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2009 | EDIÇÃO 118 | OUTUBRO | RODANDO | CONHEÇA A REVISTA MULTIMÍDIA MECÂNICA ONLINE
Volkswagen moderniza Fox para enfrentar concorrência
Alinhado com a nova filosofia mundial de design da Volkswagen, Novo Fox ganha 2ª geração com mais modernidade e passa a oferecer opcionalmente transmissão automatizada

Reportagem | Tarcisio Dias (*)
BRASÍLIA (DF)

               O mercado muitas vezes é o termômetro que mostra o momento ideal para que um novo modelo passe por transformações para enfrentar a concorrência. Com o Fox não poderia ser diferente e a Volkswagen apresenta uma série de atualizações que deixam seu compacto mais atrativo sem perder a identidade da marca.

Por falar em identidade da marca, o Novo Fox é o primeiro modelo da Volkswagen do Brasil a receber a filosofia mundial de design do Grupo Volkswagen. Com característica de simplicidade e ausência de acabamentos supérfluos, o Novo Fox procura ficar ainda mais jovem e ao mesmo tempo dinâmico. Realmente essas evidências estão mais definidas em sua 2ª geração, que conta com faróis integrados ao desenho da grade dianteira. Novos espelhos retrovisores resultaram em maior ganho aerodinâmico, visibilidade e ao mesmo tempo esportividade.

A traseira também é nova. O para-choque, a tampa e o defletor têm linhas mais contundentes e horizontais,  marcada pelos novos conjuntos óticos com as lanternas de neblina e refletores integrados ao para-choques. A total integração das laterais com a traseira, marcada por linhas precisas que fluem ao redor do veículo, é mais uma característica da personalidade das formas do Novo Fox.

O interior do modelo foi renovado, mas mantém os elementos característicos do estilo Volkswagen. O porta-luvas com tampa prioriza a funcionalidade e a presença de diversos porta-objetos, sucesso desde o lançamento do Fox, foi mantida. A grande mudança ficou por conta do novo painel de instrumentos, desenvolvido com display TFT e mostradores duplos de quatro agulhas, uma tendência dos recentes lançamentos mundiais da marca Volkswagen.

Novo Fox
Após seis anos da primeira geração, Volkswagen apresenta a segunda geração do Fox
Novo Fox

Versões - O Novo Fox está disponível nas seguintes versões:  1.0, com duas ou quatro portas;  1.6, com quatro portas e Prime 1.6, com quatro portas. Para as versões 1.0 e 1.6, é oferecido o pacote Trend, um conjunto de acessórios abrangente e com preço atraente.

Versão I-Motion - O Novo Fox oferece, opcionalmente, a nova transmissão automatizada ASG (Automated Sequential Gearbox), disponível para as versões equipadas unicamente com motorização 1.6 litro. O sistema é o mesmo lançado no Polo e permite que a troca de marchas seja feita de forma automática ou manual, através da alavanca localizada no console ou por shift paddles (opcionais) posicionados junto ao volante.

A transmissão automatizada tem custo cerca de 50% inferior aos modelos automáticos tradicionais e oferece uma série de vantagens, entre as quais maior durabilidade do sistema de embreagem e consumo de combustível similar ao dos carros com câmbio manual. Dispondo de cinco velocidades, contra quatro disponíveis na maioria dos câmbios automáticos do mercado, o sistema possibilita também melhor aproveitamento do motor. As versões I-Motion contam com computador de bordo com sete funções: autonomia, distância percorrida, velocidade média, alerta de velocidade regulável, tempo de percurso, consumo momentâneo e consumo médio.

Novos volantes - Uma nova linha de volantes de direção é oferecida aos compradores do Novo Fox. O destaque é a disponibilidade de comandos integrados do sistema de som e do I-System. A versão mais sofisticada, derivada do Passat CC alemão, também permite trocar as marchas do câmbio automatizado.

Rodas e pneus - O Novo Fox traz como itens de série rodas de aço com super calotas 15” e pneus 195/55 R15. Rodas de liga leve com design especial são opcionais.

Sistema de som - O Novo Fox pode ser preparado para a instalação do equipamento de som (antena e fiação), oferecendo como opcional um conjunto de quatro altofalantes e dois twitters.  Na versão Prime, este equipamento é item de série.

Mecânica Online - Para você ter uma ideia são necessárias 6.200 peças na formação do Novo Fox, e a Volkswagen garante todas elas são verificadas uma a uma, por meio de um processo conhecido como "tear down".

