2008 | NOVEMBRO | EDIÇÃO 107 | ESPECIAL
Volkswagen mostra inovação em design e toda a
tecnologia da marca em modelos nacionais, importados e carros-conceito
Voyage é a grande novidade nacional da Volkswagen para os visitantes

                 No 25º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, a Volkswagen está apresentando uma série de modelos nacionais e importados, que vai inovar e ampliar o já maior portfólio de produtos da marca no mercado brasileiro. No evento, a empresa está mostrando também carros-conceito, com novos avanços em termos de design, conforto, segurança e tecnologia favoráveis a redução do consumo de combustível e de menores índices de emissões. Além disso, o Salão também será marcado pela variedade de atrações diferenciadas reservadas pela Volkswagen para o público visitante.

Entre os modelos nacionais, a Volkswagen apresenta como estrela maior o Novo Voyage, um sedã completamente novo que assinala a entrada da marca num dos mais importantes segmentos de mercado atualmente de pequeno porte que colocou a marca na disputa desse importante nicho de mercado. O recém-chegado Novo Gol, líder absoluto de vendas no País, também está em exposição, além de todos os outros veículos produzidos no Brasil: Fox, CrossFox, Polo, Parati, Saveiro e, claro, a Kombi.

Modelos importados - A linha de importados da Vokswagen está ainda mais completa com o lançamento do atraente Passat CC, luxuoso cupê de quatro portas equipado com motor V6 de 300 cavalos de potência. Outro grande destaque é o Tiguan (foto abaixo), o utilitário esportivo considerado o “irmão menor” do Touareg, feito para enfrentar todo tipo de terreno e que já é um grande sucesso no mercado europeu. A linha de novidades importadas se completa com o modelo Eos, um conversível que traz um design bastante atraente e muita tecnologia.

Também está sendo apresentada ao público a linha 2009 dos modelos SpaceFox, Bora, New Beetle, Jetta e Jetta Variant, Passat e Passat Variant e o utilitário esportivo Touareg, que ganharam novos recursos e itens de série. Ainda no Salão, a marca Seat está sendo representada pelo Altea Freetrack XL 4x4, outro modelo com disposição para aventuras off-road.

Modelos conceitos - As atrações conceituais da Volkswagen também irão concentrar as atenções dos visitantes. De um lado, o space up! mostra o quanto um modelo compacto pode ser espaçoso, ao mesmo tempo em que oferece muita tecnologia e motores com baixos níveis de consumo de combustível e de emissões de poluentes. De outro, a Pick-up Concept com atributos que antecipam a futura primeira picape da marca, com capacidade para uma tonelada de carga, e estilo que remete à modernidade e à esportividade.

Conceito BlueMotion - Conhecida por seu pioneirismo, a Volkswagen inova mais uma vez. Depois de lançar o primeiro modelo com injeção eletrônica e o primeiro motor bicombustível Total Flex, a marca apresenta no salão o conceito BlueMotion. Aplicado nos modelos Polo, Fox e Novo Gol, esse novo conceito proporciona uma redução em até 15% dos níveis de consumo de combustível e emissões de CO2.

Show cars - Seguindo o que já se tornou uma tradição, a Volkswagen preparou uma versão única para a Kombi, a inusitada Kombi Tecnologia. Com carroceria pintada em duas cores e uma série de outros detalhes diferenciados, esse show car une vários mundos: o do surfe, o da personalização, da tecnologia de ponta, da ecologia e, claro, o retrô, tudo em uma combinação bastante interessante.

Outra atração é a “versão” especial do Voyage, que ganhou recursos da engenharia para integrar-se a uma coreografia com bailarinhos, em shows que serão exibidos durante toda a mostra. Para que essa atração se tornasse possível, os engenheiros da Volkswagen equiparam o modelo com um sistema de suspensão pneumática muito semelhante ao dos carros “low rider”, que chegam até a pular, literalmente.

Outras atrações - Shows com artistas famosos, Espaço Mulher, robôs que dançam e produzem brindes de acrílico, miniestúdio de design e um programa especial de incentivo à leitura para crianças, entre outras atrações. No estande da Volkswagen, os visitantes encontram muitos lançamentos e muita diversão para toda a família. A idéia de também oferecer entretenimento para os visitantes no Salão do Automóvel faz parte da filosofia da marca de continuar inovando, sempre.

2008 | NOVEMBRO | EDIÇÃO 107 | ESPECIAL
Volkswagen apresenta conceito de uma nova geração de picapes
Com esse modelo, a Volkswagen passará a atuar nesse segmento promissor também no mercado brasileiro, que reúne tanto os consumidores que preferem utilizar uma picape em seu dia-a-dia na cidade como aqueles que precisam de um modelo robusto para o trabalho no campo

                  A Volkswagen apresenta no Salão do Automóvel a Pick-up Concept, conceito de sua picape inovadora com capacidade de uma tonelada de carga. Caracterizada em sua estréia como carro de resgate – SAR (Search and Rescue), o conceito em exposição explora ao máximo as características de robustez e conforto que o veículo irá oferecer.

