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2011 | JANEIRO | LANÇAMENTOS | CONHEÇA A REVISTA MULTIMÍDIA MECÂNICA ONLINE
 Linha verde Honda oferece motorização flex na Biz 125 2011

Fabricante amplia tecnologia bicombustível na líder da categoria Family e ainda mantém o mesmo preço da versão anterior

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Florianópolis (SC) Reportagem | Tarcisio Dias / Redação Mecânica Online®
Com assessoria de imprensa da Honda do Brasil / Ricardo Ghigonetto (Mtb. 14.150) - Linkpress Assessoria e Comunicação
Fotos: Caio Mattos / Honda - Divulgação
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              Quando observamos os fabricantes que estão na liderança no mercado brasileiro, fica fácil entender o que é preciso para ter produtos de sucesso e manter a ponta: inovação sempre. Assim tem feito a Fiat no segmento de veículos onde, ao final de 2010, conquistou pela nova vez a liderança no mercado de veículo. Com a Honda, quando o assunto são suas motocicletas, a marca tem demonstrado uma capacidade de superação e desenvolvimento que valorizam seus produtos e criam dificuldades para a concorrência.

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Biz 125 2011

Quem poderia imaginar que a Biz 125, um modelo que já conquistou o público desde sua apresentação no mercado em 2005 e acumula mais de 970 mil unidades comercializadas, poderia ganhar motorização bicombustível? Ainda mais quando seu modelo já lidera o segmento da categoria Family. Sinônimo de conveniência, agrada aos mais variados estilos e idades, e atende às necessidades do público que procura independência na locomoção e prazer ao pilotar. Funcional, é adequada para o lazer aos finais de semana, para a locomoção no dia a dia e para o trabalho.

E para manter ainda mais a atratividade, não é apenas uma alteração mecânica, mas uma renovação que pode ser considerada por completo. Chassi e carenagem receberam alterações em cerca de 95% de seus componentes. As mudanças, além de contribuírem com o conforto do piloto e do garupa, resultaram em um design ainda mais sofisticado e moderno. O motor, mais suave, ganhou balancins roletados no cabeçote.

Completando a série de inovações, a motoneta agora é flex, permitindo a utilização de gasolina, etanol ou a mistura de ambos em qualquer proporção. Assim, amplia a linha bicombustível disponibilizada pela Honda, que já contava com as motocicletas CG 150 Titan, CG 150 Fan e NXR 150 Bros.

A novidade reforça o compromisso ambiental da Honda, uma vez que o etanol (álcool), além de estar alinhado com a estratégia de matrizes energéticas do governo brasileiro, tem a vantagem de ser uma fonte de energia renovável e menos poluente quando comparado à gasolina.

Design moderno e sofisticado - A Biz 125 teve seu design totalmente reformulado. O escudo frontal de maiores dimensões amplia a proteção do piloto contra a ação do vento e de respingos. A carenagem, com maior área pintada na cor da motocicleta, aumenta a atratividade do modelo e renova sua identidade visual. O escapamento em preto confere sofisticação e harmonia, contando ainda com protetor em aço inox polido, com linhas marcantes e visual moderno.

Na dianteira, o conjunto óptico é composto por novo farol e piscas dianteiros com refletores multifocais. Na traseira, a lanterna e os novos piscas independentes asseguram excelente visualização em meio ao trânsito. Para aumentar a segurança, o farol possui acendimento automático. Já os espelhos retrovisores, com formato exclusivo, acentuam a beleza e a funcionalidade da motocicleta.

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Biz 125 2011

Prazer na pilotagem - O porte da Biz 125, aliado ao peso seco e às dimensões de 1891 mm de comprimento, 726 mm de largura e 1087 mm de altura, com distância mínima do solo de 130 mm, resulta em maneabilidade, leveza e facilidade na pilotagem.

Para ampliar o conforto, o assento em dois níveis está mais  amplo e foi reposicionado, oferecendo mais espaço para as pernas do piloto. O uso urbano é favorecido pela posição de pilotagem natural, confortável e ergonômica. Para o garupa, o conforto foi reforçado pelas novas pedaleiras, agora fixadas ao chassi.