Para melhor desempenho e consumo – mesmo em velocidades moderadas – a aerodinâmica é um ponto muito importante na concepção dos novos modelos da Volkswagen. O trabalho realizado com o Novo Fox permitiu um ganho na eficiência aerodinâmica. O coeficiente de arrasto (Cx) resultante do novo desenho do carro é 0,353 e a área frontal de 2,17 m2.

A aerodinâmica foi determinante, também, no desenvolvimento dos espelhos retrovisores externos. Além de procurar reduzir a resistência ao fluxo de ar, eles são projetados para criar o mínimo de turbulência, com o objetivo de minimizar os ruídos em alta velocidade. Graças ao desenho do para-choque dianteiro o ar é canalizado para os discos de freios dianteiros, melhorando seu desempenho e aumentando sua vida útil.

O conforto acústico do Novo Fox também mereceu atenção especial. O nível de ruído de um automóvel resulta da soma e interação de sons gerados por diversas fontes. Para analisar esse complexo panorama, durante o desenvolvimento do carro foram adotados supressores de ruído adicionais que permitem eliminar o som vindo de componentes específicos, como o sistema de admissão de ar do motor ou o escapamento, identificando e tratando as fontes de ruído.

A adoção de itens aparentemente simples, como o teto solar ofertado como opcional no Novo Fox, exige alterações importantes na estrutura do carro. As unidades equipadas com teto solar recebem reforços especiais na carroceria, desenvolvidos para manter sua rigidez estrutural e resistência à torção. Este componente, para ser aprovado, também passou por uma bateria de testes: impermeabilidade, resistência e durabilidade, este incluindo a repetição, milhares de vezes, da abertura e fechamento.

Os novos dutos de ventilação foram estudados para proporcionar melhor vazão e garantir sua eficiência no desembaçamento e descongelamento do para-brisa em condições climáticas adversas. Os airbags foram testados entre temperaturas extremas para funcionar corretamente em qualquer situação. Os materiais utilizados no painel e outros pontos do interior do carro precisam resistir à exposição direta do sol mantendo suas características dimensionais e, não importa o calor, sem se tornarem pegajosos ao tato.

Como todos os novos modelos da Volkswagen, o Novo Fox passou por extensivos testes de rodagem, realizados em pista e em vias públicas do Brasil e em outros países. Foram cerca de um milhão e 200 mil quilômetros, rodados, inclusive, no Círculo Polar Ártico, em pleno inverno europeu, e em desertos. Esse tipo de testes permite avaliar o conjunto do carro e itens específicos. As equipes trabalham em três turnos, 24 horas por dia e, a cada troca de motoristas, é feita uma checagem geral do funcionamento dos vários sistemas, cujos resultados são armazenados num banco de dados.

Antes de assumir o volante, os pilotos cumprem um ritual que inclui o acionamento por cinco vezes de vários itens, como abertura das portas, capô e porta-malas, abaixar e levantar os para-sóis, etc. No total, após seis meses, cada componente é movimentado 28 mil vezes. Além disso, vários deles são submetidos a acionamentos repetidos até 100 mil vezes por sistemas robotizados. Um usuário normal, que abre e fecha a porta do motorista dez vezes por dia, levaria cerca de 27 anos para atingir esse número.

O Novo Fox atingiu a classificação 10 no estudo Car Group, do Cesvi Brasil,  resultado que reforça a posição do modelo como o  Best-in-Class na categoria hatch compacto. O Centro de Experimentação Viária (CESVI) – Brasil é um órgão privado independente que é referência para as seguradoras em questão de reparabilidade. Os resultados quanto a facilidade e custo do reparo, certamente tem reflexo positivo no valor dos prêmios dos seguros.

Novo Fox
Versão 1.0 do Volkswagen Fox com o pacote Trend
Novo Fox
Internamente Novo Fox mostra evolução principalmente no comparativo com os próprios modelos da Volks
Novo Fox

Modelo novo com preço antigo - A Volkswagen manteve os preços da configuração básica. O Fox com o propulsor 1.0 flex parte de R$ 29.900, na carroceria de duas portas, e sobe para R$ 31.830, com as quatro portas. O motor vem possui câmbio manual de cinco marchas e desenvolve 72 cv (gasolina) e 76 cv (álcool) de potência a 5.250 rpm. O torque é de 9,7 kgfm com gasolina - 10,6 kgfm, com álcool - a 3.850 giros. Já nas versões com motorização 1.6 litro, os preços foram reajustados em aproximadamente 2,5%.