Como modelo de série, a nova picape da Volkswagen será produzida na unidade de Pacheco, na Argentina, no final de 2009, e deverá ser destinada principalmente aos mercados da América do Sul, África do Sul e Austrália, onde a versatilidade desse tipo de veículo é muito requisitada.

Design segue nova tendência da marca - A Pick-up Concept possui 5,18 metros de comprimento e, ao contrário do que muitos poderiam pensar, não se baseia em nenhum dos modelos que a montadora tem no mercado. Ao mesmo tempo, seu estilo exibe influências de vários deles. O conceito carrega o novo DNA de design da Volkswagen, a exemplo do que ocorre em modelos recentemente lançados, como o Scirocco e a sexta geração do Golf. É o primeiro veículo utilitário da marca a seguir essas características.

A similaridade com outros modelos da linha pode ser notada nas linhas que definem a carroceria, com contornos claros e musculares. Além disso, os contornos do modelo parecem se fundir em um único conjunto, praticamente sem folgas entre os componentes ou interrupções bruscas no desenho. A linha de cintura do modelo (ou linha de caráter), característica visual forte, confere a Pick-up Concept um contorno singular.

Nesse conceito da Volkswagen, os elementos de design demonstram uma notada qualidade, o que está evidente em detalhes como a grade do radiador, que integra o emblema da marca, e nos contornos do conjunto ótico dianteiro integrado, características que conferem à frente de 1,9 metro de largura um ar imponente. Essa largura também se traduz em facilidade para carregar a caçamba, que pode receber objetos volumosos como nenhuma outra picape de seu segmento.

Outras características que chamam a atenção na Pick-up Concept são os pára-lamas proeminentes, a robustez das colunas “C”, os roll bars (santo antônio estilizado) no topo das laterais da caçamba e a ampla tampa traseira, que ostenta o emblema da Volkswagen. A motorização do modelo para o mercado brasileiro está sendo avaliada.

2008 | NOVEMBRO | EDIÇÃO 107 | ESPECIAL
Volkswagen apresenta o conversível Eos que será comercializado no País
O Eos passa de cupê a conversível em apenas 25 segundos. Para isso, os motores elétricos que executam essa operação recolhem a estrutura da capota para o interior do porta-malas

                Desenho sedutor, esportividade e capota conversível são os principais atributos do conversível Eos , que a Volkswagen está lançando no Salão do Automóvel e que passa a comercializar no Brasil até o final do ano. O Eos une as linhas clássicas de um cupê com o toque elegante e esportivo dos carros conversíveis, dando continuidade à tradição da marca de produzir, de tempos em tempos, modelos com esse tipo de teto – como o Fusca em 1949, o Golf I em 1979, o Golf III em 1993, o Golf IV em 1998 e o New Beetle, em 2003.

O novo modelo se destaca entre todos os seus “irmãos” como o primeiro conversível do mundo a oferecer o sistema de capota CSC (Coupé Sun roof Convertible) de 5 partes. Além de contar com acionamento elétrico, esse sistema também traz de série teto solar de vidro escurecido, medindo 1.125 milímetros por 605 mm, algo inédito na indústria automobilística.

O Eos passa de cupê a conversível em apenas 25 segundos. Para isso, os motores elétricos que executam essa operação recolhem a estrutura da capota para o interior do porta-malas. A operação inversa é completada no mesmo tempo e, para acionar o teto solar ou a capota, o condutor só precisa pressionar uma tecla no console central.

Estragos indesejáveis podem ser evitados: o Eos traz um sistema que detecta obstáculos na traseira. Dessa forma, a operação de abertura da capota é interrompida para evitar danos em sua estrutura ou até mesmo na tampa traseira. Além disso, o painel traz um indicador do status da capota, que indica ao condutor se ela já está totalmente aberta ou fechada, ou se o seu mecanismo ainda está em movimento.

Além do desenho da carroceria e da nova capota, o Eos também chama a atenção por detalhes externos como o acabamento cromado que contorna a grade frontal e o jogo de rodas esportivas Le Mans, feitas de liga leve de aro 17”, com pneus 235/45 R17.

Eletrônica aprimorada para a máxima segurança - Além da estética apurada dessa carroceria cupê/conversível, o Eos também se destaca pelo alto grau de segurança oferecido ao motorista e aos passageiros. O modelo está equipado com um sistema ativo de proteção contra capotamento (ARP – Active Rollover Protection).

O dispositivo eletrônico estende duas estruturas metálicas, recolhidas atrás dos bancos traseiros, em apenas 0,25 segundo quando o sistema detecta que o modelo ultrapassou determinada inclinação lateral e velocidade, a fim de garantir a máxima proteção aos ocupantes.

