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2009 | EDIÇÃO 117 | SETEMBRO | RODANDO | CONHEÇA A REVISTA MULTIMÍDIA MECÂNICA ONLINE
Volkswagen atualiza Saveiro para enfrentar concorrência
Modelo passa a oferecer opção de cabine estendida e tem no preço arma para enfrentar concorrência. Consumidor deve atentar que muitos dos itens encontrados de série em outros modelos são opcionais na Saveiro

Reportagem | Tarcisio Dias
PORTO DE GALINHAS (PE)

               A Volkswagen resolveu reagir a liderança desenfreada da FIAT no segmento de picapes pequenas. Apesar de manter o nome, a nova picape Saveiro chega em sua quinta geração totalmente renovada para ampliar sua fatia no mercado. A briga não será fácil e a montadora apresenta os atrativos que acredita que farão a diferença na hora do consumidor escolher a sua preferida. A sua Revista multimídia Mecânica Online marcou presença no evento da Volks e mostra agora as primeiras impressões do modelo.

A primeira e grande novidade na marca é a opção de cabine estendida. Essa "novidade" da Saveiro foi considerada fundamental por grande parte dos clientes que foram consultados no processo de desenvolvimento do novo modelo. Uma característica já presente na concorrente direta e que levou um pouco mais de tempo para chegar em sua linha.

Oferecida em duas versões, Nova Saveiro 1.6 e Nova Saveiro 1.6 Trooper. A primeira versão pode ser adquirida com o pacote Trend, que inclui vários itens visuais e funcionais. A versão básica tem os parachoques e peças mais expostas ao uso no trabalho do dia-a-dia tratadas na cor preta. Nas versões com pacote Trend e na Trooper, as peças de acabamento, como parachoques, são pintadas na cor do veículo.

As portas aumentaram de tamanho, com dimensões semelhantes às de um automóvel duas portas, facilitando o acesso ao interior do veículo. As portas podem ser imobilizadas em três ângulos de abertura (29º, 49º e 67º). O condutor e o passageiro da Nova Saveiro ficam posicionados 29 mm acima dos ocupantes do modelo anterior, ganhando maior domínio e visibilidade. O motorista encontra facilmente a posição ideal para dirigir, acionando os controles de posicionamento do banco. Opcionalmente, pode contar com a regulagem de altura e profundidade do volante, única na categoria.

O modelo básico tem acabamento robusto, pronto para o uso em qualquer aplicação, já a versão com pacote Trend, com visual mais elaborado e emprego de materiais de melhor qualidade, atende a quem opta por um veículo com características mais aconchegantes e visual mais moderno. Já a Trooper é um veículo mais arrojado, caracterizado pelo emprego de materiais diferenciados, voltado para consumidores com características mais radicais, esportivas e empreendedoras.

Na cabine estendida, os revestimentos das colunas traseiras incluem um porta-objetos de cada lado. A área interna para bagagens fica situada entre estes revestimentos e é completamente revestida por tapetes, na cor cinza Antracite. Uma rede, disponível como acessório na rede de concessionários, permite a amarração dos objetos carregados no interior da cabina, evitando deslocamentos indesejados. Uma preocupação prática levou à forração da parte posterior dos bancos com vinil, evitando possíveis danos pelo contato com o material transportado na cabine.

Aerodinâmica - A preocupação com a aerodinâmica está relacionada diretamente com o desempenho energético dos veículos. A carroceria da Nova Saveiro teve suas linhas determinadas inicialmente em simulações computadorizadas, seguidas por testes em túnel de vento com modelos em escala real. Esse trabalho permitiu atingir um coeficiente de Cx=0,359 para a cabine estendida e Cx=0,378 para a cabine simples, ambas com uma área frontal de 2,12 m². Esses valores de coeficiente são os melhores da categoria, resultando em menor consumo de combustível e maior velocidade máxima.

