2010 | EDIÇÃO 124 | ABRIL | RODANDO | CONHEÇA A REVISTA MULTIMÍDIA MECÂNICA ONLINE
Linha 2011 do Logan ganha mudanças no visual e mantém preços
Mudanças promovidas no Novo Logan, sobretudo no interior, contaram com a participação de profissionais brasileiros, com o intuito de adequar o carro ao gosto dos consumidores locais. Garantia de 3 anos é diferencial do modelo

Com assessoria de imprensa da Renault do Brasil

               As mudanças no Novo Logan deixaram o sedã muito mais moderno e com visual requintado. As linhas originais predominantemente angulares deram lugar a formas mais suaves e arredondadas, numa nítida evolução estética. O modelo ganhou 3,9 centímetros de comprimento, por conta dos novos pára-choques e agora mede 4,29 metros. No interior, um visível salto de qualidade, com melhorias de acabamento e adoção de novos materiais.

Pára-choques, grade frontal, faróis, lanternas traseira, tampa do porta-malas e interior foram totalmente modificados. O Novo Logan, no entanto, manteve as linhas limpas. Não há excessos nem detalhes desnecessários em sua carroceria. O conjunto continua sugerindo robustez, que é uma das características marcantes do modelo.

O Designer-Chefe do Renault Design América Latina (RDAL), Vincent Pedretti, lembra que o automóvel já nasceu como sedã, diferentemente de modelos derivados de outras configurações de carroceria. “Sem a necessidade de adaptação do porta-malas (terceiro volume), ficou mais fácil racionalizar o espaço interno”, explica o responsável pelo centro de desenvolvimento e estilo instalado no Brasil.

O especialista lembra que as mudanças promovidas no Novo Logan, sobretudo no interior, contaram com a participação de profissionais brasileiros, com o intuito de adequar o carro ao gosto dos consumidores locais. “As tonalidades e cores usadas no interior, bem como a padronagem dos tecidos, o quadro de instrumentos - onde estão conta-giros e velocímetro - e outros detalhes na carroceria levaram em conta a preferência do mercado nacional”, acrescenta.

Logan 2011
Renault Logan 2011
Logan 2011

Para Pedretti, o Novo Logan ficou bem mais elegante, e itens como frisos cromados na dianteira e na tampa do porta-malas contribuíram para isso. “Detectamos que os clientes queriam um automóvel com aparência mais sofisticada e dinâmica, o que serviu de base para as mudanças”, justifica.

Mais harmonia nas linhas externas - A dianteira do Novo Logan foi totalmente reformulada com a adoção de ampla grade frontal formada por filetes horizontais na cor cinza. Sobre a grade, chama a atenção um friso cromado, presente em todas as versões do modelo. Os faróis, de forma trapezoidal, ficaram maiores, englobando no mesmo conjunto óptico as luzes indicativas de direção. Na versão Expression, os faróis de neblina trazem moldura com acabamento preto.

A traseira, por sua vez, ganhou nova tampa do porta-malas, com spoiler integrado. O pára-choque, que aloja a placa, foi redesenhado, assim como as lanternas, de formato predominantemente vertical. A versão Expression ainda apresenta um elegante friso cromado na extremidade da tampa do porta-malas como diferencial.

Lateralmente, o Novo Logan mantém o visual imponente. A versão Expression agregou novos elementos visuais que remetem à sofisticação, como frisos laterais e maçanetas na cor da carroceria, assim como os retrovisores, quando estes forem elétricos. A chamada “coluna B” (entre as portas dianteiras e traseiras) tem acabamento adesivo em preto fosco. As portas preservam grande ângulo de abertura para facilitar o acesso e a saída dos passageiros.

Sete opções de cores estarão disponíveis para o Novo Logan, das quais duas sólidas (Vermelho Vivo e Branco Glacier) e cinco metálicas (Preto Nacré, Cinza Acier, Bege Angorá, Azul Crepúsculo e Prata Etoile).

Evolução significativa no interior - A cabine do Novo Logan também traz mudanças importantes. A exemplo da carroceria, o painel ficou mais atual, com destaque para a melhoria do acabamento e dos materiais utilizados em sua produção. Plásticos e tecidos de padrão superior deixam claro a evolução de qualidade obtida pelo modelo.

Atendendo a sugestões dos clientes, os botões de acionamento dos vidros elétricos foram instalados nas portas, tornando a operação do equipamento muito mais fácil e acessível. Por falar em portas, a forração interna passa a ser feita com nova padronagem de tecido, e os puxadores foram reformulados: ficaram maiores e mais fáceis de serem acessados.

Na versão Expression, o interior apresenta requintes, como manopla de câmbio, maçanetas internas e saídas de ar com acabamento na cor alumínio. O volante, que opcionalmente pode ser revestido de couro, traz o logotipo Renault cromado.

O quadro de instrumentos apresenta novo grafismo. A iluminação na cor âmbar foi mantida, assim como os indicadores digitais de nível de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento.