O cupê também está equipado com airbags frontais, laterais e do tipo cortina na dianteira (operacionais apenas com a capota fechada), além do sistema de freios ABS, do controle de tração (ASR) e do controle de estabilidade (ESP). Para rodagem tranqüila e segura durante a noite, o Eos oferece faróis bi-xenon com facho de luzes direcionais, além de lanternas traseiras com LEDs.

Desempenho esportivo e muito requinte interno - Além da nova capota CSC, o Eos também agrada quando o assunto é desempenho. Equipado com o câmbio Tiptronic de seis marchas e tecnologia DSG e com o motor 2.0 TSI turbo, que gera 200 cavalos de potência a 5.100 rpm e torque máximo de 28,5 mkgf entre 1.700 e 5.000 rpm, o conversível leva 7,9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e atinge 229 km/h de velocidade máxima. Com essas qualidades, o Eos oferece desempenho superior ao dos principais concorrentes comercializados no País.

Qualidade também é o que se pode notar na parte interna do modelo, com acabamento esmerado, que inclui forração de couro (preto, cinza ou bege). Entre os itens de destaque estão o volante multifunções com teclas para trocas de marchas, frisos e pedais de alumínio, rádio CD Player com MP3 e entrada Aux-in para fontes externas de áudio, oito alto-falantes, ar-condicionado Climatronic de duas zonas e, para tornar a viagem com a capota aberta ainda mais agradável, uma proteção antiturbilhamento de vento entre as fileiras de bancos.

2008 | NOVEMBRO | EDIÇÃO 107 | ESPECIAL
Volkswagen apresenta pela primeira vez no Brasil a van-conceito space up!
A tecnologia também está presente nesse modelo conceitual. Várias funções do carrinho são controladas por meio de toques em uma tela (touch screen) com gráficos 3D e sensores de proximidade, instalada ao alcance das mãos do condutor

              Uma nova proposta de veículo urbano que tem dado muito o que falar. Assim é o space up!, sucesso garantido em todos os Salões do Automóvel por onde tem passado. O carro-conceito mais famoso da atualidade é mais uma atração do estande da Volkswagen. Derivado do up!, seu “irmão” menor, esse modelo compacto experimental impressiona pelo excepcional aproveitamento do espaço interno. Com comprimento de apenas 3,68 metros e largura de 1,63 m, ele oferece o espaço de um veículo consideravelmente maior.

A concepção espacial inteligente do space up! se deve em grande parte à posição do motor, que fica instalado na traseira, como acontecia com o Fusca. Futuramente, a Volkswagen planeja equipar o modelo com propulsores que não agridam o meio ambiente, movidos a gasolina, diesel e/ou eletricidade.

Em relação ao up!, o space up! tem exatamente 23 centímetros a mais no comprimento. A distância entreeixos, de 2,56 metros, também é maior. O ganho de altura é de 4 centímetros, com a altura da van chegando a 1,54 m. Além disso, o space up! conta com a praticidade oferecida pelas quatro portas, ou melhor, seis ao todo, já que, em vez de uma tampa traseira que se abre no sentido clássico, a van-conceito traz uma porta traseira bipartida.

Igualmente versátil, o porta-malas pode acomodar entre 220 e 1.005 litros de bagagem. O space up! também se caracteriza pelos quatro assentos com configurações multivariáveis e pelo habitáculo de conceito excepcionalmente inovador.

Design exterior - A idéia dos projetistas era criar um modelo caracterizado por formas simples e claras, evitando quaisquer tipos de modismos ou truques supérfluos que pudessem impressionar o público de maneira superficial. Como o up!,o space up! é caracterizado por uma harmonia inteiramente nova entre conceitos racionais e emocionais.

Os aspectos dominantes do design da dianteira incluem faróis alinhados no sentido diagonal, com entradas de ar horizontalmente integradas entre eles (com aberturas estreitas para não prejudicar a aerodinâmica), o logotipo Volkswagen no capô (único detalhe cromado mantido no exterior) e o pára-choque liso com contornos que dão a impressão de que o modelo está com “cara de contente”. Outra novidade importante do design dos faróis do space up! é que eles avançam pelos pára-lamas, o que também dinamiza o perfil do conceito.

Já o desenho da lateral exibe uma seção comprida de janelas e uma coluna C robusta. Do outro lado, a coluna A se mostra bem avançada, uma solução que amplia ainda mais a área interna. O espaço entre as colunas A e C é preenchido pela linha das portas, que se abrem como asas de borboleta, em direções opostas (as traseiras se abrem para trás).

As maçanetas das portas dianteiras e traseiras estão no ponto que seria ocupado pela coluna B, que foi dispensada nesse modelo conceitual. Com essa abertura invertida, exatamente como ocorria com a antiga Kombi, as portas do space up! oferecem um acesso quase tão amplo quanto a distância entreeixos, facilitando a entrada e a saída.

As caixas das rodas, que alojam rodas aro 18” com pneus 165/50 R18, formam um conceito-chave. O destaque nesta área é a curta projeção (overhang) na frente e na traseira. O overhang dianteiro, entre a ponta do eixo e a borda externa do pára-choque, mede apenas 53 centímetros; na traseira, são 59 cm. O resultado são proporções limpas e nítidas.

