Mecânica Online®
revista multimídia centro de treinamento online cds interativos vídeosportal mecânica online®
seu veículo tecnovidade engenharia mercado seu veículo lançamentos especiais caixa de ferramentas

2011 | FEVEREIRO | LANÇAMENTOS | CONHEÇA A REVISTA MULTIMÍDIA MECÂNICA ONLINE
 Linha verde Mudanças pontuais marcam Celta e Prisma 2012

     Modelos recebem alterações internas e externas e nova nomenclatura das versões

Mecânica Online®
Osório (RS) Reportagem | Tarcisio Dias / Redação Mecânica Online®
Com assessoria de imprensa da General Motors do Brasil
CDs Mecânica Online®

            O ano de 2011 começa com novidades da marca Chevrolet no mercado nacional com a linha 2012 do Celta e também do Prisma. As modificações foram pontuais, mas em time que está ganhando não é fácil mexer, principalmente quando temos vendas de 13.000 unidades mensais em média de Celta, e o que a  GM realmente fez foi tentar agradar ainda mais seu público cativo do modelo e buscar ampliar essa participação.

Produzido no Complexo Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul, o Celta foi o terceiro veículo mais vendido em 2010 atingido a marca de 155.180 unidades e supera mais de 1,5 milhão de unidades produzidas desde o seu lançamento em 2000.

Mecânica Online®
Celta 2012

Celta - Uma das novidades está na nomenclatura do Chevrolet Celta 2012, disponível agora em duas versões: LS e LT. A LS está disponível com carroceria de duas e quatro portas, enquanto a LT, a mais completa da linha, com quatro portas.

“Confiabilidade, robustez e economia são alguns dos atributos do Chevrolet Celta que, com estas alterações passa a ter uma imagem ainda mais fortalecida no mercado. Além disso, ele possui características que atendem perfeitamente a seu público alvo, composto por pessoas que buscam um carro compacto, com excelente custo-benefício”, observa Denise Johnson, presidente da General Motors do Brasil.

Ronaldo Znidarsis, diretor geral de Marketing e Vendas da General Motors do Brasil, salienta ainda que o Celta costuma ser o primeiro Chevrolet de jovens consumidores. “São pessoas que se sentem satisfeitas em ter um carro do porte do Celta, moderno e que combina com estilo de vida deles”, destaca o executivo.

Celta 2012

Mas, o que mudou no Celta? - Para muitos clientes é complicado ainda no começo do ano ouvir que seu modelo já ficou para trás. Essa é uma discursão que dá muito que falar, pois começa 2011 e já temos modelos 2012.

As modificações do Celta 2012 começam pelo exterior: nova grade, tendo a barra central na cor do veículo e a gravata dourada ao centro, seguindo a nova identidade visual da Chevrolet, além dos faróis com superfície interna escurecida “Dark Chrome”, reforçando e destacando ainda mais a esportividade do modelo.

Os parachoques (dianteiro e traseiro) são na cor do veículo para todas as versões e os emblemas “LS” ou “LT” que as identificam ficam no canto inferior das portas dianteiras.

Outras novidades são: design das calotas aro 13 polegadas, lanternas escurecidas e localização da gravata da Chevrolet, bem ao centro da tampa traseira, além da disponibilidade de uma nova cor: Cinza Orium, que complementa as outras opções sólidas e metálicas da linha.

A área de Pós-Vendas da Chevrolet disponibiliza cerca de 80 itens de acessórios para personalizar o modelo, entre componentes de segurança, aparência, conforto e conveniência, e sistema de som. Alguns deles são: spoiler dianteiro e traseiro, aerofólio, farol de neblina, saias laterais, adesivos de coluna, rack de teto, alarme antifurto, direção hidráulica, ar-condicionado, navegador com GPS, geladeira, cabide, películas para escurecer os vidros e diversos equipamentos de som com vários recursos de entretenimento.

Mecânica Online®
Celta 2012

Volante, painel e tecidos dos bancos são totalmente novos - A Chevrolet ainda fez modificações internas no Celta. O volante é novo, com uma empunhadura melhorada e novo design: sua parte central é em alto relevo, tendo a nova gravata ao centro. Há uma diferença na cor da parte interna do volante conforme a versão: na LS ela é cinza e na LT, prateada.

Os bancos no Chevrolet Celta 2012 têm novo desenho e seus tecidos são mais claros em algumas partes do assento, seguindo tendências modernas de grafismos, além de deixar o interior mais “clean” e com percepção de maior espaço.