O painel de instrumentos possui excelente visualização e apresenta hodômetro, marcador do nível de combustível e escala de utilização das marchas no velocímetro, além de luz de diagnóstico da injeção eletrônica, itens que permitem fácil monitoramento do veículo.

Visando auxiliar o consumidor em relação ao funcionamento da tecnologia Mix, o painel traz ainda a luz “ALC”, que acenderá sempre que houver mais de 80% de etanol (álcool) no tanque e piscará em condições de temperatura ambiente abaixo de 15°C.

O chassi é construído em tubos de aço que oferecem resistência aos impactos, robustez e dirigibilidade. Já as suspensões dianteira telescópica, com 100 mm de curso, e traseira, com dois amortecedores de 86 mm de curso, foram ajustadas e formam um conjunto estável e resistente mesmo para o uso em condições adversas.

O modelo utiliza sistema de freios a tambor, com 130 mm de diâmetro na dianteira e 110 mm na traseira, assegurando frenagens progressivas e seguras, com baixo custo de manutenção. As rodas, traseira de 14“ e dianteira de 17”, possibilitam maior equilíbrio desde as baixas velocidades e contribuem para estabilidade, dirigibilidade e conforto.

Biz 125 2011

Motor flex: mais amigável ao meio ambiente - O propulsor OHC (Over Head Camshaft), 4 tempos, arrefecido a ar, de 124,9 cm3, está mais suave graças aos novos balancins roletados no cabeçote. A novidade proporciona movimento mais preciso das válvulas, resultando em menos perdas por atrito e menor desgaste das partes internas móveis. Assim, aumenta-se sua eficiência e eleva-se seu grau de durabilidade, o que resulta em pouca necessidade de manutenção e maior confiabilidade. É notável a melhora com maior suavidade no comportamento da motocicleta.

O motor é alimentado por injeção eletrônica de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que reduz a emissão de gases poluentes, contribui com a eficiência do motor e a economia de combustível.  A tecnologia Mix permite a utilização de etanol, gasolina, ou a mistura de ambos em qualquer proporção. A potência máxima é de 9,1 cv a 7.500 rpm e torque de 1,01 kgf.m a 3.500 rpm com ambos os combustíveis.

Assim, o modelo é ideal para o uso diário, pois mostra força em subidas, mesmo com garupa, e bom desempenho no trânsito urbano. Além disso, atende aos rigorosos padrões estabelecidos pelo Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), apresentando níveis de emissões expressivamente mais baixos que os estipulados pela legislação, conforme tabela abaixo:

 

Limite Promot (g/km)

Biz 125 (g/km)

Gasolina

Etanol (Álcool)

Monóxido de Carbono (CO)

2,000

0,370

0,657

Hidrocarbonetos (HC)

0,800

0,104

0,188

Óxido de Nitrogênio (NOx)

0,150

0,083

0,063

O câmbio é semi-automático e rotativo, dispensando o acionamento manual da embreagem. O sistema simplifica a troca de marchas e permite ao motociclista passar da quarta para o neutro com o veículo parado. Com quatro velocidades constantemente engrenadas (N-1-2-3-4), a troca de marchas é suave, graças ao sistema de acoplamento das engrenagens. O modelo apresenta grande autonomia devido ao tanque de maior capacidade (5,5 litros).

A Biz 125 está disponível na versão KS, com partida a pedal, e ES, com partida elétrica. Conta com ignição full transitor (totalmente transitorizada), que proporciona maior rendimento na combustão. O modelo traz ainda bateria selada, de maior vida útil e isenta de manutenção.

Honda Biz 125 Flex 2011

Praticidade para o dia a dia - A Biz 125 conta com um porta objetos para o transporte de volumes variados e com o maior porta capacetes da categoria. As alças laterais auxiliam na fixação de pequenas cargas sobre parte traseira do assento.  Já a parte interna do escudo frontal apresenta um gancho de utilidades para o transporte de sacolas e bolsas.

Para ampliar a segurança do motociclista, possui Sistema Honda de Proteção, composto por shutter-key (fechadura adicional acionada com chave sextavada e codificação magnética) e comb-lock (trava do guidão associada à chave da ignição).