O design da traseira é igualmente inconfundível. A tampa traseira, por exemplo, preenche praticamente todo o espaço acima do pára-choque. Ela é feita de material transparente e é dividida na proporção 1/3 e 2/3. Sua abertura para carregamento é de 101 cm. As lanternas estão integradas nos cantos da tampa traseira e o design do pára-choque traseiro é idêntico ao do dianteiro.

Por conta da ampla bitola, de 1,42 m, as bordas externas das rodas estão alinhadas com as caixas das rodas. O efeito disso é que a largura total do veículo inteiro (1,63 m) parece se concentrar no conjunto rodas/pneus. Na verdade, os únicos detalhes que se projetam ousadamente para fora da carroceria são os retrovisores arredondados do space up!.

Design interior - O space up! tem espaço de sobra para acomodar confortavelmente até quatro pessoas. Duas cadeiras para crianças estão integradas ao banco de trás: para transportá-las adequadamente, em vez de adultos, basta rebater o assento e estender o apoio para os ombros. O conforto está garantido para passageiros de qualquer faixa etária, já que o space up! oferece almofadas de poliuretano com fluxo livre de ar para os quatro bancos, que se moldam à anatomia de cada pessoa. Além disso, a posição do assento é agradavelmente alta, o que o torna também muito confortável.

Com exceção do banco do motorista, todos os assentos são rebatíveis e removíveis. Quando rebatidos, criam uma área de carga nivelada com capacidade de até 1.005 litros. Com quatro pessoas a bordo, a capacidade de carga até a altura das janelas é de 220 litros. Já que o motor do space up! tem baixo perfil e está localizado na traseira, é possível utilizar o espaço dianteiro de carga para acomodar objetos com comprimento de, no máximo, 2,8 metros. Isso em um modelo que possui 15 cm a menos que o Fox, o Volkswagen mais compacto nos dias de hoje.

Interface intuitiva - Além de amplo espaço, o habitáculo do space up! reserva outras importantes surpresas. Com dois displays centrais, o carro-conceito traz um monitor de 8 polegadas que exibe informações como velocidade, nível do combustível, autonomia e emissões de CO2 que estão sendo geradas. O outro monitor, de 7 polegadas, fica no centro do painel de instrumentos e mostra como as interfaces homem-máquina do futuro poderão operar: todas as funções imagináveis são controladas por uma tela sensível ao toque (touchscreen) que ainda utiliza sensores de proximidade para reagir também a gestos (movimentos específicos da mão).

Os menus do modelo estão especialmente organizados para garantir facilidade de uso até por pessoas que não tenham conhecimento sobre informática. Os projetistas propositadamente separaram as opções de “visualização” e “controle”. Uma barra de controle está sempre visível na tela, dando acesso a funções comuns como climatização e volume do som.

As funções dos sistemas mais complexos, tais como navegação, telefonia, rádio, internet, imagens e filmes estão disponíveis num nível conhecido internamente como “carrossel do menu principal”, por ser mesmo um tipo de carrossel virtual que mostra os ícones das várias funções e sistemas, como navegação, telefone entre outros.

Ao tocar no “carrossel do menu principal”, o usuário o faz girar na tela. Esse controle é visualmente tão espetacular quanto intuitivo. Quando a função desejada (telefone, por exemplo) aparece no carrossel do menu principal, basta que o usuário mexa a mão perto do display para “chamar” o menu de telefonia, graças aos sensores de proximidade.

Os controles, fáceis de usar, são divertidos e muito seguros e estarão disponíveis para os modelos Volkswagen das próximas gerações. Já o space up! também não deve demorar a chegar ao mercado, até porque o desenvolvimento dos modelos de produção em série já começou.

2008 | NOVEMBRO | EDIÇÃO 107 | ESPECIAL
As atrações do mundo Volkswagen
Os carros não são as únicas estrelas no estande da Volkswagen do Brasil. As atrações tecnológicas e de entretenimento também tomam conta do espaço da marca

                 No estande da Volkswagen, interatividade é a palavra de ordem. Além dos importantes lançamentos e dos inovadores carros-conceito, o Mundo Volkswagen também irá oferecer uma série de atrações diferenciadas para o público. Shows, área de entretenimento para crianças, robôs dançarinos e desenhistas, e o Espaço Mulher são alguns dos destaques da marca, que se caracteriza cada vez mais pela inovação.

Jovens consultores do público - Pela quarta vez consecutiva, a Volkswagen do Brasil também leva jovens universitários para atuar como consultores do público em seu estande. Os 100 estudantes dos cursos de Administração Geral, Administração com ênfase em Recursos Humanos, Design, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Marketing, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Automobilística, esclarecerão quaisquer dúvidas que os visitantes possam ter.

Eles passaram por um treinamento intenso de aproximadamente dois meses na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e aprenderam tudo sobre a marca e os veículos Volkswagen. Além de aproximar a empresa e o público jovem, o programa proporciona o primeiro emprego para muitos universitários, que adquirem experiência profissional.