Existem no modelo novos porta-objetos dispostos em locais de fácil acesso e que melhoram ainda mais a vida bordo, com destaque para os porta-copos próximos da alavanca de freio de mão. Os porta-objetos nas portas dianteiras foram aumentados e agora têm espaço para uma garrafa pequena de refrigerante ou água. O Chevrolet Celta 2012 vem ainda com espelho na sombreira e alça no teto, ambos do lado do passageiro. Muitas dessas modificações sempre foram desejadas pelos clientes do Celtinha e a GM agora resolveu atender seu público-alvo.

O painel do Chevrolet Celta também está diferente. Os instrumentos têm novos grafismos e iluminação “Ice Blue”, assim como em outros modelos da Chevrolet (Agile, Nova Montana, S10, Malibu e Camaro). Os botões de controle do ar-quente e ar-condicionado possuem novo design e contornos com anéis cromados.

“Além de todas estas características, o Chevrolet Celta traz outros benefícios que podem ser definitivos no momento da compra. Econômico e com excelente autonomia, o modelo se destaca pelo baixo custo de manutenção e reparabilidade, baixo valor de seguro e ótimo valor de revenda”, atesta Ronaldo Znidarsis.

Mecânica Online®
Celta 2012

Mecânica Online - O motor 1.0 Flexpower VHCE, que equipa o Chevrolet Celta é o mais potente da categoria dos compactos. Com esta motorização, o modelo desenvolve 78 cavalos de potência e tem 9,7 kgfm de torque, quando abastecido com o etanol. Com gasolina, ele desenvolve 77 cavalos de potência e oferece 9,5 kgfm de torque.

Outro atributo do Chevrolet Celta é seu baixo custo de manutenção, graças a um trabalho realizado no modelo já no processo de criação até a sua fabricação. “Quando a engenharia da General Motors iniciou o desenvolvimento do Celta, ela já teve a preocupação em fazer o desmembramento de peças, ou seja, pensar os componentes separadamente para que no momento da manutenção o custo de reparo seja menor para o consumidor”, explica Isela Costantini, diretora geral de Pós-Vendas da General Motors do Brasil.

Um exemplo: no caso de um carro que se envolve em uma colisão e precisa fazer o reparo na oficina, quando os componentes são desmembrados e independentes, fica muito mais fácil, rápido e econômico o reparo daquele item.

Outra vantagem proporcionada para os clientes dos modelos Chevrolet, incluindo o Celta, relativa à área de Pós-Vendas da GM é a divulgação (no site da Chevrolet e na Rede de Concessionárias) dos preços das revisões programadas e recomendadas no Manual do Proprietário, desde os 10.000 até 70.000 quilômetros rodados.

O Chevrolet Celta também se destaca em relação ao preço do seguro. Em um comparativo realizado por uma revista nacional, o modelo teve o valor mais baixo se comparado aos modelos do mesmo segmento. A revista encomendou a uma corretora com atuação em todo o País a cotação de seguro com perfis de motorista de “alto risco” (solteiro, estudante, até 25 anos) e “baixo risco” (casado, 40 anos), em sete capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Campo Grande. Nos dois casos, o Celta é sempre mais barato.

Melhorias - O Chevrolet Celta 2012 recebeu uma série de melhorias de qualidade implementadas a partir de demandas detectadas pelo mercado, seja através de pesquisas com clientes ou provenientes das informações geradas pelas concessionárias da Rede Chevrolet.

“Essas mudanças de qualidade são feitas ao longo de toda a vida do produto. Algumas delas são solicitações dos clientes e outras observadas durante avaliações constantes feitas pela Engenharia e pela a Área de Pós-Vendas da GM em todos os carros à venda no Brasil”, observa Mônica Azzali, diretora geral de Qualidade da General Motors para a América do Sul.

As melhorias da qualidade abrangem várias partes do Chevrolet Celta 2012. Entre elas a nova iluminação do hodômetro, agora em LED, em vez de lâmpadas, mais eficiente, durável e confiável.

A preocupação com a qualidade do Chevrolet Celta também é evidente no pacote para ampliar o conforto dos passageiros. Para o motor, foram colocados novos isoladores acústicos (mantas) na parte interna do compartimento do motor, aumentando ainda mais o silêncio para dentro do habitáculo.

Mecânica Online® Mecânica Online®
Celta 2012

Modelo tem o melhor valor de revenda do mercado - Além de econômico e robusto, o Celta possui o melhor valor de revenda entre todos os modelos vendidos no Brasil, segundo o índice sobre depreciação de veículos das agências Autoinforme e Molicar, especializadas em mercado automotivo.

