EDIÇÃO 109 | JANEIRO | 2009 | RODANDO | CONHEÇA A REVISTA MULTIMÍDIA MECÂNICA ONLINE
Visual aventureiro impressiona no Sandero Stepway
Com apelo esportivo e vocação urbana, modelo da Renault oferece suspensão mais elevada e rodas de 16 polegadas. Motorização única 1.6 litro e 16 válvulas Hi-flex produz potência máxima de 107 cavalos com gasolina e 112 cavalos com álcool.

Reportagem | Tarcisio Dias
Recife (PE)

                   Com visual diferenciado, apelo esportivo e vocação urbana a Renault lançou no Brasil o Sandero Stepway. Um modelo voltado inicialmente para pessoas com espírito jovem, independentes e que valorizam a imagem, considerando o automóvel mais que um simples meio de transporte. Esse foi o foco da Renault no desenvolvimento do modelo que contou com a colaboração dos profissionais brasileiros nas áreas de design, engenharia, produção, fabricação e comercial.

O Renault Sandero Stepway é o quinto modelo de um total de seis novos automóveis que serão lançados no País até 2009 dentro da estratégia do “Renault Contrato 2009”, vindo juntar-se ao Mégane Sedan, Mégane Grand Tour, Logan e Sandero. Este novo veículo faz parte de um investimento total de R$ 1 bilhão previstos no “Renault Contrato 2009” para o Brasil.

A Revista multimídia Mecânica Online avaliou a versão e apresenta agora alguns detalhes do aventureiro Sandero, que pode até mesmo ser considerado um novo integrante da família, devido as substanciais mudanças técnicas que foram realizadas, principalmente na suspensão e no estilo.

Começamos com a motorização única que é disponibilizada: motor 1.6 litro e 16 válvulas Hi-Flex. É um dos propulsores mais modernos produzidos pela Renault no Brasil. Apesar de oferecer 90% do torque produzido a partir das 2.000 rotações por minuto (RPM), o comportamento na saídas não é tão dinâmico assim, falta um pouco de fôlego. A potência máxima é de 107 cv (gasolina) e 112 cv (álcool), a 5.750 rpm, e torque máximo de 15,1 kgfm (a gasolina) e 15,5 kgfm (álcool).


Painel tem plásticos que imitam metal no centro e nas saídas do ar-condicionado

O Renault Sandero Stepway conta com os benefícios da moderna plataforma B0, tais como: amplo espaço interno para cinco ocupantes e para as bagagens, bom nível de segurança e adequação às exigências de rodagem do Brasil. Tudo isso conciliado a uma garantia total de fábrica de três anos, o que confirma a robustez e confiabilidade da plataforma e do conjunto mecânico.

Um dos principais destaques do Renault Sandero Stepway é, sem dúvida, o seu design externo, que mescla esportividade e robustez com aspectos de requinte e tecnologia, graças à adoção de acabamentos em prata ou aluminizado, como os empregados nas saias laterais e no extrator de ar instalado no pára-choque traseiro que também integra uma saída esportiva de escapamento.

O Renault Sandero Stepway possui uma série de evoluções em seu conjunto mecânico, visando atender aos anseios e necessidades específicas do seu público consumidor. Uma das principais alterações mecânicas do Renault Sandero Stepway é o fato dele ser 50 mm mais alto que o Sandero - sendo que 10 mm ficam por conta somente dos pneus. Isso exigiu a adoção de molas mais compridas e amortecedores específicos. A distância em relação ao solo é de 19 cm. Ou seja, mesmo com carga máxima, o veículo vence lombadas, depressões e irregularidades no asfalto sem raspar o assoalho no chão.

Só que a elevação do centro de gravidade deixou o carro um pouco mais instável nas curvas e em manobras bruscas. Para compensar, a engenharia da Renault reforçou as molas e os amortecedores, tornando-os mais duros, o que resultou numa suspensão com regulagem bem firme. Em outras palavras, poderá incomodar os usuários que valorizam o conforto.

Disponível numa versão única de acabamento, o Sandero Stepway conta com muitas opções de acessórios e grande número de itens de série. O modelo de entrada sai de fábrica com direção hidráulica, computador de bordo, imobilizador de acionamento do motor, estribos laterais e molduras nos pára-lamas, barras de teto, faróis com máscara negra, rodas de liga leve aro 16, faróis de neblina, retrovisores e maçanetas na cor prata, painéis de porta com revestimento em tecido e ponteira de escapamento em aço inoxidável e polido.


A Renault aplica gratuitamente um adesivo tipo tatuagem na coluna C e tampa traseira

A resistência é um dos pontos fortes do Sandero Stepway, fruto do trabalho conjunto realizado pela equipe de profissionais do Centro de Engenharia América, baseado em São José dos Pinhais (Paraná). A confiança na qualidade e robustez do produto permitiu à Renault dar ao Sandero Stepway três anos de garantia total de fábrica, limitada a 100 mil quilômetros, benefício que já é utilizado pelos compradores do Logan e do Sandero e inédito tanto no segmento de sedãs compactos quando no de hatchs compactos.

As dimensões no Sandero Stepway são generosas – 4,09 metros de comprimento e 2,59 m de entreeixos, esta uma medida maior que as de VW CrossFox (2,47 m), Palio Weekend (2,44 m) e EcoSport (2,49 m), alguns dos seus principais concorrentes.

O espaço interno continua sendo um dos principais atrativos do Sandero. No banco de trás, cabem três adultos, mesmo que tenham maior estatura. O acabamento é honesto, apesar da quantidade de de plástico rígido que imita metal no painel central, nos painéis de porta, nas saídas de ar, nas travas das portas e no pomo da alavanca de marchas. Destaque para o quadro de instrumentos com grafismo em branco e de fácil visualização.

Galeria de fotos

A Renault mantém a posição de algumas teclas bastante usuais no dia-dia. As dos vidros elétricos, por exemplo, ficam no console central e, além de exigirem uma certa ginástica, desviam a atenção do motorista. Já os botões que regulam os espelhos retrovisores estão abaixo do freio de mão.

Para quem quer dar um toque um pouco mais pessoal ao carro, a Renault aplica gratuitamente adesivos, do tipo tatuagem, com diversos temas (eletronic, sport, GPS, flower, tatoo e street), que são geralmente fixados na coluna C (traseira) e na tampa traseira.

Matéria em vídeo digital Mecânica Online

Avaliação l Tarcisio Dias
Gerente de conteúdo da Mecânica Online e
Membro da ABIAUTO - Associação Brasileira de Imprensa Automotiva

Renault Sandero Stepway cedido pela Renault do Brasil
Concessionárias Eurovia - Pernambuco

http://www.mecanicaonline.com.br capa capa créditos imprimir adicione aos favoritos fale conosco fale conosco