O compartimento de carga da Nova Saveiro tem como destaque o distanciamento entre as caixas de rodas com mais de um metro, que possibilita a acomodação de cargas mais largas. É possível acomodar um pallet (padrão europeu) sem dificuldades. A capacidade de carga, incluindo motorista e passageiro, é de 715 kg na versão simples com ganho adicional de espaço (48 litros dentro da cabine), obtido pelo posicionamento do estepe sob o assoalho. Já para versão estendida, a capacidade de carga é de 700kg.

Para movimentar o pneu sobressalente, há um mecanismo constituído por roldana e cabo de aço, acionado pela própria chave de roda. O eixo de acionamento do sistema só é acessível após a abertura da tampa traseira.

A fixação dos objetos transportados é facilitada pelos pontos de ancoragem e pode ser flexibilizada ainda mais pelos trilhos com ganchos deslizantes, acessório opcional único no segmento. O rack posicionado no teto da cabine também possibilita a amarração de cargas mais longas. Degraus nas laterais do veículo facilitam a manipulação da carga, juntamente com a tampa traseira que, quando aberta, fica nivelada com o assoalho da caçamba.

Novo sistema de suspensão - A suspensão dianteira independente, tipo MacPherson, possui sistema de isolamento idêntico ao do Golf, que filtra as vibrações provocadas pelas irregularidades do piso. O conceito de desenvolvimento é o mesmo utilizado no novo Polo europeu, com foco na redução da complexidade de montagem, estabilidade e excelentes níveis de conforto.

Um diferencial importante da Nova Saveiro em relação ao Novo Gol e ao Voyage é o eixo traseiro, com construção interdependente com braços longitudinais. A rigidez torsional foi calibrada para propiciar, em sintonia com o eixo dianteiro, um comportamento com tendência subesterçante. A nova concepção foi fundamental, também, para a otimização do volume disponível na caçamba em relação ao modelo predecessor.

As molas traseiras têm curvas de carga superprogressivas que, em conjunto com o batente adicional de elastômero, equalizam as condições de dirigibilidade nos mais variados modos de carregamento. Também foi levada em consideração no projeto do veículo uma calibração de molas e amortecedores adequada às condições irregulares das vias da América Latina.

Em resumo, o eixo traseiro com construção interdependente com braços longitudinais é a solução ideal para aliar conforto, robustez, dirigibilidade e durabilidade, tanto com veículo vazio como carregado.

Sistema de abertura da tampa traseira - A Nova Saveiro é o único veículo utilitário do mercado que possui um sistema que reduz os esforços de movimentação na abertura e fechamento da tampa traseira, garantindo maior conforto e segurança. O sistema é composto por uma mola a gás, posicionada no centro da tampa, e suportes localizados no interior da mesma e na lateral da travessa traseira do assoalho. Após o destravamento, o peso da tampa fica equilibrado, evitando uma possível queda abrupta e indesejada, capaz de provocar acidentes.

Reparabilidade - A Nova Saveiro foi submetida à análise do Centro de Experimentação e Segurança Viária – Brasil (Cesvi Brasil), órgão privado independente que é referência para as seguradoras em questão de reparabilidade. No estudo CAR Group, a picape atingiu o índice 14, o melhor resultado da categoria quanto a facilidade e custo do reparo.

Com esse excelente resultado, a Volkswagen reforça ainda mais o seu compromisso com o consumidor no sentido de buscar o menor custo de reparação de seus carros, o que acaba refletindo em um dos melhores valores de seguro em sua categoria.

Mecânica Online - A força e agilidade esperadas da nova picape da Volkswagen são garantidas pelo motor EA-111 1.6 VHT Total Flex, montado transversalmente. Consagrado pelo uso no Novo Gol, Voyage e Polo, na Nova Saveiro ele tem o desempenho otimizado pela transmissão MQ 200, adaptada ao novo modelo com relações de marchas específicas. O powertrain da Nova Saveiro tem a medida certa para fazer da picape um carro eficiente e confiável, que oferece muito prazer ao dirigir.

O motor proporciona 101 cv (74 kW) rodando com gasolina e 104 cv (76 kW) com álcool. Sua característica mais relevante, no entanto, é o excelente torque de 151 Nm com gasolina e 153 Nm com álcool. O ganho nas curvas de torque e potência ocorre em rotações baixas e intermediárias, justamente as mais utilizadas na rotina de trabalho do carro.