Mesmo com todas essas inovações, o preço da Biz 125 foi mantido: R$ 5.290,00 para a versão KS e R$ 5.890,00 para a versão ES. Os valores têm como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas com frete e seguro. O modelo está disponível nas cores rosa metálico, verde metálico, vermelho e preto. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.  A versão EX chega apenas no mês de abril e tem preço público sugerido de R$ 6.590.

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Biz 125 2011

Especificações Técnicas

Categoria

Family

Motor

OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar

Cilindrada

124,9 cm3

Potência Máxima

6,7 kW (9,1 cv) a 7.500 rpm

Torque Máximo

9,9 N.m (1,01 kgf.m) a 3.500 rpm

Combustível

Gasolina  / Etanol

Diâmetro x Curso

52,4 x 57,9 mm

Sistema de Alimentação

Injeção Eletrônica PGM-FI

Relação de Compressão

9,3 : 1

Ignição

Eletrônica full transitor

Bateria

12V – 4 Ah (KS)
12V – 5 Ah (ES)

Farol

30/30W

Sistema de Partida

Pedal (KS)
Elétrica (ES)

Tanque de Combustível

5,5 litros

Óleo do Motor

0,9 litro

Transmissão

4 velocidades

Embreagem

Multidisco em banho de óleo

Sistema de Lubrificação

Forçada, por bomba trocoidal

Suspensão Dianteira

Garfo telescópico com 100 mm de curso

Suspensão Traseira

Braço oscilante com 85 mm de curso

Freio Dianteiro / Diâmetro

A tambor/ 130 mm

Freio Traseiro / Diâmetro

A tambor/ 110 mm

Pneu Dianteiro

60/100 – 17M/C 33L

Pneu Traseiro

80/100 – 14M/C 49L

Chassi

Monobloco

Altura do Assento

753 mm

Distância Mínima do Solo

130 mm

Dimensões (C x L x A)

1891 x 726 x 1087 mm

Distância entre Eixos

1261 mm

Peso Seco

101 kg (KS)
103 kg (ES)

Cores

Rosa metálico, verde metálico, vermelho e preto

Preço Público Sugerido

R$ 5.290,00 (KS)
R$ 5.890,00 (ES)

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Freio a disco e partida elétrica em todas as versões da CG 150 Titan
Freio a disco na dianteira, atualização visual e manutenção da motorização flex na versão top da CG 150

             A Honda apresenta ao mercado brasileiro a versão top da família CG com o lançamento da CG 150 Titan. A renovação visual é facilmente perceptível com a introdução de um novo design na carenagem do farol, tornando seu desenho mais alinhado com os demais modelos oferecidos pela Honda. Uma outra boa notícia é que todas as versões passam a contar com freio a disco na dianteira e partida elétrica de série. No restante, ciclística e motorização permanecem os mesmos.

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CG 150 Titan

Quando o assunto é Mecânica Online® temos a manutenção do motor de um cilindro com volume de 149 cm³ e comando direto no cabeçote (OHC) e bicombustível, permitindo rodar tanto com álcool quanto com gasolina.

Versões e preços - Top de linha da família CG, a Titan agora estará disponível somente em duas versões: ESD e EX. As antigas Titan KS (partida a pedal) e ES, que não tinham freio a disco, foram aposentadas.

A diferença mais visível entre as duas versões do modelo 2011 – ESD e EX – é a roda de liga leve que equipa a versão EX. Além disso, a EX traz ainda tampa lateral na cor preta, enquanto a ESD tem tampa lateral na cor prata e rodas raiadas. Com o reposicionamento da Titan como a top de linha da família CG, o preço foi reajustado em cerca de 2%. A CG 150 Titan EX 2011 tem preço sugerido de R$ 7.390 (o modelo 2010 era tabelado em R$ 7.265); enquanto a versão ESD, atualmente inexistente, vai custar R$ 6.890. A Honda CG 150 Titan vai estar disponível nas cores vermelha metálica, dourada e prata.

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CG 150 Titan

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