O estudo levou em conta a variação de preço nos últimos doze meses de 488 versões de carros e comerciais leves, considerando as opções de carroceria, motorização e acabamento, incluindo também os importados pelas montadoras instaladas no Brasil.

A pesquisa revelou que, na média, o carro brasileiro perde 15,1% do preço após um ano de uso. Apenas quatro modelos perdem menos do que isso. E, neste grupo, dois são as versões Life e Spirit (ambas quatro portas) do Chevrolet Celta. O índice de depreciação dos dois modelos é de 10,3% depois de um ano de uso.

Histórico do compacto da Chevrolet - Desde o seu lançamento em 2000, o Chevrolet Celta já passou por várias alterações importantes. Isso demonstra a preocupação da General Motors em estar sempre desenvolvendo seus produtos  para atender ao mercado nacional. Veja:
2000 – Início da produção do Chevrolet Celta no Complexo Industrial de Gravataí (RS)
2002 – Introdução do motor com 70 cv de potência / Lançamento da versão de cinco portas
2003 – Introdução do motor 1.4 Energy
2004 – Lançamento da versão Celta Off-Road
2005 – Introdução do motor Flexpower (bicombustível)
2005 – Ampliação do complexo de Gravataí
2006 – Lançamento do Celta Nova Geração, com mudanças estéticas e de conteúdo
2009 – Introdução do motor 1.0 VHCE, o mais potente da categoria / lançamento da série especial Celta Energy (kit Energy)
2011 – Lançamento do Celta 2012, com alterações externas e internas, além de novas versões LS e LT

Celta e Prisma 2012 - Entrevista com Gustavo Colossi

Prisma 2012

Mecânica Online®
Prisma 2012

               Agora é a vez de falarmos do Prisma 2012, que ficou ainda mais parecido com um Vectra em tamanho menor. Líder entre os sedãs compactos com motor acima de 1.0 litro e com mais de 20% de participação no mercado, o sedã da Chevrolet que também é fabricado no moderno Complexo Industrial de Gravataí (RS) e superou, junto com o Celta, marcas históricas na indústria automobilística nacional.

“Se somarmos a produção do Prisma e do Celta, desde o lançamento deles, já tivemos mais de 1,5 milhão de unidades produzidas. Trata-se de um número expressivo e que tanto nos orgulha”, acrescenta Ronaldo Znidarsis, diretor geral de Marketing e Vendas da General Motors do Brasil.

“O Chevrolet Prisma possui uma linha extremamente versátil. Ele atende aquele consumidor que tem família, precisa de um maior porta-malas e busca economia com o motor 1.0, ou ainda quem está saindo de um veículo 1.0 e quer ampliar a potência do seu carro, mantendo muito conforto e muito espaço para as bagagens”, salienta Denise Johnson, presidente da General Motors do Brasil.

Uma novidade no design do Chevrolet Prisma 2012 está na frente, como a inclusão da grade com aro cromado, tendo a gravata da Chevrolet ao centro e uma barra pintada na cor do veículo. As maçanetas e os retrovisores também são na cor do veículo para todas as versões, acrescentando um toque de requinte ao carro.

O modelo passou por mudanças externas que o deixaram com visual mais arrojado e mais elegante, como a inclusão de um largo friso cromado que acompanha as linhas das lanternas, seguindo o padrão encontrado no Chevrolet Vectra, dá um ar ainda mais elegante ao Prisma.

Mecânica Online®
Prisma 2012

Interior tem novidades no painel, no volante e nos assentos - O interior do Chevrolet Prisma também mudou. O painel tem novos grafismos, instrumentos com novo design e ganhou iluminação “Ice Blue”, a mesma encontrada em Malibu e Camaro. Outra novidade é o espelho na sombreira e alça no teto, ambos do lado do passageiro, e os novos controles de saída de ar.

O volante do Prisma é novo, com parte do acabamento na cor prata, o centro em alto relevo e com a nova gravata em destaque, o que aumenta a percepção de valor do carro.

Os tecidos dos bancos são inéditos: para a versão LS, optou-se por grafismos com listas paralelas no assento e no encosto. Para a versão LT, a tonalidade é mais uniforme, com a costura azul harmonizando com a nova iluminação “Ice Blue” do veículo. Outra diferença no acabamento das versões é a barra cromada na parte interna das portas para a versão LT.