O excelente torque é influenciado pela eficiência volumétrica e enchimento do motor propiciados pelo sistema de admissão com comando de válvulas acionado por balancins roletados (RSH), filtro remoto e coletor de escape em aço inoxidável, formando um conjunto único com o catalisador.

O conjunto garante emissões de poluentes inferiores aos limites legais da Fase 5 do Proconve. A proximidade entre o catalisador e o motor e a baixa massa do coletor são as características que permitem esse desempenho, além de reduzir as ações do sistema de gerenciamento do motor (redução temporária na fase fria da eficiência do motor) para rápido aquecimento do catalisador, o que se traduz em menor consumo de combustível.

Como ocorre no Novo Gol e no Voyage, o conjunto motor-transmissão conta com duas vantagens imediatas devido a sua posição transversal: a eficiência de transmissão de potência é levemente superior e a transmissão de vibração e ruído para dentro do habitáculo é menor, especialmente em marcha lenta.

No câmbio MQ200 os sincronizadores são de triplo cone para a 1ª e 2ª marchas e roscados para a 3ª, 4ª e 5ª. O comando das marchas é a cabo, contando com um elemento de inércia mantido junto ao eixo de seleção e engate que completa o movimento iniciado via cabo pelo motorista. Isso torna o engate de cada marcha ainda melhor.

A definição das relações de transmissão foi feita em função das necessidades e do gosto dos usuários a quem se destina o carro. A Saveiro tem vocação dupla, para o trabalho e o lazer. Em ambos os casos (carga ou esportividade) se faz necessária uma maior disponibilidade de força nas rodas, especialmente nas primeiras marchas. Por isso a versão do MQ200 que equipa a nova picape recebeu relações diferentes dos outros veículos da mesma família. Por exemplo, a 1ª marcha é 9% e a 2ª é 7% mais curta do que no Novo Gol.

As relações mais curtas nas primeiras marchas levam maior força às rodas, aumentando a durabilidade da embreagem. Uma vez que a aceleração a partir do repouso fica mais fácil, há menos deslizamento do disco nas saídas, em especial nas subidas. A sensação de performance da Nova Saveiro melhorou sensivelmente devido à transmissão e à vantagem conseguida na curva de torque. E o melhor desempenho não é a única medida da eficiência do powertrain: o menor consumo de combustível é uma consequência fundamental.

Freios e direção - O mecanismo de direção da Nova Saveiro é posicionado sobre quadro auxiliar, permitindo maior absorção das imperfeições da pista e isolando as vibrações para o volante. O consumidor conta com duas opções de direção, tipo pinhão e cremalheira sem assistência ou tipo pinhão e cremalheira com assistência hidráulica progressiva.

A curva de assistência hidráulica ao esterçamento da Nova Saveiro proporciona baixo esforço de acionamento da direção em manobras de estacionamento sem comprometer a precisão e estabilidade em altas velocidades. A coluna de direção foi desenvolvida com alta rigidez estrutural, visando baixo nível de vibração no volante.

Uma opção exclusiva entre as picapes compactas, disponível na Nova Saveiro, é a regulagem de altura e profundidade. Os volantes disponíveis são os mesmos utilizados nos modelos Novo Gol e Voyage. Na versão 1.6 é ofertado como item de série o volante de três raios com acionamento de buzina central. Para a versão 1.6 Trooper é ofertado um volante de 3 raios com design diferenciado e com acionamento de buzina que abrange todo o seu corpo central. Como opcional são ofertadas 3 versões com comando de rádio e/ou airbag para motorista.

Elemento fundamental para a segurança, os freios mereceram atenção especial. No eixo dianteiro são usados exclusivamente freios a disco ventilados de 256 mm de diâmetro, combinados com freios a tambor de 230 mm no eixo traseiro, dimensionados para uma capacidade térmica adequada ao peso do veículo e seu desempenho.