Música de qualidade - A Volkswagen preparou uma série de shows com cantores consagrados. No auditório para 400 pessoas que a marca montou em seu estande, os visitantes da mostra poderão se divertir ao som de artistas como Frejat, Paula Lima, Fernanda Porto e Zélia Duncan. A organização do estande manterá o público informado sobre os dias e horários das apresentações para que os fãs não percam seus shows favoritos.

Design ao vivo - Outra atração do Mundo Volkswagen será o mini Centro de Design que funcionará durante o Salão. Nele, o visitante poderá acompanhar de perto como é fazer um carro. Profissionais da montadora vão não só demonstrar, mas também executar as etapas de criação de um novo veículo. Designers desenvolverão sketches (desenhos de carros), cujos traços serão captados por câmeras e transmitidos simultaneamente para dois monitores de 52’.

Na sequência, seguindo as etapas de criação, um modelador trabalhará em uma maquete do prótotipo feita de clay – massa própria para criação de modelos de novos projetos.

Outros dois telões de 52’ serão dedicados à realidade virtual. Eles vão expor em detalhes as partes externas e internas de modelos Volkswagen que estarão expostos no Salão, como o Novo Gol, o Voyage, o Passat CC e o Tiguan. O visitante poderá conhecer os modelos com a mesma tecnologia dos softwares empregada no Centro de Realidade Virtual da montadora.

Para se aventurar nas letras - A Fundação Volkswagen, entidade responsável pelo investimento social da Volkswagen do Brasil, traz para o Salão do Automóvel o Circuito Literário. O objetivo do projeto é incentivar a leitura e escrita entre crianças e adolescentes, o principal foco de atuação da Fundação Volkswagen há mais de cinco anos.

Com o acompanhamento dos pais, as crianças com idade entre três e seis anos, experimentarão várias formas de interação com os livros a fim de despertar a criatividade e o gosto pela literatura. Os maiores, de sete a 12 anos, participarão da oficina de criação de livros. Eles serão orientados por monitores sobre como iniciar a produção de um livro, desde a escolha do gênero literário até a criação de personagens.

Os participantes receberão um login e uma senha para entrarem no Circuito Literário e iniciarem suas histórias. O resultado será impresso no próprio espaço. Com a senha que receberam, eles poderão finalizar o livro em qualquer outro computador.

Serão 30 crianças por sessão. Os 10 melhores trabalhos serão premiados com um vale no valor de R$ 500,00 para a compra de material escolar ou livros. No final do circuito, as crianças ainda recebem como brinde uma bolsa com um manual da nova ortografia da língua portuguesa.

Um mini Gol? - Ele é exatamente igual ao Novo Gol, a não ser por um detalhe que todo mundo vai perceber facilmente: o tamanho. Feito também para entreter as crianças, a versão reduzida do maior campeão de vendas do País mede 2,65 m de comprimento por 1,25 m de largura e 1,10 m de altura. Com carroceria de quatro portas, o carrinho também está equipado com um motor 1.0, próprio de minicarros – foi uma solução encontrada pela engenharia, até porque o propulsor original do Novo Gol não caberia nessa versão menor. O modelo, pensado para atrair as crianças, certamente vai chamar a atenção de muitos adultos.


Tarcisio Dias, repórter Mecânica Online, ao lado do mini Gol

Especial para as mulheres - Criado em 2006 com exclusividade pela Volkswagen, o Espaço Mulher volta ainda melhor em 2008. Este público tão especial, responsável, direta e indiretamente, por 70% das compras de automóveis, receberá a atenção que merece no Mundo Volkswagen. Lá, elas terão a oportunidade de participar de várias atividades, como o curso de automaquiagem e o de Mecânica Inteligente para Mulheres - um projeto da área de Peças e Acessórios (P&A) da Volkswagen.

Ao final de cada sessão, as mulheres poderão levar para casa o kit de maquiagem que utilizaram durante a aula. Receberão também o Manual da Mulher Volkswagen, com todas as informações passadas durante as apresentações, além de dicas de etiqueta no trânsito. As interessadas deverão se inscrever com antecedência, pois serão 10 sessões diárias. Mas enquanto aguardam, elas poderão assistir a desfiles de criações do estilista Waldemar Iódice inspiradas nos modelos da marca.

Capa de Revista - A Revista V, publicação da montadora sobre variedades, também terá um espaço de interação onde qualquer pessoa poderá virar capa de revista. Um estúdio será montado dentro do estande da Volkswagen para que o público seja fotografado. A foto, em pouco segundos, se transformará numa capa da Revista V, que o visitante poderá levar impressa para casa. O processo é possível graças a um programa gráfico que monta automoticamente a capa da revista com qualquer foto e manchete.

