2008 | EDIÇÃO 101 | MAIO | RODANDO | CONHEÇA A REVISTA MULTIMÍDIA MECÂNICA ONLINE
Novo Palio Weekend 2009 ganha visual, tecnologia e nova versão
A Equipe da Mecânica Online mostra os detalhes das mudanças que a Fiat realizou em sua station wagon. Do novo design externo e interno – que a deixaram ainda mais bonita, moderna, confortável e robusta – à adoção de uma nova versão e de equipamentos inovadores.

(*) Reportagem | Tarcisio Dias
PORTO DE GALINHAS (PE)

            A carreira do Fiat Palio Weekend foi sempre pontilhada por inovações. Apenas dois anos após o seu lançamento, a station se tornou líder de seu segmento e a chegada da versão Adventure abriu um novo caminho. Neste mercado extremamente competitivo e acirrado, a reestilização do Palio Weekend e as novidades que ele recebeu lhe dão amplas condições de continuar seu sucesso e ficar a frente do segmento.

O destaque na apresentação para a imprensa especializada promovida pela Fiat foi a versão Adventure, que novamente sai na frente, trazendo importantes novidades mecânicas. E desta vez a inovação foi em escala mundial - Adventure Locker - um sistema de bloqueio de diferencial que permite à versão superar condições de rodagem adversas com mais desenvoltura.

Mas as novidades não ficam apenas na versão top da linha. Uma nova versão intermediária, a Trekking, concilia um perfil robusto, além de um bom pacote de equipamentos, tornando-a uma opção atraente para clientes que desejam os atributos de uma suspensão elevada, aliados a um visual mais arrojado por um preço acessível. A versão ELX, conta com uma personalidade jovem e ao mesmo tempo requintada, tendo na relação custo-benefício um dos seus pontos fortes.

Uma novidade importante é que as versões ELX e Trekking chegam com o novo motor 1.4 Flex, que apresenta uma boa relação entre torque, potência e economia de combustível — este motor já equipa os modelos Fiat Punto e novo Siena. São 85 cavalos de potência com gasolina e 86 cv com álcool, um ganho de 5 cv quando comparado com o motor anterior.

A versão ELX sai de fábrica com direção hidráulica, brake light, pára-brisa degradê, volante com regulagem de altura, computador de bordo, My Car Fiat, Follow me home, alertas limite de velocidade e manutenção programada, Fiat Code, comandos internos de abertura do porta-malas e da tampa do reservatório de combustível, limpador / lavador do vidro traseiro (que é térmico temporizado), luzes de cortesia dianteira e traseira, duplo porta-luvas, ganchos para fixação de cargas no porta-malas, tomada de 12V, vidros climatizados verdes, entre muitos outros itens, são de série.


Versão ELX

Para completar e deixar o visual ainda mais requintado, a versão ELX também vem de fábrica com faróis biparábolas com canhões e molduras cromadas, faróis de neblina também com molduras cromadas, grade frontal com detalhes cromados, frisos cromados nos pára-choques, nas laterais e na tampa traseira, painel com parte central e detalhes internos pintados na cor Prata Bari, além de maçanetas, retrovisores externos, minissaias, aerofólio traseiro, pára-choques e frisos do teto na cor do veículo.

Como opcionais, o cliente pode equipar seu Fiat Palio Weekend ELX com itens como ar-condicionado (que incluem vidros laterais traseiros e vidro traseiro escurecidos “Vênus 55”), rádio CD player com MP3 e WMA, rádio Connect CD player MP3 / WMA com viva-voz Bluetooth® integrado + entradas USB e conexão com iPod, retrovisores externos com ajuste elétrico, air bag duplo mais sistema ABS nos freios (Kit HSD), sensor de estacionamento, vidros dianteiros e/ou traseiros com acionamento elétrico, travamento automático das portas, banco do motorista com regulagem em altura, apóia-braço motorista, banco traseiro bipartido, rodas em liga-leve 14”, barras longitudinais no teto e volante com revestimento em couro. Também como opcionais e exclusivos desta versão são o acabamento interno em veludo e o painel e console bicolores. Preço inicial: R$ 39.920.


Versão Trekking

Além dos itens de série presentes na versão ELX, a nova versão Trekking traz, ainda, grade frontal pintada em preto, faróis biparábolas com canhões negros e molduras cromadas, faróis de neblina com molduras em preto, molduras cinzas nas caixas de rodas, suspensão elevada, pneus de uso misto 175/70 R14, protetor de cárter, barras longitudinais duplas no teto, soleira externa das portas pintadas em preto e detalhes estéticos que a diferenciam. Seus opcionais são similares aos oferecidos para a versão ELX. Preço inicial: R$ 41.920.

