2010 | EDIÇÃO 121 | JANEIRO | RODANDO | CONHEÇA A REVISTA MULTIMÍDIA MECÂNICA ONLINE
Avaliamos o Carro do ano 2009: Agile, destaque da GM em Detroit
Fazendo o caminho inverso, Chevrolet Agile é o um dos principais destaques da General Motors na edição 2010 do Salão de Detroit. Conheça mais detalhes do modelo que foi avaliado pela Mecânica Online

Reportagem | Tarcisio Dias
Recife - Pernambuco

                O Salão de Detroit acontece nesse mês de janeiro nos Estados Unidos e o Chevrolet Agile faz o caminho inverso, saindo do Brasil para ser destaque na casa da matriz. 100% desenvolvido em nosso território e produzido na Argentina, o Agile inovou na linha da General Motors brasileira com mudanças em design e também no interior. Vencedor dos principais prêmios acontecidos em 2009, como o Carro ABIAUTO 2009 e Melhor Carro Nacional, também da ABIAUTO (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva), entre outros, o Agile é uma revelação também nas ruas, durante nossa avaliação.

Nas ruas o Agile despertou muita atenção. Avaliamos a versão LTZ com a cor utilizada pela Chevrolet no lançamento do modelo: amarelo Carman. Nada de passar desapercebido. O primeiro bom aspecto do Agile fica por conta de sua lista de equipamentos. Para começar oferece piloto automático e computador de bordo de série, além do ar-condicionado e vidros elétricos. Outra importante marca do modelo fica por conta da capacidade do porta-malas, que oferece 327 litros, o maior do segmento, podendo chegar a 1.140 com os bancos rebatidos.

Chevrolet Agile
Chevrolet Agile
Chevrolet Agile
Chevrolet Agile

Apesar do bom começo, o Agile é muito discutido quando o assunto é design. 100% criado pelas áreas de design e engenharia brasileiras no novo Centro Tecnológico em São Caetano do Sul (SP) e no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba (SP), da General Motors do Brasil, os mais avançados da América Latina, nas ruas as opiniões despertam dois lados distintos: bonito ou feio. Não encontramos meio termo. Muita gente realmente gostou do design, mas muitas também discutiram sobre a frente, proporcionalidades e também sobre a faixa preta na lateral do modelo.

Quando o assunto é inovação, a tecnologia no Agile recebeu um tratamento que normalmente é oferecido em modelos superiores. Um exemplo é o painel de instrumentos inteligente, com eletrônica embarcada suficiente para se transformar em uma espécie de “comandante eletrônico” do carro, além de interagir com outros componentes. O computador de bordo tem seis funções: autonomia, velocidade acumulada, temperatura externa, consumo instantâneo, consumo total e hora. Item de série no Agile, ele mantém o motorista avisado de qualquer imprevisto: quando precisa abastecer o tanque, quando o sistema de arrefecimento precisa de fluido, quando o chaveiro eletrônico precisa de pilha, quando a próxima revisão está próxima, quando a luz do pisca está queimada.

Apesar da Chevrolet divulgar números de economia como ponto forte do Agile, nossa versão avaliada não teve um rendimento tão satisfatório assim. O motor 1.4 Econo.Flex que equipa o Chevrolet Agile, segundo os dados disponibilizados pela fabricante quando abastecido com gasolina faz 16,2 km/litro na estrada e 12,1 km/litro na cidade, dando uma média de 13,7 km/litro. Com álcool ele faz 11,2 km/litro na estrada, 8,4 km/litro na cidade, e uma média de 9,5 km/litro. Durante nossa avaliação, utilizando álcool, o consumo médio ficou em 5,5 quilômetros por litro de combustível.

Chevrolet Agile
Chevrolet Agile
Chevrolet Agile

Um inconveniente no modelo ficou por conta da abertura da tampa do porta-malas. Apenas com a chave diretamente na fechadura da tampa. Nada de opção para abertura por meio de controle diretamente no chaveiro da chave ou mesmo por algum botão internamente. Muitas vezes tivemos que desligar o modelo para só então ter acesso ao porta-malas.