Artistas cibernéticos - Da linha de produção para o estande da Volkswagen. Além de carros, a montadora leva para o Salão dois robôs da área de Ferramentaria – que fazem parte da linha de montagem da fábrica. É uma forma de o público ver de perto como são as máquinas que ajudam os funcionários a montar cada modelo. Mas a presença deles não se limita à exposição pura e simples. Os braços mecânicos também mostrarão seus dotes “artísticos”. Eles desenharão os contornos do novo modelo da Volkswagen, o Voyage, num material de acrílico que será distribuído entre o público infantil. E, a cada duas horas, vão parar o estande para dançar ao lado dos universitários e de alguns veículos expostos, em performances especiais do Mundo Volkswagen.

Simuladores - Uma demonstração de tecnologia é a disponilidade de games e simuladores de última geração no Mundo Volkswagen. O Polo Drifter se baseia numa disputa entre três participantes num game multifuncional com telas de alta definição, pedais e volante – tecnologia que garante mais realismo ao jogador.

O outro simulador disponível para os visitantes de todas as idades é o GTI Power Slider. Nele, o piloto dirige o modelo GTI por uma pista de prova virtual explorando de maneira real todos os componentes do carro, como direção, freios e acelerador.

Descanso produtivo - No auditório Volkswagen, que será utilizado também para convenções dos profissionais de Vendas e Marketing, por executivos, concessionários e jornalistas, o público poderá relaxar enquanto assiste um pocket show que fala sobre as novidades do Novo Voyage, do conceito BlueMotion e sobre toda a linha da marca. A apresentação, que dura entre 15 e 20 minutos, reúne artistas virtuais e reais e visualização 3D – um formato inspirado nos shows da cantora Madonna e da banda virtual Gorillaz.

Vamos às compras? - A Volkswagen Tech, linha completa de acessórios da montadora, levará ao Salão um showroom com diversos produtos. Além de acessórios para personalizar o veículo, uma linha exclusiva de conveniência também estará disponível para os visitantes. Assim, o cliente Volkswagen poderá encontrar tanto equipamentos de tecnologia e esportividade para tunar seu veículo, quanto camisetas, bonés, mochilas, squeezes e botas.

Outros itens que poderão ser adquiridos no estande da montadora são os produtos da Volkswagen Collection, linha criada e, até agora, comercializada dentro das unidades da empresa. No espaço, são encontrados bolsas, chaveiros e camisetas com estampas criadas pelos designers da montadora. Este ano, a Volkswagen vai levar estas novidades para fora da fábrica, proporcionando a compra destes itens exclusivos no Salão.

Os clientes da Volkswagen poderão também utilizar seu Volkswagen Card. Com ele, 5% do valor da compra do consumidor é revertido em bônus para usar em algum tipo de serviço ou adquirir peças originais Volkswagen, e até veículos da marca. Os clientes poderão ainda consultar as diversas formas de financiamento do Banco Volkswagen com os analistas presentes no estande.

2008 | OUTUBRO | EDIÇÃO 106 | ESPECIAL
Volkswagen é tricampeã na eleição do melhor estande do Salão Internacional do Automóvel
Membros da Abiauto - Associação Brasileira da Imprensa Automotiva – elegeram, pela terceira vez consecutiva, o estande da Volkswagen como o mais interativo, animado e criativo para o público. Mecânica Online também participou da votação.

                 O estande da Volkswagen no 25º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo foi escolhido como o melhor da mostra pela Abiauto, associação que congrega jornalistas especializados de jornais, revistas, televisão, rádio e sites automotivos de todo o Brasil. Os principais motivos apontados pelo júri para a escolha do estande da marca foram a facilidade de visualização dos modelos, interatividade com o público, animação, design e criatividade.

Desde a sua criação, em 2004, a premiação tem sido conferida para o espaço da Volkswagen, que busca sempre proporcionar ao público facilidade de conhecer todas as suas novidades em termos de automóveis, serviços e atrações, bem como maior descontração durante a mostra.

Em uma área de 5.050 m², a Volkswagen está expondo o maior portfólio de modelos disponíveis para o consumidor brasileiro. São 36 veículos, entre eles o mais recente lançamento da marca, o Voyage, além dos carros-conceito space up! e Pick-up Concept. É destaque também o inovador conceito BlueMotion, aplicado aos modelos Novo Gol, Fox e Polo.

Com o tema Mundo Volkswagen, o estande desenvolvido em conjunto com a agência Bullet traz inovação, alta tecnologia, preocupação com o meio ambiente e foco no cliente. Todo o atendimento no estande é feito por 100 universitários, treinados por funcionários da Volkswagen para dar todas as informações sobre os veículos e serviços da marca para os visitantes.

Um auditório com capacidade para 400 pessoas, foi montado e diariamente recebe os visitantes para apresentações musicias. São apresentações musicais em 3D, com a participação de cantores reais, como Zélia Duncan, Frejat, Fernanda Porto e Paula Lima.

