TEST DRIVE MECÂNICA ONLINE
Peugeot 206: design, dinamismo e performance
Versão testada pela Equipe da Mecânica Online foi bastante bem na cidade

O novo Peugeot 206 1.0 16 válvulas, consegue reunir design, dinamismo e performance, oferecendo linhas harmoniosas que combinam modernidade, arrojo e sedução.

Recém-chegada ao Brasil, a Peugeot tinha que oferecer um produto de qualidade e com preço competitivo. E conseguiu. Tanto externamente como no interior é notável o cuidado com os detalhes.

Entre os equipamentos básicos estão a regulagem de altura do volante, trava de segurança nas portas traseiras, para evitar que crianças abram e sofram acidentes, regulagem de altura dos faróis, vidros verdes, alarme para avisar a chave na ignição ou luzes acesas, abertura das portas com controle remoto.

No trânsito recifense o Peugeot 206 mostrou-se o quanto é arrojado. As 16 válvulas contribuem para o carro ter saídas rápidas e aceleração forte. Mas outro recurso que assegura o bom desempenho é a relação curta das marchas e o ajuste para que o motor, de 70 cavalos de potência gire, sempre em alta rotação. Esta solução evita constantes reduções de marchas.

O propulsor é o mesmo que equipa o Renault Clio e as alterações mecânicas deixaram o ronco mais forte, passando a sensação de um esportivo para quem está dentro do habitáculo.

Pisando fundo, é possível alcançar os 160km/h e fazer de zero a 100km/h na casa dos 15 segundos. O espaço interno é outro ponto forte. O pára-brisa amplo tem ângulo bem aberto e a distância entre eixos assegura conforto para quem viaja no banco traseiro. O porta-malas, contudo, foi sacrificado e só tem capacidade para 245 litros.

Consumo - Na cidade, segundo o fabricante, o 206 faz 14,7 km/l. Na estrada, o desempenho do francês surpreende, com 21,7 km/l. E para situação mista chega a 17,5 km/l.

Segundo o gerente comercial de uma das concessionárias Peugeot do Recife, Franklin Medeiros, o Peugeot 206 Soleil avaliado, com três portas, CD player, vidros e travas elétricas, ar-condicionado e direção hidráulica custa R$ 25.410,00.

Peugeot 206: análise do test drive
Confira como se saiu o modelo testado pela nossa equipe

Apresentamos a nossa análise desse modelo que ainda vai fazer muito sucesso. Um carro bastante disposto, que não deixou nada a desejar aos modelos considerados mais populares.

Perfeito para ser conduzido na cidade, o carro é de fácil dirigibilidade, estando sempre disposto a correr mais. A primeira impressão que fica é que o carro corre bastante, que é reflexo do torque e das relações curtas das marchas. Com certeza, se você deseja um carro para rodar na cidade, ida e vinda do trabalho, o Peugeot 206 é um carro que merece ser conhecido.

O motor equipado com software “inteligente”, programado para se auto-adaptar ao modo de condução de cada motorista, responde com precisão tanto em conduções na estrada quanto no pára-e-anda da cidade.

O motor 1.0 litro é montado transversalmente, com 999 cm³ de cilindrada, dotado de quatro cilindros em linha. Desenvolve potência máxima de 70 cv a 5.500 rpm, um dos melhores do seu segmento, e um torque de 9,3 mkgf a 4.200 rpm, possibilitando aceleração de 0 a 100 km/h em 14s4 e velocidade máxima de 160 km/h, segundo a fábrica.

DADOS DO VEÍCULO
Fabricante: Peugeot
Modelo: 206
Ano Modelo: 2001/2001
Versão: Soleil
Motorização: 1.0
Válvulas: 16
Quilometragem analisada: 4000Km

CONFIRA NOSSA ANÁLISE:

Itens
Péssimo
Ruim
Médio
Bom
Ótimo
Design
Conforto
Acesso aos comandos
Equipamentos de série
Nível de ruído
Posição de dirigir
Espaço
Acabamento
Porta-malas
Visibilidade
Estabilidade
Desempenho
Consumo
Câmbio
Suspensão
Direção
Freios
Segurança
Atendimento da rede
Custo de manutenção

Relação custo/benefício

           
    = Indicação Mecânica Online

Peugeot 206: ficha técnica
Conheça os detalhes desse francês que já brasileiro

          Potência, elasticidade e torque, garantidos pelo equilíbrio do conjunto mecânico. fazem do Peugeot 206 1.0L 16v um carro rápido, seguro e bastante econômico.

Agilidade e respostas precisas se alternam com as retomadas firmes de velocidade, proporcionando uma condução precisa. O rodar é firme, e ao mesmo tempo, macio, assegurado pela eficiência do seu sistema de suspensão.

Ficha Técnica

Características Técnicas
206 Selection (3 e 5 portas)

206 Soleil (3 e 5 portas)
 Motor
 Número de cilindros 4
 Número de válvulas 16
 Cilindradas (cm3) 999
 Potência máxima cv (DIN) / rpm 70 / 5500
 Alimentação Injeção eletrônica
Multiponto sequencial
 Transmissão
 Tração Dianteira
 Caixa de mudanças manual (5 frente e 1 ré) (BE4/5N)
 Direção Com assistência Mecânica
 Suspensões
 Dianteiras Rodas independentes, pseudo McPherson,
molas helicoidais e amortecedores hidráulicos integrados.
 Traseiras Rodas independentes, semi-horizontal, barras de torção transversais,
amortecedores hidráulicos.
 Freios
 Dianteiras Discos
 Traseiras Tambor
 Pneus 175/65 R14


Características Físicas
206 Selection

206 Soleil
 Número de lugares
 Lugares 5
 Peso (kg)*
 Massa do veículo
 em ordem de marcha
937 949
 Performances CEE*
 Velocidade máxima km/h 160
 Aceleração de
 0 a 100 km/h (seg) - "condutor"
14,4 / 14,6 15,1 / 15,3
 Consumo (km/l) CEE*
 Extra-urbano 21,7
 Uso misto 17,5
 Em uso urbano 14,7
 Combustível
 Capacidade do Tanque (litros) 50
 Combustível Gasolina
 Volume do porta-malas (litros)
 Com banco traseiro
 em posição normal
245
 Dimensões
 Entre-eixos (mm) 2442
 Comprimento (mm) 3835
 Largura (mm) 1652
 Altura (mm)* 1432

(*) Os valores podem variar conforme os equipamentos, combustível,
altitude, mudança de produto ou ano / modelo.

Tarcisio Dias - Mecânica Online
Colaboração:
Rivoli Veículos Ltda
Avenida Canal de Setúbal, 610, Piedade
Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco

Veículo cedido pela Peugeot do Brasil

http://www.mecanicaonline.com.br capa capa créditos imprimir adicione aos favoritos fale conosco fale conosco