e as discussões realizadas já mostram que em breve os VEs já serão uma realidade no cotidiano nacional. Segundo o diretor-presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos, Pietro Erber, provavelmente a inclusão destes modelos no país será feita de forma gradativa e passará por um processo evolutivo. “A tecnologia dos veículos híbridos, que mesclam bateria com o motor comum, chegará primeiro as ruas, mas possivelmente será uma tecnologia de transição. Isso já representa um grande passo, pois mesmo utilizando combustíveis que geram emissão de CO2, este modelo permite um ganho de eficiência de cerca de 30%”, destacou Pietro.

Dentre os temas abordados no evento foram destaque: “O Futuro dos Veículos Elétricos no Brasil”, “Baterias e Energia Elétrica para os VEs”, “Acionamentos Elétricos”, “Rede Elétrica” e ”Novos Materiais”.

Um dos debates mais esperados do seminário foi sobre as políticas públicas para os veículos elétricos. A discussão contou com a participação do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Henrique Barbosa Filho, que ressaltou a importância de iniciativas para a viabilização dos veículos elétricos no país: “Os veículos elétricos são uma tendência de desenvolvimento tecnológico e representam uma grande oportunidade para o Brasil, visto que o nosso país é um importante produtor automotivo. Portanto, não podemos ficar de fora desta mudança”, comentou. Também estiveram presentes nesta mesa o Ministro João Paulo Reis Veloso, presidente do Fórum Nacional, e o secretário executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ricardo Scharfer.

Para o Ministro João Paulo Veloso os carros elétricos representam o início de uma nova era para o mercado automotivo nacional. “Nós brasileiros, precisamos fazer a opção se queremos ser vanguardistas desta nova era ou se queremos ser retardatários. Temos que tornar os veículos elétricos competitivos, tendo uma política industrial própria, que reúna incentivos fiscais, incentivos ao desenvolvimento tecnológico e de inovação e incentivo político pelo governo. Mercado para os veículos elétricos certamente existe, se soubermos ser competitivos. Para isso precisamos saber onde está o futuro e correr atrás dele na vanguarda”, encerrou o Ministro em sua participação no evento.

Pensando na contribuição para o desenvolvimento de pesquisas para viabilização do carro elétrico no Brasil, o TEC-VE 2011 ofereceu inscrição gratuita e incentivo financeiro para estudantes e professores de 12 universidades de todo o país, beneficiando cerca de 50 pessoas. As universidades foram escolhidas devido ao grau de relevância de pesquisas já feitas sobre veículos elétricos. Para o estudante de engenharia mecânica, Pedro Diniz, que assistiu atentamente às palestras do seminário, o evento foi um grande incentivo para seus estudos sobre o tema. “Antes de vir ao evento eu já me interessava pelos veículos elétricos, mas nunca tinha me aprofundado tanto no assunto. Achei todas as discussões muito interessantes e fiquei mais motivado para trabalhar nessa área depois de me formar”, conta o aluno da Universidade de Brasília.

 
Treinamentos Online Mecânica Online®

Plantão de notícias - Engenharia

  GM lança programa Zero Aterro visando
a 100% de reciclagem em Gravataí (RS)

  BMW Group recebe o prêmio
"Chama da Sustentabilidade" na Rio+ 20

  Técnicos debatem transição de tecnologias

  Ford desenvolve "termômetro" para aprimorar conforto interno

  Aliança Renault-Nissan apresenta modelos elétricos na Rio+20

  Chery parte na seleção de fornecedores

  Na Rio+20 Pirelli apresenta projetos que visam reduzir impacto
ambiental na produção e uso de pneus

Veja mais...
Veja todas as notícias publicadas nessa seção

Mecânica Online® capa principal Expediente Mecânica Online® imprimir página Favorito Mecânica Online® Fale com a Mecânica Online®