Também existem no interior novos porta-objetos dispostos em locais de fácil acesso e que melhoram ainda mais a vida bordo, com destaque para o porta-objetos localizados em cima do porta-luvas, além dos porta-copos próximos da alavanca de freio. Os porta-objetos nas portas dianteiras foram aumentados e agora têm espaço para uma garrafa pequena de refrigerante ou água.

Mecânica Online®
Prisma 2012

Mecânica Online - O Chevrolet Prisma é disponível em duas opções eficientes de motorização. A versão de entrada, o Chevrolet Prisma LS, vem com motor 1.0 Flexpower VHCE, que desenvolve 78 cavalos de potência e tem 9,7 kgfm de torque, quando abastecido com etanol. Com gasolina, ele desenvolve 77 cavalos de potência e oferece 9,5 kgfm de torque.

Já o Chevrolet Prisma LT vem equipado com o também eficiente motor 1.4 Econo.Flex, um dos mais modernos em sua categoria. Ele conta com potência de 97 cv a 6.200 rpm quando abastecido com etanol e 95 cv a 6.000 rpm na utilização de gasolina. Seu torque é de 13,7 kgfm a 2.800 rpm, utilizando-se etanol, e de 13,2 kgfm a 2.800 rpm, com gasolina. Durante nossa avaliação em área plana foi fácil perceber o bom rendimento do motor 1.4.

O Econo.Flex  é um motor 1.4 de alto desempenho, o aspirado mais potente do mercado. Este motor possui coletor de admissão em material plástico, que propicia uma redução de 35% no peso do conjunto em relação ao similar em alumínio, além do coletor de escapamento em aço inoxidável com o catalisador acoplado na saída.

A mesma política de manutenção do Celta também é aplicada ao Prisma, ou seja, um menor custo durante a manutenção e reparabilidade do modelo.

Qualidade também no Prisma - Assim como no Celta, o Prisma também foi trabalhado no aspecto da qualidade pela GM brasileira. Entre elas está a nova iluminação do hodômetro, agora em LED, em vez de lâmpadas, mais eficiente, durável e confiável.

A preocupação com a qualidade do Chevrolet Celta também é evidente no pacote para ampliar o conforto dos passageiros. Para o motor, foram colocados novos isoladores acústicos (mantas) na parte interna do compartimento do motor, aumentando ainda mais o silêncio no habitáculo.

Mecânica Online® Mecânica Online®
Prisma 2012

Histórico do sedã da Chevrolet - Desde o seu lançamento em 2006, o Chevrolet Prisma já passou por várias alterações importantes. Veja:
2006 – Lançamento do Chevrolet Prisma durante o Salão do Automóvel de ao Paulo, somente com motorização 1.4 Econo.Flex
2008 – Introdução de barra cromada na traseira e de rodas e calotas aro 14 polegadas
2009 – Disponibilidade do motor 1.0 VHCE também para o Prisma
2011 -  Lançamento do Prisma 2012, com alterações externas e internas, além de novas versões LS e LT.

Preços - Seguem os preços básicos da gama:
Celta LS (duas portas) - R$ 26.115
Celta LS (quatro portas) - R$ 27.833
Celta LT (quatro portas) - R$ 29.364 
Prisma LS 1.0 - R$ 31.344
Prisma LT 1.4 - R$ 32.150

O Celta sempre usa o motor bicombustível 1.0 VHCE de 78 cavalos (com etanol), assim como o Prisma LS. Já a versão LT do sedã traz o propulsor bicombustível Econo.flex 1.4, capaz de entregar 97 cv (etanol). Contando as configurações básicas, que têm os preços listados acima, Celta e Prisma 2012 possuem ao todo 20 pacotes de conteúdo, podendo chegar aos preços de R$ 32.784 (Celta LT) e R$ 36.958 (Prisma LT 1.4).

Prisma 2012

Viagem a convite da General Motors do Brasil


Treinamentos Mecânica Online®

Plantão de notícias - Seu Veículo

  Ford Fusion inspira exposição de arte nos Estados Unidos

  Ano Novo, Carro Novo? Saiba dicas na hora de escolher o automóvel

  Na Europa, Ford B-Max é finalista no Prêmio de Carro do Ano 2013

  Ford conquista prêmio de inovação no relacionamento com o cliente

  Marca de lubrificantes Mobil lança promoção valendo Toyota

  Recall: motocicletas Triumph

Veja mais...
Veja todas as notícias publicadas nessa seção

Mecânica Online® capa principal Expediente Mecânica Online® imprimir página Favorito Mecânica Online® Fale com a Mecânica Online®