Chevrolet AgileQuando temos um motor 1.4 litro esperamos um desempenho satisfatório e ao mesmo tempo econômico. Como visto anteriormente o consumo não foi tão econômico assim e a dinâmica do modelo também ficou devendo. Apesar de produzir 102 cavalos de potência quando abastecido com álcool a 6.000 rpm (rotações por minuto) e 97 cv de potência com gasolina, na mesma rotação anterior, o Agile passa a sensação que ficou pesado para o propulsor oferecido. Falta disposição quando se pisa no pedal do acelerador. Dinamismo e economia não parecem uma combinação tão ágil assim no novo modelo da Chevrolet.

Entre os itens de conforto e segurança que são exclusivos do Chevrolet Agile em relação aos concorrentes no segmento e/ou faixa de preço similar destacam-se: Ar-condicionado de série com controles com display digital, banco do motorista com ajuste de altura, coluna de direção ajustável em altura, banco dianteiro do passageiro com encosto rebatível, banco traseiro bipartido com encosto rebatível, travas elétricas das portas, espelhos retrovisores externos com controle remoto elétrico, vidros com acionamento elétrico e dispositivo "um toque" para subida e descida, com sistema de alívio de pressão, alarme antifurto com controle na chave, rádio com CD/MP3 com Bluetooth®, entrada USB e Auxiliar IN/INPUT, e navegador com GPS integrado ao painel e Direção hidráulica .

Além de vir equipado com uma extensa lista de itens de conforto, o Chevrolet Agile possui uma posição de dirigir mais alta em relação aos automóveis de passeio convencionais, o que favorece a dirigibilidade. O modelo foi projetado tendo como ponto de partida um ponto ‘H’ elevado (H de hip point, que em inglês significa quadril). Quanto mais elevado for esse ponto, mais alta será a posição de dirigir.

O Agile vem com uma série de componentes relativos ao conforto e que facilitam a vida a bordo: faróis com acendimento automático, desligamento temporizado dos faróis após o desligamento do motor (guia de luz para auxílio em locais escuros), acendimento automático das luzes externas, quando as portas são destravadas pelo controle remoto, abertura automática dos vidros das portas com acionamento por controle remoto, seta de indicação de mudança de faixa temporizada (basta ao motorista dar um leve toque e a seta pisca três vezes, para indicar ao carro que vem de trás a intenção do motorista).

Chevrolet Agile
Chevrolet Agile
 
Agile 1.4L - 4 Portas - Motor 1.4L FlexPower - Preço público sugerido em 11/01/2010
Versão

Modelo / Configuração

Conteúdo Preço - R$
LT 5B48XA /R9E Ajuste altura bco motorista / direção hidráulica / limpador e desemb vidro traseiro / piloto automático / computador de bordo / acendimento automático dos faróis / Rodas 15” aço com calotas integrais / molduras laterais na cor preta 33.871
5B48XA /R9T Ajuste altura bco motorista / direção hidráulica / limpador e desemb vidro traseiro / piloto automático / computador de bordo / acendimento automático dos faróis / Rodas 15” aço com calotas integrais / molduras laterais na cor preta / travas elétricas das portas / vidros elétricos dianteiros / alarme 35.228
5B48XA /R9U Ajuste altura bco motorista / direção hidráulica / limpador e desemb vidro traseiro / piloto automático / computador de bordo / acendimento automático dos faróis / Rodas 15” aço com calotas integrais / molduras laterais na cor preta / travas elétricas das portas / vidros elétricos dianteiros / alarme / ar condicionado 38.107
5B48XA /R9H Ajuste altura bco motorista / direção hidráulica / limpador e desemb vidro traseiro / piloto automático / computador de bordo / acendimento automático dos faróis / rodas 15” aço com calotas integrais / molduras laterais na cor preta / travas elétricas das portas / vidros elétricos dianteiros / alarme / ar condicionado / airbag duplo frontal 39.342
 
