VELOCIDADE l FÓRMULA TRUCK
Cirino vence com atitude em Cascavel
Num final de semana onde mudanças no resultado da etapa de Londrina que desclassificou os caminhões de Beto Monteiro e Djalma Fogaça, Wellington Cirino saiu não apenas com a vitória na etapa, como também empatado na liderança com Beto Monteiro. Na corrida Cirino mostrou todo o seu favoritismo pilotando com muito arrojo, atitude e velocidade, realizando diversas ultrapassagens para conseguir sua primeira vitória em Cascavel em oito anos de Fórmula Truck.

O paranaense Wellington Cirino (Mercedes-Benz) se emocionou quando subiu no pódio para receber o troféu da sua primeira vitória em Cascavel em oito anos que corre na Fórmula Truck. Junto com a equipe ABF Competições/Mercedes-Benz, o piloto que teve a maioria da torcida a seu favor – ele mora em Francisco Beltrão a 180 quilômetros de Cascavel -, ainda comemorou sua nova posição no campeonato, dividindo a liderança com o pernambucano Beto Monteiro (Ford) com 112 pontos.

A sétima e ante-penúltima etapa da temporada de 2004 foi uma prova de muitas mudanças nas primeiras posições, não só por ultrapassagens, mas também por acidentes e punições por queima de radar e excesso de fumaça. Quatro pilotos foram desclassificados por excesso de fumaça: Fabiano Brito (Volvo), Vignaldo Fízio (Mercedes-Benz), Roberval Andrade (Scania) e Leandro Totti (Ford).

Na primeira volta, com Cirino largando na pole position com Jonatas Borlenghi em segundo, Beto Monteiro perdeu a terceira posição para Roberval Andrade (Scania). Após seis voltas, Borlenghi assumiu a liderança com a primeira de duas punições por queima de radar, dadas ao vencedor Wellington Cirino. Pelo regulamento Cirino teve que cumprir as punições fazendo dois stop and go que o fez cair para sétimo no meio da corrida.

Borlenghi se manteve oito voltas na ponta perdida para Roberval Andrade na 15ª volta. Roberval que já havia sido chamado pelos comissários desportivos para tentar resolver o problema de excesso de fumaça de seu Scania, providência obrigatória quando anunciada pela direção de prova, ficou apenas duas voltas na liderança. Voltou à pista na décima colocação, mas a três voltas do final foi definitivamente desclassificado pelo excesso de fumaça. Novamente Borlenghi era o líder e agora pressionado por Beto Monteiro e Cirino.

As três primeiras posições mudaram quatro voltas depois, quando Cirino voltou à liderança na 22ª volta e Borlenghi bateu forte na curva do Bacião, quando disputava a segunda posição com Beto Monteiro. “Uma pedra furou o radiador e a água vazou no pneu traseiro esquerdo”, contou Jonatas Borlenghi que saiu ileso do acidente apesar de ter seu Volkswagen destruído.

Com a saída de Borlenghi, logo depois de Cirino e Monteiro, nas duas posições seguintes apareceram os Volvo de Fabiano Brito e Jorge Fleck que ultimamente não têm andado no pelotão da frente. Brito não terminou a prova por quebra de motor e Fleck festejou sua volta ao pódio depois de dois anos ausente, beijando o lugar do terceiro colocado. “Como é bom sentir que tenho novamente um caminhão para andar no pelotão da frente. Espero estar novamente entre os três primeiros na próxima etapa em Tarumã (RS)”, comentou o bi-campeão da Truck (1999 e 2000) que ainda lembra que a próxima prova acontece em sua casa.

Para Beto Monteiro, o campeonato agora está mais apertado e apesar de ter conseguido um bom resultado na pista que segundo ele favorece aos caminhões de 12 litros (O Ford tem motor de 9 litros), não concordou com a demora da CBA em notificar a sua desclassificação que tirou sua vitória em Londrina. “Foi um final de semana difícil e agora vem a pista de Tarumã que também favorece os caminhões com motores de 12 litros. Mas meu entusiasmo continua o mesmo”, avisa Monteiro.

A próxima e penúltima etapa do ano está marcada para dia 7 de novembro em Tarumã, Rio Grande do Sul.

RESULTADO DA 7ª ETAPA DA F TRUCK EM CASCAVEL
Cirino faz excelente corrida e consegue vitória

1º) Wellington Cirino (PR), Mercedes-Benz;
2º) Beto Monteiro (PE), Ford;
3o) Jorge Fleck (RS), Volvo;
4º) Renato Martins (SP), Volkswagen;
5o) Geraldo Piquet (SP), Mercedes-Benz;
6o) Eduardo Mad Macarrão (SP), Volvo;
7o) Beto Napolitano (SP), Volksw agen;
8º) Fred Marinelli (SP), Scania;
9o) Thiago Grisson (RS), Volvo;
10o) Djalma Fogaça (SP), Ford;
11o) Luiz Carlos Zapellini (SC), Volkswagen;
12o) Herberto Heinen (RS), Volvo;
13o) Débora Rodrigues (SP), Volkswagen;
14o) Luiz C. Lanzoni (SP), Scania e
15o) Luiz Simões (SP), Scania.