O Fox básico com o bloco 1.6 flex parte de R$ 34.800 – quase R$ 1 mil mais caro – e chega a R$ 36.930 na configuração superior Prime. O motor vem com o mesmo câmbio manual de cinco velocidades e oferece também a opção da caixa automatizada ASG, que custa R$ 2,5 mil. Com a transmissão, os preços sobem para R$ 37.200 e R$ 39.400, na versão Prime. O motor produz, respectivamente, 101 cv e 104 cv de potência, com gasolina e álcool, a 5.250 giros, e um torque de 15,4 kgfm e 15,6 kgfm, liberado logo aos 2.500 rpm.

Por esses valores, a Volkswagen mantém o Fox competitivo no mercado, apesar do modelo oferecer uma lista de série pouco atraente nas versões de entrada. Há apenas direção hidráulica, máscara negra nos faróis e limpadores dianteiros e traseiros. O ar-condicionado é sempre opcional, assim como diversos equipamentos, como freios com ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), airbags duplos frontais e o sistema de som de fábrica, com rádio/CD player, leitor de MP3, conexão Bluetooth para celulares e entradas USB e SD Card. Com todos os opcionais, incluindo o estreante teto solar, o preço do Novo Fox se aproxima dos R$ 50 mil.

Novo Fox
Novo Fox 1.6 Prime I-Motion - Teto solar opcional é novidade no segmento
Novo Fox
Brake light agora é externo, presente no spoiler
Novo Fox
Apesar do apelo esportivo na versão Prime, internamente a esportividade não fica tão destacada

Primeiras impressões - A sua Revista multimídia Mecânica Online / Portal Mecânica Online avaliou a versão 1.6 Prime I-Motion que tem na esportividade seus atrativos. O percurso foi de cerca de 40 quilômetros pelo centro de Brasília (DF) e permitiu conhecer melhor algumas características da 2ª geração do Fox. A evolução é rapidamente notada no habitáculo do motorista, que transmite melhor qualidade e acabamento nos materiais apresentados.

O painel de instrumentos realmente merece destaque não apenas pela funcionalidade oferecida, mas também pela forma de apresentação das informações, como relógios para o conta-giros e velocímetro, além de uma tela central grande, com inúmeras informações do carro e do som.

O desempenho do motor oferece respostas rápidas quando o acelerador é acionado, favorecido principalmente pelo torque máximo de 15,6 kgfm, que é despejado logo aos 2.500 giros. O segredo do melhor funcionamento da transmissão automatizada é o seu escalonamento, que permite trocas de forma suave e comportada, mas sem perder a dinâmica necessária na característica esportiva.

Ainda assim, o apelo esportivo do Novo Fox fica devendo muito quando comparado com a concorrência. Se comparado com os modelos da própria linha Volkswagen, realmente o Fox 1.6 Prime I-Motion mostra evolução, mas mesmo assim ainda muito comedida. Em alguns momentos a esportividade que o modelo reflete externamente não aparece em seu interior, ou seja, o aspecto mais sóbrio e formal da linha continua mantida mesmo numa versão que procura a sensação de esportividade.

O acesso aos comandos no painel de instrumentos nem sempre é fácil. Acionar o piloto automático por exemplo exige que o motorista passe sua entre sobre o volante, ou mesmo entre o volante para ter acesso ao comando. O acabamento interno das peças visíveis realmente ficou bem melhor, mas observando com um pouco mais de atenção, ainda observamos pequenas falhas em peças que só aparecem quando são acionadas, por exemplo, a tampa do porta-luvas que mostrava rebarbas no acabamento interno.

No geral o Novo Fox surpreendeu pela criatividade na busca da melhoria do modelo. Sua boa posição de dirigir e espaço interno foram mantidos e ainda facilitados, seus aspectos de tecnologia e acabamento foram acentuados em inovações e qualidade, principalmente quando comparados com a primeira geração do modelo.

Mecanicamente falando o Novo Fox está alinhado com as facilidades de reparação e baixa manutenção. A transmissão automatiza, oferecida opcionalmente, quando bem conduzida pelo motorista é prática e eficiente, tornando mais prazerosa a dirigibilidade, comodidade muita próxima de uma condução com câmbio automático de verdade, mas com a vantagem de ser mais barata e permitir funcionamento mais econômico do motor. Sobrando uma graninha recomendamos esse opcional.