LTZ 5N48XA / R9J Ajuste altura bco motorista / direção hidráulica / limpador e desemb vidro traseiro / piloto automático / computador de bordo / acendimento automático dos faróis / Rodas 15” alumínio / molduras laterais na cor do veículo / travas elétricas das portas / vidros elétricos dianteiros / alarme / espelhos retrovisores externos elétricos / rádio CD / MP3 player com conectividade USB e Bluetooth / faróis de neblina / ar condicionado 40.020
5N48XA / R9K Ajuste altura bco motorista / direção hidráulica / limpador e desemb vidro traseiro / piloto automático / computador de bordo / acendimento automático dos faróis / rodas 15” alumínio / molduras laterais na cor do veículo / travas elétricas das portas / vidros elétricos dianteiros / alarme / espelhos retrovisores externos elétricos / rádio CD/MP3 player com conectividade USB e Bluetooth / faróis de neblina / ar condicionado / vidros elétricos traseiros / lanterna de neblina / airbag duplo frontal / ABS com EBD 43.158
 
  PINTURA: Metálica 818

Chevrolet Agile - Avaliação

Destaque no Salão de Detroit 2010 - O hatchback Agile, modelo totalmente desenvolvido no Brasil pelo Centro Tecnológico da General Motors do Brasil, é uma das três estrelas globais dentre os modelos exibidos pela Chevrolet tanto na mostra da marca, no Renaissance Center, quanto no Salão Internacional do Automóvel de Detroit, inaugurado oficialmente nesta segunda-feira (11/02/2010) e que será aberto ao público a partir do próximo sábado (16/01/2010).

Tim Lee, presidente das Operações Internacionais da General Motors Company, participou da exposição dos modelos, e destacou que a Chevrolet tem registrado um crescimento expressivo nas vendas de veículos no mundo. Em 2009, as vendas totais de veículos Chevrolet totalizaram 1,34 milhão de unidades, das quais apenas o Brasil e a China responderam por uma participação de 27%.

Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil e Mercosul, também presente ao evento, assinalou que a Chevrolet no Brasil registrou seu novo recorde histórico anual de vendas, com 595.536 veículos emplacados, com evolução de 46.593 unidades a mais do que o antigo recorde, de 2008 (548.943 unidades).

José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, explicou que o Agile exibido é um veículo na cor amarelo Carman, equipado com rodas de 16 polegadas, na versão LTZ, tendo sido 100% desenvolvido pelo Centro Tecnológico da General Motors do Brasil. O modelo já demonstra no mercado sua boa aceitação, com 6.515 unidades emplacadas em dezembro último (bem acima das 3.500 esperadas inicialmente). Os números confirmam a expectativa da própria imprensa especializada, ao conquistar em 2009 a "tríplice coroa" de prêmios, com sua eleição como "Carro do Ano" pela Revista AutoEsporte, o "Melhor Carro Nacional" e Melhor Carro Abiauto" pela Associação Brasileira da Imprensa Especializada em Automóveis, e "O Melhor de Auto Press 2010".

Segundo ele, o sucesso do Agile faz com que a GM já comece a programar um aumento da produção na fábrica de Rosario, na Argentina, para atender a demanda do mercado. O objetivo é ampliar o mais rápido possível a produção de 6.000 para 8.000 unidades mensais, já neste ano de 2010. Com a participação do Agile e de outros modelos destaques da Chevrolet em todo o mundo no evento em Detroit, a General Motors Company reafirma a presença da marca globalmente.

Chevrolet Agile
Os destaques da marca Chevrolet - Agile, Spark e Cruze - durante a abertura do Salão Internacional de Detroit,
mostrados por Tim Lee, presidente das Operações Internacionais da General Motors Corporation
Chevrolet Agile
http://www.mecanicaonline.com.br capa capa créditos imprimir adicione aos favoritos fale conosco fale conosco