NÃO COMPLETARAM
Excesso de fumaça desclassifica quatro

Fabiano Britto (SP), Scania e Pedro Muffato (PR), Scania – 23 voltas; Jonatas Borlenghi (SP), Volkswagen – 22 vts.; Diumar Bueno (PR), Volvo – 18 vts. e Danuza Moura (PE), Iveco - 1 volta. Desclassificados por excesso de fumaça: Fabiano Sperafico (PR), Ford; Leandro Totti (PR), Ford; Roberval Andrade (SP), Scania e Vignaldo Fízio (SP), Mercedes-Benz.

   

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO
Cirino vence e empata com Beto Monteiro

1) Beto Monteiro e Wellington Cirino 112 pts;
3) Roberval Andrade 90 pts.;
4) Jonatas Borlenghi 80 pts.;
5) Renato Martins 69 pts.;
6) Leandro Totti 43 pts.;
7) Vignaldo Fízio 37 pts.;
8) Djalma Fogaça 32 pts;
9) Jorge Fleck 25 pts.;
10) Fred Marinelli 22 pts.;
11) Eduardo Mad Macarrão e Geraldo Piquet 20 pts.;
13) Beto Napolitano 19 pts.;
14) Débora Rodrigues 17 pts.;
15) Fabiano Brito 10 pts.;
16) Pedro Muffato 6 pts.;
17) Diumar Bueno 5 pts.;
18) José Cangueiro 3 pts.;
19) Fabiano Sperafico e Thiago Grisson 2 pts. e
21) Luiz Carlos Zappelini 1 ponto.

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO DE MARCAS
Volkswagen encosta na Ford

Campeonato de Marcas
Ford 38 25 11 36 23 2 22 157
Volkswagen 10 21 19 31 14 22 14 151
Mercedes-Benz 14 20 25 4 14 24 28 129
4º Scania 19 14 20 10 16 9 3 91
5º Volvo 0 1 6 0 14 4 14 39
6º Iveco 0 0 0 0 0 0 0 0

Pontuação:
Bandeira amarela programada: 1° lugar ...07 / 2° lugar...05 / 3° lugar...04 / 4°. lugar...03 / 5° lugar...02 / 6° lugar...01

Bandeirada final: 1° lugar...20 / 2° lugar...15 / 3° lugar...12 / 4° lugar...10 / 5° lugar...08 / 6° lugar...06 / 7° lugar...04 / 8° lugar...03 / 9° lugar...02 / 10° lugar... 01

Wellington Cirino conquista sua 17ª pole position na Fórmula Truck
Recordista de pole positions na F- Truck, Cirino marca sua 17ª na categoria e quarta nesta temporada

O paranaense Wellington Cirino (Mercedes-Benz) larga na pole position neste domingo, na sétima etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, no circuito de Cascavel, oeste do Paraná. Segundo colocado no campeonato o piloto de Francisco Beltrão, a 180 quilômetros de Cascavel, passa a ser a grande ameaça para o líder Beto Monteiro (Ford), com apenas dois pontos de vantagem de Cirino e terceiro colocado no grid de domingo. Jonatas Borlenghi (Volkswagen), segundo colocado, Roberval Andrade (Scania), quarto, Leandro Totti (Ford), quinto e Fred Marinelli (Scania) em sexto, completam o pelotão dos seis primeiros colocados do grid de Cascavel.

Um acidente com o piloto Luiz Fernando Simões (Scania) interrompeu a tomada de tempo por 20 minutos. Simões bateu forte na temida curva do Bacião, onde os caminhões de mais de 3,5 toneladas andam a mais de 170 km/h. A tradicional curva do Bacião, com um declive para a esquerda e fechando o ângulo na saída, é o fator que segundo Fred Marinelli (Scania), determina o grupo de favoritos na prova. "Ali é técnica e muito arrojo. Depois que você entrou não dá mais para tirar o pé do acelerador, senão é barreira de pneus", lembra o Marinelli, conhecido como um dos pilotos mais rápidos no Bacião.

Fogaça e Monteiro são desclassificados da etapa de Londrina.
Antes do início dos treinos para sétima etapa da Fórmula Truck, a ser disputada em Cascavel (PR), neste domingo, os pilotos Djalma Fogaça (Ford) e Beto Monteiro (Ford) foram notificados da perda dos pontos da etapa anterior, realizada em Londrina (PR) nos dias 21,22 e 23 de agosto. O relatório do comissário técnico, Carlos Atila indicou problemas no eixo dianteiro dos caminhões Ford, dos dois pilotos, sendo utilizado um espaçador.

