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Goodyear apoia fórum mundial de sustentabilidade
Companhia reforça compromisso com práticas social e ambientalmente corretas,
integrando a Sustentabilidade em sua estratégia de negócios
Recife (PE) Reportagem | Mecânica Online® & Agência Ideal
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             A Goodyear participou do Fórum Mundial de Sustentabilidade, que aconteceu de 22 a 24 de março, em Manaus/AM, reunindo personalidades políticas, pesquisadores, organizações socioambientais, além de lideranças empresariais. A companhia, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, foi apoiadora do evento e esteve representada por Jaime Szulc, presidente da Goodyear para América Latina. Além dele, David Chapman, diretor global de Sustentabilidade, veio ao Brasil especialmente para a ocasião.

Em sua terceira edição, o Fórum teve neste ano como tema central ‘Economia Verde e Desenvolvimento Sustentável’, fortalecendo o conceito de sustentabilidade para a preservação socioambiental e o desenvolvimento sustentável mundial. “A nossa participação nesse importante espaço de debates reflete nossa visão de sustentabilidade, que está alinhada ao conceito de inovação em seu sentido mais amplo, seja no desenvolvimento de produtos ecoeficientes e com matérias-primas renováveis, quanto na gestão, processos internos, relacionamento com os clientes e também com as comunidades”, explica Jaime Szulc.

Nos últimos anos, a Goodyear tem renovado seu portfólio com foco no desenvolvimento de tecnologias ecoeficentes, proporcionando menor impacto ao meio ambiente. Um exemplo é a tecnologia FuelMax, que permite redução de até 5,6% no consumo de combustível dos veículos, gerando menor emissão de CO2 no ambiente, devido a menor resistência do pneu ao rolamento.

Outra tecnologia, a Duralife, combina inovação em engenharia de produto e materiais para garantir maior desempenho em quilometragem e recapabilidade dos pneus, prolongando a vida útil dos produtos. No que diz respeito à utilização de matérias primas de fonte renovável, a empresa já apresentou ao mercado o pneu conceito Biolsopreno, que utiliza biomassa em sua composição para fabricação de borracha sintética, como uma alternativa aos ingredientes petroquímicos.

A Goodyear se destaca por possuir em sua fábrica de Americana (SP) uma estação de tratamento de água capaz de devolvê-la ao meio-ambiente em melhor qualidade que aquela que foi coletada. Por se preocupar em consumir o mínimo de recursos naturais necessários em seu processo produtivo, a empresa ainda instalou uma estação de reúso de água, com capacidade de recuperação de 450 mil m³ por ano.

O compromisso com a Sustentabilidade dentro da Goodyear tem como premissa o engajamento dos colaboradores com o tema. Com foco nessa visão, a companhia desenvolveu no Brasil uma metodologia de disseminação dos conceitos de Sustentabilidade, envolvendo desde a liderança até a equipe de produção. “Com o compromisso de todos, conseguimos reduzir em 54% o desperdício de materiais, em 16% o consumo de água, reduzimos a zero o envio de resíduos a aterros e também diminuímos drasticamente o uso de solventes na produção”, destaca Jaime Szulc.

Esses resultados colaboraram para que a fábrica da Goodyear em Americana/SP fosse a primeira da América Latina reconhecida com o Shingo Prize, considerado o Prêmio Nobel da manufatura, e se tornasse exemplo para as outras unidades fabris da empresa no mundo.

Responsabilidade Pós-Consumo - Para garantir a destinação ambientalmente correta de pneus inservíveis, a Goodyear atua por meio da Reciclanip – entidade criada pelas principais indústrias do setor pneumático com foco na responsabilidade pós-consumo. Desde 1999, a Reciclanip, que tem mais de 700 pontos de coleta em todo Brasil, já recolheu o equivalente a 373 milhões de pneus de passeio. Os pneus coletados são utilizados como combustível alternativo para as indústrias de cimento, na fabricação de solados de sapato, em borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, asfalto-borracha e tapetes para automóveis. Desde o início do programa, a indústria de pneumáticos já investiu mais de US$ 159 milhões para a destinação correta de seus produtos.

 
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