Espaço traduzido em números: Novo Logan leva cinco pessoas sem aperto - Apesar de ser um modelo compacto, o Novo Logan é mais espaçoso que muitos sedãs médios à venda no País. A distância entre-eixos (distância entre os eixos das rodas da frente e de trás) é de 2,63 metros, maior que a encontrada em veículos de segmentos superiores, como o Toyota Corolla, o que garante amplo espaço interno.

Com 1,740 metro, o Novo Logan é ainda 28 mm mais largo que Ford Focus e Chevrolet Vectra. Os passageiros de trás agradecem: o modelo da Renault é o único de sua categoria a levar cinco pessoas com conforto e sem aperto, pois sobra espaço para os joelhos e para a cabeça. O Novo Logan também é o mais alto da categoria, com 1,534 metro.

A boa largura é sentida também por quem vai nos bancos da frente, já que o espaço para os ombros é bem melhor que o proporcionado pelos concorrentes. Os ocupantes dos assentos traseiros contam com dois cintos de segurança de três pontos, instalados nas laterais, e um sub-abdominal no centro.

No quesito porta-malas, o Novo Logan também vence de goleada os adversários. Sua capacidade de carga é de 510 litros, contra 439 litros do Prisma, 432 do Ford Fiesta Sedan e 490 litros do Volkswagen Voyage.

Logan 2011
Renault Logan 2011
Logan 2011

Mecânica Online - A preocupação da Renault do Brasil ao desenvolver o Novo Logan foi de zelar pela manutenção simples e acessível do modelo. Por isso, o veículo chega ao mercado brasileiro com duas opções de motorização bicombustíveis: 1.0 16V Hi-Flex e 1.6 8V Hi-Torque. Ambos já conquistaram a confiança dos consumidores brasileiros pela eficiência e resistência mecânica.

O motor 1.0 16V Hi-Flex rende 77 cv (álcool) e 76 cv (gasolina) de potência máxima a 5.850 rpm, gerando 10,1 Kgfm de torque máximo, sendo que 80% desse valor já está disponível a partir de 1.500 rpm. Para acelerar de zero a 100 km/h, o modelo precisa de apenas 14,2 segundos (álcool) e de 14,3 segundos (gasolina)

Já o motor 1.6 8V Hi-Torque produz 95 cv de potência máxima com álcool e 92 cv com gasolina. Uma das características deste propulsor é, como o nome indica, a oferta de torque em baixas rotações: são 14,1 mkgf (álcool) e 13,7 mkgf (gasolina) a 2.850 rpm, faixa de rotação mais utilizada pelos motoristas brasileiros. A apenas 2.500 rpm, é bom que se diga, 95% da força já está disponível. A velocidade máxima é de 175 km/h (álcool) e 173 km/h (gasolina), e a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 11,8 segundos (álcool) e 12,2 segundos (gasolina).

Ambos os propulsores são dotados de acelerador eletrônico, sem cabos ou conexões mecânicas. Com esse tipo de solução, o acionamento da borboleta do sistema de alimentação é feito por meio de sensores eletrônicos. Além disso, vale ressaltar que o motor está resguardado por um protetor de cárter reforçado, de série, e a caixa de câmbio conta com vedação adicional contra poeira. Providências tomadas após exaustivos testes de rodagem em condições as mais severas. Para chegar ao mercado nacional, o Logan teve antes que rodar 1 milhão de quilômetros.

Sem medo dos buracos - A suspensão do Novo Logan foi desenvolvida especificamente para as condições de rodagem do Brasil. O resultado foi um conjunto simples, porém robusto, capaz de enfrentar situações adversas sem sacrificar a segurança e o conforto de motorista e passageiros. A eficiência da suspensão já rendeu o reconhecimento dos consumidores e também da mídia especializada.

A versão Expression 1.6 8V Hi-Torque traz rodas de aro 15”. Opcionalmente, elas podem ser de liga leve. Os modelos com motor 1.0 16V Hi-Flex apresentam rodas aro 14”. O Novo Logan é equipado com os pneus mais largos do seu segmento: 185/70 R14 na motorização 1.0 16V Hi-Flex; e 185/65 R15, na versão 1.6 8V Hi-Torque, o que propicia mais aderência e estabilidade nas curvas.

Os freios são a disco na dianteira e tambor na traseira, que, a partir de agora, passa a contar com sistema anti-bloqueio (ABS) como item opcional nas duas opções de motori disponíveis (1.0 16V Hi-Flex e 1.6 8V Hi-Torque).

O Novo Logan é um dos poucos modelos do segmento a contar com uma válvula compensadora de frenagem. Este dispositivo, que integra a lista de equipamentos de série do modelo, regula de forma eficaz a distribuição da força da frenagem em função da carga do veículo entre os freios dianteiro e traseiro. Significa dizer que, seja vazio, com apenas o motorista, ou cheio, com cinco pessoas e bagagem, o Novo Logan é capaz de distribuir sua capacidade de frenagem com a mesma eficiência e segurança.