O artigo cinco do regulamento diz o seguinte:

5.1 É permitido o uso de eixo de ônibus permanecendo a bitola com as dimensões originais de fábrica.
5.2 Proibida a utilização de espaçadores e/ou qualquer outro artificio que vise o alargamento da bitola.

Com esta decisão Beto Monteiro perde seu primeiro lugar e Djalma Fogaça a quinta colocação. Com isto a vitória passa a ser de Jonatas Borlenghi (Volkswagen), a primeira dele na categoria. Wellington Cirino (Mercedes) o segundo, Renato Martins (Volkswagen) o terceiro Débora Rodrigues (Volkswagen) a quarta e Vig Fizio (Mercedes) o quinto. Passa a ser o primeiro pódio de Débora na Truck.

No campeonato Beto ainda é líder com 93 pontos, Wellington Cirino o segundo com 91, Roberval Andrade o terceiro com 85 e Jonatas Borlenghi com 73 pontos. Na disputa das marcas a Volkswagen passa a ser a primeira com 137 pontos, seguida da Ford com 135, Mercedes com 101 e Scania com 88.

Djalma Fogaça disse que sua equipe irá recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Por isso o resultado está sub judice.

CLASSIFICAÇÃO ATUAL DA FÓRMULA TRUCK (APÓS A DESCLASSIFICAÇÃO)
Beto Monteiro, PE (Ford) 93 pontos.;
Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz) 91 pt.;
Roberval Andrade, SP (Scania) 85 pts.;
Jonatas Borlenghi, SP (Volkswagen) 73 pts.;
Renato Martins, SP (Volkswagen) 59 pts.;
Leandro Totti, PR (Ford) 40 pts.;
Vignaldo Fizio, SP (Mercedes-Benz) 37 pts.;
Djalma Fogaça, SP (Ford) 31 pts.;
Fred Marinelli, SP (Scania) 19 pts.;
Beto Napolitano, SP (Volkswagen)15 pts.;
Eduardo Mad Macarrão, SP (Ford) 13 pts;
Débora Rodrigues, SP (Volkswagen) 13 pts;
Geraldo Piquet, DF (Mercedes-Benz) 12 pts.;
Jorge Fleck, RS (Volvo) 12 pts.;
Fabiano Brito, PR (Volvo) 8 pts.;
Pedro Muffato, PR (Scania) 4 pts.;
Diumar Bueno, PR (Volvo), 3 pts.;
José Cangueiro, SP (Mercedes-Benz) 2 pts.;
Luiz Carlos Zapellini, SP (Volkswagen) 1 ponto.
Fabiano Sperafico, PR (Ford) 1 ponto.

CAMPEONATO DE MARCAS:
No Campeonato de Marcas a classificação passou a ser a seguinte:
Volkswagen 137 pontos,
Ford, 135 pontos,
Mercedes-Benz 101 pontos,
Scania 88 pontos,
Volvo 25 pontos,
Iveco nenhum ponto.

Cascavel recebe a Fórmula Truck pela 11ª vez, desde que fez sua primeira corrida em 1987
Anteriormente fora do calendário oficial do brasileiro de Fórmula Truck em 2004, o circuito de Cascavel, oeste do Paraná, volta a sediar uma etapa da atual temporada depois de novos acordos de arrendamento, agora com a prefeitura local, a nova proprietária do autódromo após a desapropriação promovida pelo atual prefeito, Edgar Bueno, na semana passada.

A sétima etapa da temporada deste ano estava marcada anteriormente para a cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul, onde a Fórmula Truck faria a inauguração do novo circuito brasileiro. No entanto, chuvas atrapalharam o andamento da construção do autódromo, surgindo a opção de mudança de local para Cascavel, em função da viabilização da corrida promovida pelas autoridades locais. “Conseguimos um novo acordo através da Prefeitura de Cascavel e me sinto feliz em voltarmos a ter Cascavel no nosso calendário, uma região reconhecidamente como um reduto de aficionados pela Fórmula Truck”, lembrou o promotor Aurélio Batista Félix.

O circuito de Cascavel foi o local escolhido por Aurélio, idealizador da Fórmula Truck, para a primeira prova da categoria brasileira de caminhões, realizada em 6 de setembro de 1987. Um acidente que causou a morte de um dos concorrentes fez com que a categoria só voltasse ao circuito onde nasceu, sete anos depois, no dia 23 de abril de 1995. Com a homologação da categoria pela CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo no ano seguinte, a Fórmula Truck voltou a correr em Cascavel todos os anos, contabilizando 10 provas realizadas até agora. No dia 19 de setembro, o público da região do oeste do Paraná poderá novamente curtir a grande festa da Fórmula Truck com a penúltima etapa do campeonato deste ano.

http://www.mecanicaonline.com.br capa capa créditos imprimir adicione aos favoritos fale conosco fale conosco