Utilizando um defletor para conduzir o ar para os discos, é realizada uma refrigeração forçada dos freios que reduz as temperaturas em até 65 °C e não se encontra disponível nos concorrentes locais. A capacidade térmica dos freios se eleva e a vida útil das pastilhas e discos aumenta com a diminuição das temperaturas médias de trabalho.

Além disso, o indicador de desgaste visual-check possibilita o controle visual das espessuras dos discos de freio. O visual-check consiste em duas furações de diferentes profundidades posicionadas na pista de atrito dos discos. O desgaste completo do furo de menor profundidade indica a necessidade iminente da troca do disco, enquanto que o desaparecimento da segunda furação, que ocorre posteriormente, exige a troca definitiva.

Esse sistema possibilita aos clientes a verificação da espessura do disco de freio, protegendo-os de uma eventual troca antecipada da peça e de custos de reparos desnecessários. Indicador de desgaste semelhante não é oferecido em nenhum dos concorrentes.

Como opcional, o sistema de freio é oferecido com sistema de antitravamento das rodas: o ABS corresponde à geração mais atual disponível, também utilizada na nova geração do Polo europeu, com a configuração de quatro canais, que regula cada uma das quatro rodas freadas.

Primeiras impressões - Em um percurso de aproximadamente 80 quilômetros foi possível perceber alguns detalhes da nova picape média da Volkswagem. A primeira parte do percurso foi feito com o modelo carregado. Apesar do motor 1.6 litro gerar uma potência máxima de 104 cavalos o carro demonstra uma reação um pouco amarrada. Mesmo pisando-se completamente no pedal do acelerador. Ao mesmo tempo a dirigibilidade mostra-se estável e equilibrada. A posição de dirigir é boa e o acabamento interno está bem melhor que a versão anterior, mas ainda perde em ousadia quando comparada com a Strada da FIAT.

Com a caçamba vazia o desempenho do motor realmente aparece, mas aí é preciso mais atenção na condução, pois o modelo tende a uma maior saída de traseira. Essa característica é comum em modelos do tipo picape. Normalmente a suspensão é ajustada para considerar uma certa carga na caçamba.

Na versão 1.6 Trooper o design com características de robustez e esportividade deixa algumas dúvidas no ar. Como acontece com outros modelos, nem sempre o bonito para um é também bonito para o outro. As rodas de aço estilizada 15" pintadas em cinza cross deixou a Trooper um pouco estranha. Enquanto para outros o modelo ficou muito mais bonito.

Nova picape Saveiro - Matéria em vídeo Mecânica Online

Nova Saveiro 1.6 – Equipamentos de série e opcionais

Nova Saveiro 1.6 – equipamentos de série (Cabine simples e estendida)

• Calota copinho
• Motorização EA111 1.6L Total Flex
• Pneus 175/70 R14
• Rodas de aço aro 14” (Prata)
• Suspensão elevada
• Apóia-pé lateral para acesso à caçamba
• Cobertura plástica da caçamba (Piscinão)
• Espelhos retrovisores sem pintura
• Fixação do estepe em baixo do veículo
• Grade dianteira sem pintura
• Moldura nas caixas de rodas
• Pintura preta na soleira
• Porta do passageiro com chave
• Tampa da caçamba com chave
• Tampa de combustível com chave
• Banco do motorista com regulagem de altura
• Cintos de segurança com regulagem de
altura (somente versão estendida)
• Controle interno para os retrovisores
• Imobilizador eletrônico
• Indicador gradual de temperatura
• Interruptor de luz de leitura na porta do motorista
• Hodômetro Digital (total/parcial)
• Relógio Digital
• Acabamento interno Malharia Fog Cinza
• Console central injetado
• Gancho interno na coluna B (somente
versão estendida)
• Revestimento interno do painel traseiro
(somente versão estendida)
• Espelho interno Dia/Noite
• Parassóis com espelho e porta documento
(D/E)
• Porta-copos no console (2)
• Porta-luvas com tampa
• Tomada 12V
• Vidros verdes
• Volante de três raios

Nova Saveiro 1.6 com módulo Trend
(itens adicionais à versão básica)
(Cabine simples e estendida)