Adventure – Em 1999, o Palio Adventure lançou um novo segmento, o “off-road light”, no mercado brasileiro. Desde então, o modelo trilhou um percurso recheado de inovações e de sucessos. Agora, com a reestilização da station wagon, a versão Adventure não só ganha um novo visual, ainda mais moderno, maior e arrojado, como inova mais uma vez ao incorporar o Adventure Locker, um componente inédito no segmento.

Não só no segmento, mas no mundo: a Fiat é a primeira fabricante de automóveis a lançar um veículo de tração dianteira 4x2 com bloqueio de diferencial. Isso possibilita o veículo superar condições adversas de terreno com muito mais facilidade, incorporando, realmente, o espírito aventureiro que distingue e diferencia a linha Adventure.

Além de todos os itens de série presentes na versão Trekking, a Adventure Locker traz também ar-condicionado com vidros escurecidos “Vênus 55” nas laterais traseiras e tampa traseira, quadro de instrumentos exclusivo com trip computer B e indicação de temperatura externa, bússola e inclinômetro longitudinal e transversal, faróis de milha, rodas em liga leve 15”, pneus 205/70 R15 de uso misto, banco do motorista com regulagem de altura, retrovisores externos com indicadores de direção incorporados, travas elétricas nas portas e vidros dianteiros com acionamento elétrico.

Entre os opcionais do Palio Adventure Locker há rádio CD player MP3/WMA, rádio Connect CD player MP3 / WMA + viva-voz Bluetooth® + entradas USB / iPod, side bags, air bag duplo mais freios com sistema ABS (HSD), sensor de estacionamento, sensor de chuva, sensor crepuscular, espelho retrovisor interno eletrocrômico, vidros traseiros com acionamento elétrico, banco do motorista com regulagem elétrica, banco traseiro bipartido, e apóia-braço no banco do motorista, volante revestido em couro, e como novidade, bancos e painéis de portas com revestimento em couro. Preço inicial: R$ 53.850.

Personalidade - Tudo é novo na station wagon, com novas frente, laterais e traseira. Desde o capô, com novas formas e novo mecanismo de abertura, passando por toda a lateral, que apresenta novos vincos e possui abertura nas caixas de roda, até os novos pára-choques e a nova logomarca da Fiat, que chegou ao Brasil com o Fiat Punto.

Na dianteira, chama atenção a largura e a robustez do novo pára-choque com grade e entrada de ar incorporadas — a moldura das grades pode ser cromada ou negra, dependendo da versão. Os faróis, de formato ovalado, são feitos de policarbonato e possuem sistema de iluminação polielíptico e com dupla parábola. Os da versão ELX trazem canhões e molduras cromados, os da Trekking têm canhões pretos e moldura cromada, enquanto os faróis da Adventure possuem canhões cromados e molduras pretas. Todas as versões trazem faróis de neblina de série — a Adventure vem ainda com o de profundidade.

Olhando a station wagon de lado, o que sobressai são as novas aberturas das caixas de roda, os vincos que atravessam toda a lateral e os novos vidros laterais traseiros. O efeito desses recursos estilísticos, com linhas fortes e marcantes, confere ao carro grande dinamismo.

Na traseira da nova Fiat Palio Weekend tudo é novo, a começar pela beleza do novo formato das lanternas, que se adaptam às formas da nova station wagon e oferecem excelente visualização. Isso por que mesmo a parte móvel da lanterna é funcional: ou seja, a lanterna na tampa do porta-malas incorpora as funções de luz de posição e indicador de marcha-à-ré. Além disso, os elementos horizontais aumentam a impressão de largura do modelo.

Novidades também na tampa do porta-malas – maior, tornando mais cômodo o seu uso – e no vidro traseiro, que incorpora novo limpador/ lavador. Todas as versões vêm com brake-light de série. O novo Palio Weekend chega ainda com novas rodas e pneus mais largos, melhorando a dirigibilidade do veículo, além de compor um visual muito atraente.

Interior - espaço interno, ergonomia, conforto, acabamento e funcionalidade receberam atenção especial e permitiram um habitáculo mais agradável aos olhos, com adoção de cores harmoniosas, e ao tato, com materiais de acabamento suaves.

O quadro de instrumentos é novo em todas as versões. Nas ELX e Trekking vem com velocímetro, conta-giros, marcador gradual de temperatura da água e um display digital que incorpora relógio, trip computer, My Car Fiat e indicador digital do nível de combustível. Também o volante, com regulagem de altura de série e o logotipo Fiat vermelho ao centro, é novo no modelo. Opcionalmente é oferecido um volante revestido em couro.

A versão Adventure Locker da station wagon incorporou o quadro de instrumentos esportivo do Fiat Idea Adventure, com velocímetro, conta-giros e marcadores graduais do nível de combustível e da temperatura da água do motor. Na parte central inferior do quadro, um display digital exibe relógio, trip computer A, trip computer B, My Car Fiat, termômetro externo e informações alfanuméricas e do rádio. Também há novos instrumentos com design exclusivo para a Adventure: bússola e inclinômetro longitudinal e transversal.