Performances com cantores, dançarinos e bailarinos acontecem no estande em várias sessões. A estrela dessa apresentação é um modelo Voyage que dança junto com o público. O modelo recebeu uma suspensão pneumática muito semelhante dos carros “low rider”, foi colocado também uma bolsa de ar no conjunto de suspensão de cada roda. Completam o grupo robôs que dançam e desenham em peças de acrílico uma lembrança do Salão para o público.

O Espaço Mulher oferece curso de mecânica e de auto-maquiagem, além de desfile com roupas criadas a partir das características dos modelos da marca, os looks foram criados pelo estilista Valdemar Iódice. Designers criam carros diante do público, um mini centro de Design foi montado no centro do estande para que os visitantes acompanhem o processo de criação de um novo modelo, as linhas são projetadas em dois monitores para facilitar a visualização do público.

A Fundação Volkswagen traz para o Salão do Automóvel o Circuito Literário, um espaço especial para as crianças com o objetivo de incentivar a leitura e a escrita. O público também pode virar capa da revista V, publicação customizada da Volkswagen que terá uma espaço de interação onde qualquer pessoa poderá virar capa de revista. Games, simuladores e até um mini Gol completam as atividades do maior estande do 25º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.


Estande conta com espaço para design, modelo conceito Space Up! e o Gol em miniatura junto ao repórter Tarcisio Dias

2008 | OUTUBRO | EDIÇÃO 106 | ESPECIAL
Mundo Volkswagen leva diversas atrações ao Salão do Automóvel
Os carros não são as únicas estrelas no estande da Volkswagen do Brasil no 25º Salão Internacional do Automóvel, que acontece de 30 de outubro a 9 de novembro, no Pavilhão de Exposições Anhembi, em São Paulo. As atrações tecnológicas e de entretenimento também tomam conta do espaço da marca.

             No estande de 1.760 m², o maior da mostra, interatividade é a palavra de ordem. Além dos importantes lançamentos e dos inovadores carros-conceito, o Mundo Volkswagen também irá oferecer uma série de atrações diferenciadas para o público. Shows, área de entretenimento para crianças, robôs dançarinos e desenhistas, e o Espaço Mulher são alguns dos destaques da marca, que se caracteriza cada vez mais pela inovação.

Jovens consultores do público - Pela quarta vez consecutiva, a Volkswagen do Brasil também leva jovens universitários para atuar como consultores do público em seu estande. Os 100 estudantes dos cursos de Administração Geral, Administração com ênfase em R.H., Design, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Marketing, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Automobilística, esclarecerão quaisquer dúvidas que os visitantes possam ter.

Eles passaram por um treinamento intenso de aproximadamente dois meses na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e aprenderam tudo sobre a marca e os veículos Volkswagen. Além de aproximar a empresa e o público jovem, o programa proporciona o primeiro emprego para muitos universitários, que adquirem experiência profissional.

Design ao vivo - Outra atração do Mundo Volkswagen será o mini Centro de Design que funcionará durante o Salão. Nele, o visitante poderá acompanhar de perto como é fazer um carro. Profissionais da montadora vão não só demonstrar, mas também executar as etapas de criação de um novo veículo. Designers desenvolverão sketches (desenhos de carros), cujos traços serão captados por câmeras e transmitidos simultaneamente para dois monitores de 52’. Na sequência, seguindo as etapas de criação, um modelador trabalhará em uma maquete do prótotipo feita de clay – massa própria para criação de modelos de novos projetos.

Outros dois telões de 52’ serão dedicados à realidade virtual. Eles vão expor em detalhes as partes externas e internas de modelos Volkswagen que estarão expostos no Salão, como o Novo Gol, o Voyage, o Passat CC e o Tiguan. O visitante poderá conhecer os modelos com a mesma tecnologia dos softwares usados no Centro de Realidade Virtual da montadora.

Para se aventurar nas letras - A Fundação Volkswagen, entidade responsável pelo investimento social da Volkswagen do Brasil, traz para o Salão do Automóvel o Circuito Literário. O objetivo do projeto é incentivar a leitura e escrita entre crianças e adolescentes, o principal foco de atuação da Fundação Volkswagen há mais de cinco anos.

Com o acompanhamento dos pais, as crianças com idade entre três e seis anos, experimentarão várias formas de interação com os livros a fim de despertar a criatividade e o gosto pela literatura. Os maiores, de sete a 12 anos, participarão da oficina de criação de livros. Eles serão orientados por monitores sobre como iniciar a produção de um livro, desde a escolha do gênero literário até a criação de personagens.

Os participantes receberão um login e uma senha para entrarem no Circuito Literário e iniciarem suas histórias. O resultado será impresso no próprio espaço. Com a senha que receberam, eles poderão finalizar o livro em qualquer outro computador.

Serão 30 crianças por sessão. Os 10 melhores trabalhos serão premiados com um vale no valor de R$ 500,00 para a compra de material escolar ou livros. No final do circuito, as crianças ainda recebem como brinde uma bolsa com um manual da nova ortografia da língua portuguesa.