• Roda de aço aro 14” (Preta)
• Supercalotas com design Silverstone
• Faróis duplos
• Grade na janela traseira
• Logo Trend nas portas
• Parachoques na cor do veículo
• “santantônio” (com função de aerofólio)
• Rack longitudinal de teto (somente versão
estendida)
• Conta giros
• Regulagem da iluminação do painel de
instrumentos
• Cintos de segurança com regulagem de altura
(somente versão estendida)
• Acabamento interno Malharia Grain Cinza
• Gancho interno na coluna B (somente versão
estendida)
• Revestimento interno do painel traseiro
(somente versão estendida)
• Alavanca do freio de mão com cobertura
plástica
• Chave canivete
• Cobertura lateral dos bancos dianteiros
• Console central com extensão
• Detalhes internos em cromo
• Lateral das portas em tecido
• Painel de instrumentos com detalhes
cromados
• Porta copos na extensão do console
• Porta objetos nas portas

Módulo Trend Color
(Itens adicionais ao Módulo Trend)

• Espelhos retrovisores pintados na cor do
veículo
• Maçanetas externas pintadas na cor do
veículo

Nova Saveiro 1.6 Trooper (itens adicionais
à Nova Saveiro com módulo Trend)
(Cabine simples e estendida)

• Calota central para roda estilizada
• Pneus 205/60 R15 (on road)
• Roda de aço estilizada 15” pintada em Cinza
Cross
• Espelhos retrovisores externos sem pintura
• Rack longitudinal de teto (somente versão
estendida)
• Faróis duplos com máscara negra
• Faróis e lanterna de neblina
• Logo “Trooper” nas portas
• Logo central “Saveiro” na tampa traseira
• Maçanetas sem pintura
• Tape Preto na coluna “B”
• Brake light com iluminação na caçamba
• Cinto de segurança com regulagem de altura
(somente versão estendida)
• Direção Hidráulica
• Interruptor de luz nas duas portas
• I-System
• Janela traseira corrediça
• Temporizador do limpador de parabrisa
• Volante com regulagem de altura e
profundidade
• Alça de teto dianteira
• Gancho interno na coluna B (somente versão
estendida)
• Revestimento interno do painel traseiro
(somente versão estendida)
• Acabamento interno Tear Tribal Cinza
• Volante de direção “Conforto” (Gol Power)

Opcionais Nova Saveiro 1.6

• Módulo Aquecimento
• Módulo Controle Elétrico dos Retrovisores
Externos
• Kit I (Travas + Vidros elétricos)
• Kit IV (DH+Travas+Vidros Elétricos)
• Kit V (AC+Alarme+Travas+Vidros e espelhos
elétricos)
• Kit VI (AC+Alarme+DH+Travas+Vidros e
espelhos elétricos)
• Módulo Ganchos Deslizantes na caçamba
• Módulo Comfort II
• Coluna de direção, regulável axial e
verticalmente
• Alça de segurança no teto, lado do passageiro
• Brake-light com iluminação da caçamba
• Temporizador do limpador do parabrisa
• Módulo Alto-falantes
• Módulo Preparação para som sem falantes
com antena
• Módulo Volante Multifuncional para Airbag
• Módulo I-System
• Módulo Rádio Concept (Trend)
• Rádio com USB e SD-Card (sem CD)
• Módulo CD-Player (Trend)
• Rádio com CD-MP3 com USB, SD-Card
e Bluetooth
• Módulo Rádio Concept
• Rádio com USB e SD-Card (sem CD)
• Módulo CD-Player
• Rádio com CD-MP3 com USB, SD-Card
e Bluetooth
• Módulo Volante Multifuncional
• Módulo Sensor Traseiro de Estacionamento
• Módulo Faróis+lanterna de neblina
• Módulo Airbag duplo + ABS
• Módulo Rodas Liga-leve 15”
• Módulo Capota Marítima
• Módulo Janela Traseira Corrediça