Os bancos dianteiros de todas as versões são totalmente revestidos em tecido, e trazem convenientes bolsas porta-revistas na parte traseira dos encostos. E o banco traseiro agora traz três apoios de cabeça, oferecendo assim mais segurança e comodidade aos passageiros. Todos rebaixáveis e reguláveis em altura.

Um detalhe funcional incorporado a toda a gama é o novo sistema de fixação do estepe. A modificação foi feita com o intuito de oferecer maior praticidade e segurança no armazenamento do pneu sobressalente. Agora é mais fácil manuseá-lo, tanto para retirar quanto para colocá-lo em seu compartimento no porta-malas. Além disso, oferece maior segurança contra furto, pois o novo sistema também impede o acesso ao cabo de sustentação do estepe

O novo Palio Weekend tem garantia contratual de um ano sem limite de quilometragem e garantia de cinco anos para carroceria.

Fiat Palio Adventure, inovando mais uma vez - O Locker — nome dado ao bloqueio de diferencial da Fiat — foi desenvolvido em parceria com a maior produtora independente do mundo de diferenciais com controle de torque, a Eaton. O desenvolvimento para o Novo Palio Adventure Locker foi inteiramente feito pela FPT Powertrain Technologies. Esse sistema proporciona ao carro melhores condições para sair de situações onde uma das rodas gira em falso, exemplos de subidas íngremes, pisos molhados, terreno arenoso ou barrento.

Em condições de perda de aderência, o diferencial – que divide e distribui o torque entre os dois semi-eixos – faz com que a roda com menos aderência gire rapidamente (uma vez que ela absorve todo o torque disponível do sistema), enquanto a outra se mantém parada. O bloqueador de diferencial existe justamente para eliminar esse efeito. Anulando o funcionamento do diferencial, o torque se iguala entre os dois semi-eixos, tornando possível que a roda com mais aderência gire e mova o veículo.

No novo Fiat Palio Adventure Locker, o recurso pode ser acionado ou desativado apertando-se o botão “ELD” (Electronic Locker Differential), que se localiza no conjunto de comandos do My Car Fiat, à esquerda do volante. Para ser ativado, é preciso que o veículo esteja parado e com o freio acionado. O sistema responderá com um bip longo. A luz-espia ELD começará a piscar intermitentemente e surgirá uma mensagem de “ELD ON” no quadro de instrumentos.

O Adventure Locker deve ser utilizado somente em situações específicas e a baixa velocidade. Por isso, quando o veículo atingir os 15 km/h, indicações sonoras e visuais avisarão que a velocidade de segurança (20 km/h) para desativação automática do sistema está se aproximando. O Adventure Locker jamais deve ser utilizado em condições de aderência plena.

Outra modificação importante na versão Adventure Locker do novo Palio Weekend refere-se à suspensão. Ele recebeu amortecedores “Powershock” - tecnologia da Magneti Marelli Cofap -, que lhe conferem ainda mais segurança e conforto.

Esses amortecedores possuem molas internas anti-roll e geralmente são utilizados em suspensões tipo MacPherson como um auxílio à contenção do rolamento do veículo, atuando em conjunto com a barra estabilizadora.

Com eles, o veículo responde mais prontamente aos comandos do volante, e a progressividade dessa resposta é maior. Também, em curvas, há menores velocidades de rolamento e diminuição do rolamento da carroceria. Ou seja, uma condução mais segura e estável, perfeita para um modelo com características “off-road”.

Essa nova suspensão somada aos novos pneus de uso misto, 205/70 R15, leva o novo Palio Adventure Locker a ter uma altura livre do solo maior: 190 mm. O que significa um crescimento de 20 mm em relação ao modelo anterior.

O sistema C510 Locker é:
. Sistema de bloqueio eletromecânico do diferencial, fazendo com que as rodas dianteiras girem à mesma velocidade em qualquer trajetória (até 20 km/hora de velocidade real).
. Destinado a evitar ou remover o veículo de uma situação em que uma das rodas de tração esteja sob condição de baixo atrito ou suspensa.
. Acionado pelo usuário através de botão no painel.
. Desacionado através de botão ou automaticamente, caso o veículo atinja a velocidade real de 20 km/hora (segurança).


Matéria em vídeo Mecânica Online

Saiba mais:
Revista multimídia Mecânica Online - 4ª edição
Programa Auto Marcas - Todo sábado - Canal 14 - Pernambuco

(*) Repórter viajou a convite da Fiat Automóveis do Brasil
Agradecimentos: Toda equipe da assessoria de imprensa da Fiat

http://www.mecanicaonline.com.br capa capa créditos imprimir adicione aos favoritos fale conosco fale conosco