* Repórter viajou a convite da Volkswagen do Brasil

Novo Volkswagen Fox

Diferenciais do Novo Fox 1.0 e 1.6 dentro de seu segmento

  1. Modelo com maior altura interna
  2. Melhor espaço para pernas na parte traseira
  3. Porta-malas com maior altura para carga
  4. Menor largura para vagas na garagem (4 portas)
  5. Quantidade de porta-objetos (2 portas: 15 / 4 portas: 17)
  6. Único com pneus 195/55 R15 série
  7. Único com faróis máscara negra de série
  8. Único com chave canivete de série
  9. Único com porta-garrafas nas portas dianteiras de série
  10. Único com retrorefletores no para-choque traseiro
  11. Único com banco traseiro totalmente rebatível e dobrável de série
  12. Único com gaveta embaixo do banco do motorista de série
  13. Único a oferecer banco traseiro com ajuste longitudinal - opcional
  14. Único a oferecer sensor de estacionamento traseiro – opcional
  15. Único a oferecer luz de seta integrada aos retrovisores - opcional
  16. Único a oferecer tomada 12V no porta-malas - opcional
  17. Único a oferecer visor com tecnologia TFT
  18. (Thin-Film Transistor) de alta resolução (120 colunas x 172 linhas)
  19. e alto contraste no instrumento combinado – opcional
  20. Único a oferecer I-System - opcional
  21. Único a oferecer comandos de som e computador de bordo integrados ao volante – opcional
  22. Único a oferecer versão I-Motion 1.6 com câmbio automatizado ASG e shift paddle - opcional
  23. Único a oferecer espelho retrovisor interno eletrocrômico (antiofuscante) – opcional
  24. Único com limpador do parabrisa com sensor de chuva – opcional

O pacote Trend  traz como itens adicionais à versão básica:

  1. Antena de teto e preparação para som
  2. Frisos laterais na cor do veículo
  3. Maçanetas e espelhos na cor do veículo
  4. Tecidos dos bancos exclusivos
  5. Faróis com duplas parábolas
  6. Grade dianteira em acabamento preto brilhante
  7. Pára-sóis iluminados

A  versão Prime inclui:

  1. Faróis com duplas parábolas
  2. Lanternas escurecidas
  3. Adesivos nas colunas das portas
  4. Adesivo exclusivo no para-choques traseiro entre os retro-refletores
  5. Frisos laterais com apliques metalizados
  6. Aerofólio traseiro aplicado na cor do veículo com brakelight integrado
  7. Novos acabamentos dos detalhes internos ( pintura Siberian)
  8. Volante diferenciado
  9. Aquecimento
  10. Coluna do volante ajustável em altura e profundidade
  11. Tecidos dos bancos exclusivos
  12. Iluminação individual para ocupantes traseiros
  13. Banco traseiro corrediço
  14. Tomada 12V no porta-malas

Faróis e lanternas de neblina

Dentro do segmento, o Novo Fox Prime tem como destaques:

  1. Modelo com maior altura
  2. Melhor espaço para pernas na parte traseira
  3. Porta-malas com maior altura para carga
  4. Melhor dimensão de largura para vagas na garagem
  5. Maior volume de porta-malas mantendo todos os passageiros
  6. (com o banco traseiro corrediço todo à frente)
  7. Único com pneus 195/55 R15 série
  8. Único com faróis máscara negra com detalhes cromados de série
  9. Único com grade dianteira pintada em preto brilhante de série
  10. Único com inserto cromado nos frisos laterais de série
  11. Único com ponteira de escapamento cromada esportiva de série
  12. Único com porta-garrafas nas portas dianteiras de série
  13. Único com banco traseiro totalmente rebatível e dobrável de série
  14. Único com banco traseiro com ajuste longitudinal de série
  15. Único a oferecer para-sóis iluminados de série
  16. Único com chave canivete de série
  17. Único a oferecer gaveta embaixo do banco do motorista de série
Ficha técnica Volkswagen Fox 1.6 Prime I-Motion
Motor Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8 válvulas, comando simples (SOHC), flex
Cilindrada (cm³) 1.598
Potência (cv) 101 (gasolina) e 104 (álcool) a 5.250 rpm
Torque (kgfm) 15,4 (g) e 15,6 (a) a 2.500 rpm
Taxa de compressão 12,1:1
Câmbio Automatizado ASG de cinco marchas
Comprimento (m) 3,82
Largura (m) 1,64
Altura (m) 1,54
Entre-eixo (m) 2,46
Porta-mala (l) 260 / 1.016 (com o banco traseiro rebatido)
Suspensão Independente do tipo McPherson com braços triangulares transversais, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora na dianteira, e por eixo de torção, com braços longitudinais, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na traseira.
Freios Discos ventilados, na dianteira, e tambores, atrás.
Opcionalmente com ABS e EBD
Tanque (l) 50
Aceleração de 0 (zero) a 100 km/h (s) 11
Velocidade final (km/h) 184
Preço (R$) 39.400
Ficha técnica do Novo Fox em PDF
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Novo Fox teve seu lançamento em Brasília
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