Opcionais Nova Saveiro 1.6 Trooper

• Módulo Aquecimento
• Módulo Controle Elétrico dos Ret. Externos
• Kit I (Travas + Vidros elétricos)
• Módulo Ganchos Deslizantes
• Kit V (AC+Alarme+Travas+Vidros e espelhos
elétricos)
• Módulo Alto-falantes
• Módulo Preparação para som sem falantes
com antena
• Módulo Volante Multifuncional
• Módulo Rádio Concept
• Rádio com USB e SD-Card (sem CD)
• Módulo CD-Player
• Rádio com CD-MP3 com USB, SD-Card
e Bluetooth
• Módulo Volante Multifuncional
• Módulo Sensor Traseiro de Estacionamento
• Módulo Airbag duplo + ABS
• Módulo Capota Marítima

2009 | EDIÇÃO 116 | AGOSTO | RODANDO | CONHEÇA A REVISTA MULTIMÍDIA MECÂNICA ONLINE
Totalmente renovado Novo Saveiro passa a oferecer cabine estendida
Modelo reforça características de robustez e design mais agressivo. Com preço agressivo modelo tem preço de entrada a partir de R$ 30.990.

Reportagem | Mecânica Online

              Num ano com muitas novidades, a Nova Saveiro é um dos lançamentos mais importantes da Volkswagen do Brasil. Além de ser um veículo inteiramente novo, a picape chega com a novidade da cabine estendida, opção que deverá atrair um maior número de consumidores, por sua versatilidade.

Totalmente renovada, com design atraente, excelente versatilidade e robustez, a nova integrante da linha Volkswagen é capaz de atender plenamente às exigências de uma aplicação comercial, bem como às expectativas de quem procura um veículo ideal para o lazer.

De acordo com Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, com a Nova Saveiro a marca dá um passo extremamente importante para elevar sua participação no segmento das picapes compactas e fortalecer ainda mais o seu posicionamento no mercado: “Estamos certos de que vamos entregar aos consumidores a melhor e mais atraente picape dentro de seu segmento”.

A principal preocupação da Volkswagen foi atender às necessidades e desejos manifestados pelos consumidores em quatro clínicas realizadas antes e durante a execução do projeto. O resultado é um veículo acima de tudo prático e com aparência dinâmica, mantendo ao mesmo tempo a identidade da marca.

A Nova Saveiro compartilha com o Gol e o Voyage o motor EA-111 1.6 VHT e a transmissão MQ200, componentes de eficiência já comprovada pelos clientes dos dois modelos. A picape está disponível em duas versões: Nova Saveiro 1.6, ideal para o consumidor que busca um veículo para o dia-a-dia e Nova Saveiro 1.6 Trooper, perfeita para o consumidor com perfil mais esportivo e que gosta de exclusividade. A primeira versão também pode ser equipada com o pacote Trend, que reúne uma série de opcionais voltados ao público que busca visual e itens diferenciados.

As duas versões têm distância entre-eixos 152 mm maior do que a do Gol e Voyage. Simultaneamente, as bitolas também cresceram 47 mm na dianteira e 108 mm no eixo traseiro. A ampliação dessas dimensões permitiu o aumento da capacidade de carga, maior estabilidade e ampliação do espaço interior. Essas características levaram ao desenvolvimento de um design inteiramente novo.

Tanto na versão estendida como na cabine simples, a carroceria da Nova Saveiro foi desenvolvida para proporcionar ao motorista e passageiro um excelente nível de conforto. Além da grande disponibilidade de espaço, a facilidade de acesso através de portas amplas e com três graduações de abertura são resultados dessa preocupação. Um detalhe importante é a nova vigia traseira com janela deslizante, que se alinha na mesma superfície quando fechada, uma inovação inspirada nas modernas vans européias.

Muito importante para o desempenho e a economia, a aerodinâmica mereceu cuidados especiais, que envolveram estudos em ambiente virtual e em túnel de vento. A Nova Saveiro tem os menores coeficientes de arrasto da categoria: Cx=0,359 para a cabine estendida e Cx=0,378 na cabine simples.

Entre muitas outras características inéditas no segmento, a Nova Saveiro conta com um inovador sistema de abertura da tampa da caçamba. Para reduzir o esforço e evitar acidentes, foi instalado um amortecedor que suaviza o movimento da tampa.