Um mini Gol? - Ele é exatamente igual ao Novo Gol, a não ser por um detalhe que todo mundo vai perceber facilmente: o tamanho. Feito também para entreter as crianças, a versão reduzida do maior campeão de vendas do País mede 2,65 m de comprimento por 1,25 m de largura e 1,10 m de altura. Com carroceria de quatro portas, o carrinho também está equipado com um motor 1.0, próprio de minicarros – foi uma solução encontrada pela engenharia, até porque o propulsor original do Novo Gol não caberia nessa versão menor. O modelo, pensado para atrair as crianças, certamente vai chamar a atenção de muitos adultos.

Especial para as mulheres - Criado em 2006 com exclusividade pela Volkswagen, o Espaço Mulher volta ainda melhor em 2008. Este público tão especial, responsável, direta e indiretamente, por 70% das compras de automóveis, receberá a atenção que merece no Mundo Volkswagen. Lá, elas terão a oportunidade de participar de várias atividades, como o curso de automaquiagem e o de Mecânica Inteligente para Mulheres - um projeto da área de Peças e Acessórios (P&A) da Volkswagen. Ao final de cada sessão, as mulheres poderão levar para casa o kit de maquiagem que utilizaram durante a aula. Receberão também o Manual da Mulher Volkswagen, com todas as informações passadas durante as apresentações, além de dicas de etiqueta no trânsito. As interessadas deverão se inscrever com antecedência, pois serão 10 sessões diárias. Mas enquanto aguardam, elas poderão assistir a desfiles de criações do estilista Waldemar Iódice inspiradas nos modelos da marca.

Capa de Revista - A Revista V, publicação da montadora sobre variedades, também terá um espaço de interação onde qualquer pessoa poderá virar capa de revista. Um estúdio será montado dentro do estande da Volkswagen para que o público seja fotografado. A foto, em pouco segundos, se transformará numa capa da Revista V, que o visitante poderá levar impressa para casa. O processo é possível graças a um programa gráfico que monta automoticamente a capa da revista com qualquer foto e manchete.

Artistas cibernéticos - Da linha de produção para o estande da Volkswagen. Além de carros, a montadora leva para o Salão dois robôs da área de Ferramentaria – que fazem parte de um pedaço da linha de montagem da fábrica. É uma forma de o público ver de perto como são as máquinas que ajudam os funcionários a montar cada modelo. Mas a presença deles não se limita à exposição pura e simples. Os braços mecânicos também mostrarão seus dotes “artísticos”. Eles desenharão os contornos do novo modelo da Volkswagen, o Voyage, num material de acrílico que será distribuído entre o público infantil. E, a cada duas horas, vão parar o estande para dançar ao lado dos universitários e de alguns veículos expostos, em performances especiais do Mundo Volkswagen.

Simuladores - Uma demonstração de tecnologia é a disponilidade de games e simuladores de última geração no Mundo Volkswagen. O Polo Drifter se baseia numa disputa entre três participantes num game multifuncional com telas de alta definição, pedais e volante – tecnologia que garante mais realismo ao jogador.

O outro simulador disponível para os visitantes de todas as idades é o GTI Power Slider. Nele, o piloto dirige o modelo GTI por uma pista de prova virtual explorando de maneira real todos os componentes do carro, como direção, freios e acelerador.

Vamos às compras? - A Volkswagen Tech, linha completa de acessórios da montadora, levará ao Salão um showroom com diversos produtos. Além de acessórios para personalizar o veículo, uma linha exclusiva de conveniência também estará disponível para os visitantes. Assim, o cliente Volkswagen poderá encontrar tanto equipamentos de tecnologia e esportividade para tunar seu veículo, quanto camisetas, bonés, mochilas, squeezes e botas.

Outros itens que poderão ser adquiridos no estande da montadora são os produtos da VW Collection, linha criada e, até agora, comercializada dentro das unidades da empresa. No espaço, são encontrados bolsas, chaveiros e camisetas com estampas criadas pelos designers da montadora. Este ano, a Volkswagen vai levar estas novidades para fora da fábrica, proporcionando a compra destes itens exclusivos no Salão.

Os clientes da Volkswagen poderão também utilizar seu Volkswagen Card. Com ele, 5% do valor da compra do consumidor é revertido em bônus para usar em algum tipo de serviço ou adquirir peças originais Volkswagen, e até veículos da marca.

Os clientes poderão ainda consultar as diversas formas de financiamento do Banco Volkswagen com os analistas presentes no estande.

Cobertura Mecânica Online conta com o apoio da ANFAVEA, ABEIVA, Citroën, Fiat, Ford, General Motors, Honda, Hyundai-CAOA, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Renault, Toyota, Volkswagen, Land Rover, Seat, Subaru, Troller, Volvo Automóveis, BMW, Chrysler, Effa Motors, Ferrari-Maserati, Kia Motors, Pagani, Porsche, Ssangyong e Suzuki.

http://www.mecanicaonline.com.br capa capa créditos imprimir adicione aos favoritos fale conosco fale conosco