O Novo Logan é equipado com caixa de câmbio manual de cinco marchas. O conjunto é produzido pela Renault na fábrica Cormecânica, no Chile, e é caracterizado pelos engates macios e precisos.

Seguro para a família - O monobloco do Novo Logan está assentado em uma plataforma de concepção moderna e com alta dose de tecnologia. Derivada da plataforma B da Aliança Renault-Nissan, a base se caracteriza pelo alto grau de rigidez torcional.

A carroceria conta com zonas de deformação programada, que absorvem energia no caso de uma colisão, e dissipam seus efeitos para manter o compartimento dos passageiros intacto. A plataforma apresenta reforços estruturais na dianteira, na traseira e nas laterais e é dotada de recursos para impedir a intrusão dos componentes mecânicos no habitáculo. A zona de descanso dos pés na dianteira do veículo também é reforçada por chapa de aço de alta rigidez.

Outra solução para preservar a integridade física dos ocupantes é a estrutura em forma de colméia do painel de instrumentos, responsável por absorver a energia cinética em colisões e proteger os joelhos dos passageiros.

O Novo Logan conta ainda, como opcional, com bolsas de ar duplas (airbags), para motorista e passageiro, que contribuem para a proteção dos ocupantes dos bancos dianteiros em casos de impactos.

Fabricado no Brasil - O Novo Renault Logan é fabricado na unidade de veículos de passeio do Complexo Ayrton Senna, parque industrial da marca em São José dos Pinhais, Paraná. No complexo também são produzidos os modelos Sandero, Sandero Stepway, Mégane Sedan, Mégane Grand Tour, Scénic e Novo Master, além dos modelos Nissan Frontier, Livina e Grand Livina, estes últimos no âmbito da Aliança Renault-Nissan. As unidades do Novo Logan produzidas no Brasil destinam-se ao abastecimento do mercado local e para exportação rumo a países latino-americanos.

Novo Renault Logan: Preços Sugeridos

- Novo Renault Logan Authentique 1.0 16V Hi-Flex (2010/2011): R$ 28.690,00;
- Novo Renault Logan Expression 1.0 16V Hi-Flex (2010/2011): R$ 30.190,00;
- Novo Renault Logan Expression 1.6 8V Hi-Torque (2010/2011): R$ 32.690,00

Novo Logan Authentique 1.0 16V Hi-Flex (2010/2011): R$ 28.690,00
- Pintura Metálica: R$ 850,00
- Pack Plus: R$ 470,00
- Pack Plus + Direção Hidráulica: R$ 1.400,00
- Pack Plus + Ar Condicionado: R$ 3.550,00
- Pack Plus + Direção Hidráulica + Ar Condicionado: R$ 4.000,00

Novo Logan Expression 1.0 16V Hi-Flex (2010/2011): R$ 30.190,00
- Pintura Metálica: R$ 850,00
- Pack Conf 1: R$ 4.700,00
- Pack Segurança: R$ 2.000,00

Novo Logan Expression 1.6 8V Hi-Torque (2010/2011): R$ 32.690,00
- Pintura Metálica: R$ 900,00
- Pack Conf 1: R$ 5.000,00
- Pack Conf 2: R$ 1.000,00
- Pack Segurança: R$ 2.100,00
- Pack Roda: R$ 750,00

______________________________
Pacote de Opcionais

Pack Plus (Authentique): Ar quente + desembaçador traseiro + calotas integrais + antena + manopla do câmbio com acabamento alumínio + apoios de cabeça traseiro do tipo “vírgula” + logo “Renault” cromado no volante + puxador ergonômico no painel de portas dianteiro

Pack Plus + CA (Authentique): Idem Pack Plus + ar condicionado

Pack Plus + DA (Authentique): Idem Pack Plus + direção hidráulica com regulagem de altura

Pack Plus + CA + DA (Authentique): Idem Pack Plus + ar condicionado + direção hidráulica com regulagem de altura

Pack Conf 1 (Expression): Ar condicionado + direção hidráulica + volante regulável em altura + travas elétricas com controle por rádio freqüência + vidros elétricos dianteiros + sistema CAR (travamento automático a partir de 6 km/h) + faróis de neblina e computador de bordo

Pack Conf 2 (Expression): Rádio MP3 com comando satélite + vidros elétricos traseiros + retrovisores elétricos na cor da carroceria + alarme

Pack Segurança (Expression): Air bag duplo + freios ABS + volante em couro + terceiro apoio de cabeça traseiro + cinzeiro nômade

Pack Roda (Expression): Rodas de liga leve aro 15”

Logan 2011
Renault Logan 2011
Logan 2011
http://www.mecanicaonline.com.br capa capa créditos imprimir adicione aos favoritos fale conosco fale conosco