O estepe está colocado sob a carroceria, aumentando o espaço disponível na cabine. Ele só pode ser acessado quando a tampa da caçamba, que dispõe de chave em todas as versões, está aberta. A picape conta ainda com sensor de estacionamento no parachoque traseiro, outra novidade na categoria.

O desenvolvimento da Nova Saveiro demandou milhares de horas de pesquisa e desenvolvimento, incluindo largo emprego de simulação virtual (com utilização do novo Virtual Reality Center da Volkswagen, único na América Latina), ensaios destrutivos, testes de durabilidade e treinamento de pessoal. Os testes de rodagem, realizados em ruas e estradas e nas pistas de testes do Brasil e Alemanha, totalizaram nada menos que 1,3 milhão de quilômetros rodados.

As principais vantagens da Nova Saveiro:
• Menor balanço dianteiro (-26mm): melhor proporção do
veículo, melhor distribuição de carga
• Maior altura da abertura de porta (+32mm): melhor
acessibilidade
• Maior altura (+58mm): melhor proporção do veículo
• Maior espaço de altura de cabeça (+8mm): mais conforto para
motorista e passageiro
• Posição mais alta do ocupante (+ 28,8mm): melhor
percepção do ambiente externo, melhor dirigibilidade
e maior conforto no acesso ao interior do veículo
• Maior entre-eixos (+ 152mm): melhor distribuição de carga,
mais estabilidade e melhor desempenho
• Versão cabine estendida: mais conforto, maior espaço
interno, possibilidade de acomodação de carga na cabine
• Menor balanço traseiro (-84mm): melhor distribuição
de carga, melhor proporção do veículo e maior estabilidade
• Maior ângulo de rampa traseiro (+2,8º): mais mobilidade,
melhor condição de rodagem
• Maior bitola dianteira e traseira (+47mm e +108mm): maior
estabilidade, maior distância entre as caixas de rodas na
caçamba (maior volume de carga)
• Maior comprimento e altura de caçamba (+18mm e
+ 57mm): maior volume e melhor acomodação da carga
• Maior espaço de cotovelo (+10mm): maior conforto para
motorista e passageiro.

Preços:
Saveiro 1.6 Cabine Simples - R$30.990 - Módulo Trend R$ 890,00
Saveiro 1.6 Cabine Estendida - R$33.690 - Módulo Trend R$ 920,00
Saveiro 1.6 Trooper - Cabine Simples - R$36.440
Saveiro 1.6 Trooper - Cabine Estendida - R$38.990

Nova picape Saveiro - Matéria em vídeo Mecânica Online

2009 | EDIÇÃO 116 | AGOSTO | RODANDO | CONHEÇA A REVISTA MULTIMÍDIA MECÂNICA ONLINE
Confira mais fotos do Novo Saveiro
Durante essa terça-feira acompanhe todas as novidades do novo modelo

2009 | EDIÇÃO 116 | AGOSTO | RODANDO | CONHEÇA A REVISTA MULTIMÍDIA MECÂNICA ONLINE
Mecânica Online mostra todos os detalhes da nova picape Saveiro da Volkswagen
Durante essa terça-feira acompanhe todas as novidades do novo modelo

Reportagem | Tarcisio Dias - Porto de Galinhas (PE)

              A Volkswagen quer recuperar o espaço no segmento de picapes. Para isso apresenta a Nova Saveiro ao mercado nacional nessa terça-feira, 25 de agosto. A equipe da Mecânica Online acompanha a apresentação do modelo e estará inserindo todas as informações no decorrer do dia. Mas você já encontra as primeiras imagens do novo modelo durante a primeira apresentação na noite da segunda-feira.

Com duas opções de cabine, simples e estendida, e três opções de acabamento, a Nova Saveiro apresenta a versão Trooper, que em inglês significa soldado, ou seja, o modelo está pronto para o serviço, quer seja lazer, lazer e trabalho ou apenas trabalho, como sua versão mais completa.

Acompanhe as primeiras imagens reveladas na noite da segunda-feira, 24 de agosto. Novas imagens e detalhes do modelo estarão sendo inseridos no decorrer do dia.

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